HÁ 30 ANOS, SÃO JOÃO PAULO II PUBLICAVA O NOVO CATECISMO DA IGREJA

O primeiro Catecismo publicado pela Santa Sé (1566) foi fruto do Concílio de Trento. À época a Igreja vivia tempos difíceis por conta das investidas de Lutero e outros protestantes, que disseminavam erros em profusão, causando grande balburdia nos meios cristãos. Para dissipar as trevas e orientar o rebanho sobre a verdadeira doutrina, o Papa São Pio V promulgou o Catecismo Romano.

O atual catecismo foi publicado pelo Papa São João Paulo II em 1992. O último publicado pela Santa Sé foi em 1905, a mando do Papa São Pio X. Portanto, em outubro o novo catecismo da Igreja irá completar 30 anos de existência. Durante décadas, muitos catecismos – de excelente qualidade – foram elaborados por dioceses, sacerdotes e congregações religiosas em formato de perguntas e respostas, a exemplo do Segundo Catecismo da Doutrina Cristã, facilitando, assim, o entendimento de crianças, jovens e adultos.

Foi pensando nessa forma didática que o então Cardeal Joseph Ratzinger, em 2005, promulgou o Compêndio do Catecismo da Igreja. Através dele é possível ter acesso ao conteúdo fiel da doutrina cristã, porém de forma resumida.

“O Compêndio, que agora apresento à Igreja universal, é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir, como desejara o meu Predecessor, uma espécie de vademecum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

Ele espelha fielmente na estrutura, nos conteúdos e na linguagem o Catecismo da Igreja Católica, que encontrará nesta síntese uma ajuda e um estímulo para ser mais conhecido e aprofundado. […]

Mas este Compêndio, pela sua brevidade, clareza e integridade, dirige-se a todas as pessoas, que, num mundo caracterizado pela dispersão e pelas múltiplas mensagens, desejam conhecer o Caminho da Vida, a Verdade, confiada por Deus à Igreja do Seu Filho.” (Cardeal Joseph Ratzinger, 20 de março de 2005).

Através do link abaixo pode-se acessar o compêndio em 14 línguas, incluindo o português:

https://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html#

Marcos A. Fiorito

Teólogo e historiador

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação da fonte e autor.)

Está acompanhando os nossos artigos? Escreva-nos e sugira algum tema católico de seu interesse. Deixe o seu comentário logo abaixo!

Voltar para o blog

Artigos relacionados: