Curso Caminho de Oração Destaque,Cursos
Apresentação do CursoBem-vindo ao curso "Um Caminho de Oração" do Padre Pedro Faustino (Instagram). Este itinerário foi pensado para todos aqueles que desejam não apenas rezar, mas aprimorar sua vida de oração para aprofundar seu relacionamento com Deus e colher frutos de santidade em seu dia a dia. Partimos do princípio de que a oração, mais do que uma prática devocional, é uma necessidade vital para a alma, um caso de "vida ou morte" espiritual. Como ensina Santo Afonso: "quem reza se salva, quem não reza se condena". Este curso não se propõe a ensinar fórmulas mágicas, mas a apresentar um caminho progressivo e seguro, trilhado pelos santos ao longo de séculos, para transformar a oração em um verdadeiro e íntimo trato de amizade com Deus.
Recomendação: Faça uma aula por semana para que seja possível aplicar a parte prática proposta ao final de cada aula.
O Que Será Abordado?Ao longo de nossas aulas, exploraremos de forma didática e aprofundada os seguintes pontos fundamentais da vida espiritual:
Objetivos do CursoAo final deste itinerário, espera-se que o aluno seja capaz de:
O Que se espera do Aluno?Para que os objetivos do curso sejam alcançados, não basta assistir as aulas. A transformação espiritual exige uma resposta pessoal e generosa. Espera-se do aluno:
Este curso é um convite. Se aceito com um coração decidido, ele pode ser o início de uma caminhada extraordinária rumo ao cume da santidade, onde Deus nos espera para nos chamar, finalmente, de Seus amigos. Agradecemos de modo especial ao Padre Pedro Faustino, que generosamente autorizou a disponibilização gratuita deste curso em nosso aplicativo. Reze uma Ave-Maria pela vida e vocação do Padre Pedro. Equipe Pocket Terço |
A necessidade da oraçãoIntrodução: a urgência da vida de oraçãoÉ fundamental aprofundar a concepção sobre a vida de oração para que ela produza mais frutos. O ponto de partida é compreender a necessidade de rezar. Embora saibamos de alguma forma que a oração é necessária, muitas vezes não a tratamos como uma questão de vida ou morte. No entanto, quando se trata da salvação eterna e do processo de santificação, a vida de oração é exatamente isso. Santo Afonso de Ligório ensina de forma categórica: "Quem reza se salva, quem não reza se condena". Não há possibilidade de salvação sem uma vida de oração intensa. Um exemplo marcante dessa verdade encontra-se nas aparições de Nossa Senhora em Fátima. Ao ser questionada por Lúcia se ela e Jacinta iriam para o céu, a Virgem respondeu afirmativamente. Contudo, sobre Francisco, um menino de apenas nove anos, ela afirmou que ele também iria, mas que "terá que rezar muitos terços". Se para uma criança a oração intensa foi apresentada como uma condição, fica evidente a seriedade deste chamado. A oração possui um poder imenso, capaz até de deter guerras, como revelado em outras aparições marianas. A cultura contemporânea, no entanto, não reserva espaço para a oração, pois oferece inúmeras técnicas e meios que promovem a autossuficiência. Isso gera a ilusão de que somos capazes de conquistar tudo por nossos próprios esforços, o que é um equívoco fundamental na vida espiritual. A oração como condição para a salvaçãoA entrada no céu não é um evento garantido; ela exige esforço e luta. Conforme ensina o Evangelho de São Mateus: "O Reino dos céus é arrebatado à força, e são os violentos que o conquistam" (Mt 11,12). Esta "violência" necessária é, em grande parte, a violência da oração. Rezar exige disciplina e esforço, pois ninguém reza de forma espontânea e desocupada. Pelo contrário, as pessoas com uma vida de oração profunda são geralmente muito ocupadas e precisam lutar para encontrar tempo para Deus. Esta é a realidade de todos os santos. Nosso Senhor reitera essa dificuldade ao afirmar: "Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida, e raros são os que o encontram" (Mt 7,14). A porta do céu é estreita, e para atravessá-la é preciso força, a força que nasce da oração. Sem essa violência espiritual, a salvação se torna inalcançável. A oração, portanto, é primeiramente para a nossa própria salvação. Antes de interceder pelos outros, temos a obrigação de salvar a nossa própria alma. Uma vez que este caminho está sendo trilhado, surge a obrigação de interceder pela salvação dos irmãos. A oração como amizade com DeusA vida de oração é uma amizade com Deus, um relacionamento pessoal e íntimo que se inicia nesta vida e se consuma na eternidade. No céu, a oração continuará, pois rezar é relacionar-se com Deus. A diferença é que, na terra, nos relacionamos com Ele através do véu da fé, sem vê-Lo. No céu, O veremos face a face, e nisso consistirá a nossa plena felicidade. Como diz o Livro de Jó, após suas provações: "Antes, Senhor, eu te conhecia por ouvir dizer; agora, os meus olhos te veem" (Jó 42,5). Essa amizade com Deus é dinâmica e progressiva. Assim como em uma amizade humana, quanto mais nos relacionamos, mais conhecemos e amamos, estreitando os laços. São Paulo exorta: "Seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente" (Fl 3,16). À medida que essa amizade se desenvolve, cresce nosso conhecimento e amor por Deus, e consequentemente, nos santificamos. A Santidade: vocação universal e necessáriaOs santos são aqueles que conheceram e amaram a Deus profundamente. Portanto, a santidade está intrinsecamente ligada à oração. É impossível ser santo sem rezar, e é impossível entrar no céu sem ser santo. O céu é exclusivamente habitado por santos, sejam os que se santificaram nesta vida ou os que foram purificados no purgatório. Pecadores não entram no céu; os que morrem em pecado se condenam. Ao nos confessarmos, somos restabelecidos na amizade com Deus e na vida divina, tornando-nos santos. A diferença entre um recém-confessado e uma santa como Santa Teresinha é a intensidade do amor a Deus, ou seja, o grau de amizade. Ela O conheceu e amou mais profundamente, mas os meios que ela teve para isso também estão à nossa disposição. A santidade não é um "acessório" ou um exagero, mas uma necessidade e o maior desejo do coração de Deus para nós. Ele nos chama à santidade de "altar", a uma amizade íntima com Ele. A Carta aos Hebreus é clara: "Procurai a paz com todos e, ao mesmo tempo, a santidade, sem a qual ninguém pode ver a Deus" (Hb 12,14). O próprio Cristo ordenou no Sermão da Montanha: "Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). Se Ele nos deu esta ordem, é porque também nos oferece os meios para cumpri-la. Só não seremos santos se não quisermos. Muitos santos que foram direto para o céu não foram canonizados, mas alcançaram o objetivo. Não devemos nos contentar com o purgatório, mas aspirar à excelência do céu, que Deus nos oferece. Obedecer à ordem de Cristo de buscar a perfeição não é vaidade, mas sensatez e obediência. A vontade de Deus a nosso respeito é clara: "Esta é a vontade de Deus a vosso respeito: a vossa santificação" (1Ts 4,3). Os três impedimentos para a santificaçãoA santificação é um caminho que precisa ser trilhado, não algo que acontece por acaso ou sem esforço. Segundo a Serva de Deus Madre Madalena de Jesus Sacramentado, existem basicamente três razões pelas quais uma alma não se santifica:
Este itinerário de santificação só pode ser percorrido por meio de uma vida séria de oração. A necessidade da Graça Divina para a salvaçãoA heresia do pelagianismo, que afirmava ser possível alcançar a salvação apenas pelo esforço humano, sem a graça de Deus, foi condenada pela Igreja. A tentativa de chegar ao céu por meios puramente humanos é como a Torre de Babel: impossível. Sem o auxílio da graça, ninguém se salva. Por isso, a oração é indispensável. Nosso Senhor ensinou abundantemente sobre a necessidade de pedir a graça para nos salvarmos:
A parábola da videira e dos ramos ilustra perfeitamente nossa dependência de Deus: "Eu sou a videira, e vós sois os ramos. [...] Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15,5). Este "nada" refere-se a qualquer ato com mérito para a vida eterna. Uma boa ação, como a filantropia, só tem valor sobrenatural se for feita em estado de graça, ou seja, no exercício da virtude teologal da caridade, que habita apenas em quem está sem pecado mortal. Ações realizadas em pecado mortal, embora possam ser boas em si, não têm mérito para o céu. Por isso, estar em estado de graça é uma obrigação fundamental para quem deseja progredir na vida espiritual. O amor a Deus deve preceder e informar o amor ao próximo. O Magistério da Igreja, no Concílio de Trento, reafirmou essa doutrina: "Se alguém disser que, sem a prévia inspiração do Espírito Santo e sem o seu socorro, o homem pode crer, esperar, amar ou fazer penitência como deve, a fim de obter a graça da salvação, seja excomungado". Outra heresia, o jansenismo, afirmava ser impossível guardar os mandamentos. Isso também foi condenado, pois Deus não nos pede o impossível. Embora o pecado original tenha dificultado a observância dos mandamentos, a graça divina nos capacita a cumpri-los. Sem a graça, que se obtém pela oração, é de fato impossível. As consequências do pecado originalO pecado original deixou duas consequências principais em nossa natureza:
A graça de Deus vem em socorro da nossa natureza ferida, capacitando-nos a fazer o que, por nosso próprio esforço, não conseguiríamos. Por isso, o salmista clama: "Clamo a vós, salvai-me, para que eu guarde as vossas prescrições" (Sl 118,146). A oração como fonte de forçaA fragilidade humana foi permitida por Deus para que nossa força estivesse Nele. "O nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra". Grandes figuras bíblicas como Adão, Eva, Davi, Salomão, Pedro e Judas caíram porque não rezaram, porque não reconheceram a própria fraqueza e não suplicaram a força de Deus. Se eles, que eram grandes homens, pecaram, o que será de nós sem a oração? Santo Agostinho explica que, pela graça obtida na oração, o homem pode fazer o que já não podia por causa da fraqueza do pecado. Com a graça de Deus, podemos tudo. "O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem eu temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?" (Sl 26,1). Orientações práticas para a vida de oraçãoPara iniciar uma vida de oração séria, são propostas algumas tarefas práticas. 1. Confissão frequente 2. Plano de vida diário (Rotina)
3. Oração da manhã
4. Súplica pelo dom da Fé |
Oração vocalIntrodução: Deus deseja a nossa amizadeA vida de oração é um aprofundamento contínuo, e o ponto de partida é a convicção de sua necessidade crucial: quem reza se salva, quem não reza se condena. A afirmação de Nosso Senhor, "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15,15), revela a nossa completa dependência de Deus. Um exemplo claro dessa realidade é a resposta de São Francisco Marto em Fátima. Quando Nossa Senhora lhe disse que, para ir ao céu, ele precisaria "rezar muitos terços", o menino de nove anos respondeu com prontidão: "Ó minha Nossa Senhora, terços, rezo todos quantos Vós quiserdes". Essa não foi uma promessa vazia. A irmã Lúcia relata em suas memórias que Francisco de fato se dedicava intensamente à oração, muitas vezes se isolando na igreja, escondido perto do sacrário, para cumprir seu propósito. Se a uma criança foi pedida tamanha dedicação, devemos refletir sobre o que é pedido a nós e qual seria a nossa resposta. A oração é, em essência, um "trato de amizade" com Deus. Ele mesmo nos convida a essa relação íntima. Jesus afirma: "Já não vos chamo servos [...], mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai" (Jo 15,15). Cristo se encarnou para partilhar as confidências do Pai, revelando a vida íntima da Trindade para nos tornar Seus amigos. Esse desejo de amizade não é uma novidade do Novo Testamento. Já no profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo, Deus se referia a Abraão como "meu amigo" (Is 41,8). Quem nos convida a essa amizade é o Criador de tudo, o Onipotente e Onisciente. É um contrassenso resistir a um convite tão sublime. Rejeitar a amizade com Deus é agir como "povo louco e insensato" (Dt 32,6), desprezando o Criador em favor das criaturas. É uma atitude irracional, comparada pelo salmista à do "cavalo ou ao jumento, animais sem razão" (Sl 31,9). A inteligência e a vontade a serviço de DeusDentre todas as criaturas materiais, somente o ser humano foi dotado de inteligência e vontade livre. Essas faculdades nos foram dadas com um propósito específico: conhecer e amar a Deus, ou seja, ser Seu amigo. Utilizar nossa inteligência e vontade para fins fúteis e banais, negligenciando Aquele que é a razão da nossa existência, é uma verdadeira loucura. A santidade é, portanto, sinônimo de sanidade. Os santos são os sãos, os curados, pois estão unidos à fonte de sua existência. Afastar-se de Deus é entrar em um estado de desfiguração, de doença espiritual. A violência necessária para rezar na sociedade atualVivemos em uma sociedade neopagã, que um dia teve fé, mas a perdeu. Suas estruturas — financeira, educacional, política, profissional — são construídas sobre princípios contrários à religião, tornando a vida de oração um ato de grande violência contra o ambiente. O mundo está estruturado de tal forma que parece funcionar sem Deus, alcançando seus objetivos de prazer, fama e dinheiro. Inserir Deus nesse sistema significa desmontá-lo e reconstruí-lo sobre novos fundamentos. Ter uma vida de oração implica, portanto, a coragem de refazer as estruturas de nossa própria vida, pois "o mundo jaz no maligno" (1Jo 5,19), mas deveria pertencer a Deus. A força para essa luta diária vem da própria oração, que infunde na alma o influxo vital necessário para lutar por aquilo que não passa: o céu. Os graus de oração: a oração vocalA vida de oração progride por meio de graus, que representam etapas de uma intimidade crescente com Deus, semelhante ao desenvolvimento de um relacionamento humano: de conhecido a amigo, de amigo a melhor amigo, até a união máxima do matrimônio. Existem nove graus de oração. O primeiro e mais fundamental é a oração vocal, e o último é o matrimônio espiritual, a união mais íntima que uma alma pode ter com Deus nesta vida. Definição e efeitos da oraçãoTecnicamente, a oração é "uma elevação do espírito e do coração para Deus, para O adorar, para O louvar, para Lhe agradecer os Seus benefícios e Lhe pedir graça e misericórdia". É um pedido que, se feito corretamente, sempre funciona, pois Deus anseia por nos atender. O efeito principal da oração na alma é o crescimento no amor a Deus. Esse amor nos leva a conformar nossa vontade com a d'Ele, a crescer em humildade e, consequentemente, a uma união cada vez mais íntima com Ele. Essa união nos configura a Cristo, de modo que passamos a ter os mesmos sentimentos e virtudes que Ele, tornando-nos verdadeiramente cristãos, outros Cristos no mundo. A essência da oração vocalA oração vocal, primeiro grau de oração, caracteriza-se pelo uso de palavras, ditas de forma audível ou mental, dirigidas a Deus. Pode ser formal (utilizando fórmulas como o Pai-Nosso e a Ave-Maria) ou espontânea. Contudo, essas palavras não podem ser vazias. Elas precisam vir do íntimo do coração e carregar a nossa atenção. Santa Teresa de Ávila adverte: "Não chamo oração a mexer os lábios sem pensar no que dizemos". Rezar de forma mecânica, sem atenção a quem somos, ao que pedimos e a Quem nos dirigimos, não é oração. É uma falta de respeito tratar a Majestade de Deus com a displicência com que se fala com um estranho. Assim como nos preparamos para uma audiência com uma autoridade terrena, pensando cuidadosamente em cada palavra, com muito mais razão devemos fazê-lo ao nos dirigirmos a Deus. Os quatro modos da presença de DeusSe a oração é um diálogo, é preciso saber onde está Deus para falar com Ele. Existem quatro modos da Sua presença:
A Santíssima Trindade faz morada em nossa alma. A Bíblia confirma essa verdade: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14,23). "Quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele" (1Jo 4,16). "Somos o templo do Deus vivo" (2Cor 6,16). Portanto, quando rezamos, não falamos sozinhos nem com um Deus distante no céu. Falamos com Alguém que habita no íntimo da nossa alma. A oração é um esforço de entrar dentro de nós mesmos para encontrar Deus. Orientações práticas para a oração vocalO exercício prático para esta etapa consiste em exercitar a oração vocal, especialmente por meio do Santo Terço. 1. Pré-requisitos:
2. Como rezar o terço:
Oração espontânea: Se durante a oração (seja no terço ou nos salmos) um versículo ou uma palavra tocar seu coração e inspirar um diálogo espontâneo com Deus, permita-se fazê-lo. A oração vocal também inclui essas manifestações pessoais e íntimas. |
Oração vocal IIA oração vocal na vida espiritualO caminho da oração visa um crescimento contínuo na intimidade com Deus. A Igreja, ao longo de dois milênios, mapeou as etapas desse aprofundamento, manifestadas nos graus de oração. O primeiro grau, a oração vocal, é a porta de entrada e a base para toda a vida espiritual. A oração vocal é própria dos iniciantes, categoria que abrange todos que lutam para perseverar no estado de graça, combater os pecados veniais e as imperfeições, e desapegar-se do egoísmo para viver uma vida de doação a Deus e ao próximo. Embora seja o primeiro passo, a oração vocal não é algo a ser desprezado ou abandonado. Pelo contrário, ela acompanha a alma em todos os níveis de santidade. Santos perfeitos, como São Padre Pio, que rezava dezenas de terços diariamente, demonstram a importância perene desta prática. A oração vocal é para começar, mas para nunca mais terminar. A oração agradável a DeusA oração vocal é muito agradável a Deus. O livro do Apocalipse descreve as orações dos santos subindo aos céus "como a fumaça dos perfumes" (Ap 8,3-4), um aroma agradável a Deus. Santo Hilário afirma que os anjos presidem as orações dos fiéis e as oferecem diariamente a Deus, atuando como nossos companheiros e intercessores nesta caminhada. Saber que nossa oração alegra a Deus é um grande incentivo para rezar sempre e com fervor. Deus não apenas se agrada, mas também atende às nossas preces. A Sagrada Escritura está repleta de promessas nesse sentido:
A oração é um meio eficaz de obter o socorro divino. Devemos pedir, sobretudo, as graças necessárias para o nosso progresso espiritual e salvação, pois o maior interessado em nos salvar é o próprio Deus, que por nós se encarnou, padeceu e morreu. A oração como luta e vitóriaDeus deseja nos salvar, mas quer nos salvar "como vencedores", como afirma Santo Afonso de Ligório. A vida de oração é uma luta, uma guerra contra o demônio e o mundo. O Reino dos Céus é para os violentos (cf. Mt 11,12), aqueles que fazem violência contra si mesmos, contra a preguiça, a desorganização e as tendências egoístas, para colocar Deus em primeiro lugar. Esta vida terrena só tem sentido porque, por meio dela, podemos conquistar a vida eterna. As coisas deste mundo, mesmo as boas, são passageiras e podem se tornar enfadonhas. O céu, por outro lado, é um prêmio eterno que Deus concede aos seus melhores lutadores. Nesta luta, Deus não nos exige a vitória, pois a vitória já foi conquistada por Cristo na Cruz. Ele nos pede apenas para lutar. O problema não é cair no pecado, pois para Deus o pecado não é um problema insolúvel. O problema é querer permanecer no pecado, a falta de generosidade para permitir que a graça de Deus nos transforme. Deus nunca fará violência à nossa liberdade. Lutar significa rezar sempre, na certeza de que "tudo posso naquele que me conforta" (Fl 4,13). A vitória não virá de nós, mas de Cristo que nos fortalece. Portanto, não se deve desanimar com as quedas, mas recomeçar sempre. A oração é mais forte que todos os demônios. Uma alma unida a Deus pela oração é temida pelo inimigo como o próprio Deus. O demônio busca incessantemente nos roubar o tesouro da graça santificante, a vida de Deus em nós. Ele usa de todas as artimanhas para nos levar a perder a graça. Por isso, mesmo que a decisão de rezar traga consigo provações e tormentos, a resposta não é parar de rezar, mas rezar ainda mais, pois é na oração que encontramos alívio e descanso. "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei" (Mt 11,28). Nossos pecados e misérias não são um obstáculo para Deus. Ele promete: "Se vossos pecados forem escarlates, se tornarão brancos como a neve" (Is 1,18). Jesus pede a Santa Faustina que lhe entregue seus pecados, pois somente Ele pode transformá-los. A oração é esta realidade misteriosa onde podemos colocar tudo, especialmente nossa miséria, nas mãos do Senhor para que Ele transforme todas as coisas. A onipresença amorosa de DeusDeus atende prontamente às nossas orações porque está sempre perto de nós. "Estarão ainda falando, e já serão atendidos" (Is 65,24). A própria decisão de rezar já é uma ação da graça de Deus em nós. Ele tem pressa em nos socorrer. "Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?" (Dt 4,7). Deus caminha conosco. Seu olhar sobre nós não é o de um vigilante, mas o de um pai apaixonado que contempla o filho no berço. Não há como se esconder de Sua presença amorosa (cf. Sl 138, 7-10). É preciso exorcizar da mente a imagem de um Deus carrasco e acolher a verdade de um Deus que é Pai e Amigo. A graça santificante: filhos e amigos de DeusDeus está presente em todas as coisas pelo seu ato criador, sustentando-as na existência (presença de imensidade). Mas no ser humano batizado, Ele habita de uma maneira nova e sublime. Pelo Batismo, Deus infunde em nossa alma a graça santificante, que é uma participação na natureza divina. Assim como a alma dá vida ao corpo, a graça santificante dá à alma a vida divina, capacitando-a a realizar atos divinos. Um mártir como São Lourenço, que suportou o fogo da grelha com fortaleza sobrenatural, só pôde fazê-lo pela ação da graça. A graça santificante nos torna capazes de amar como Deus ama, de ter a sabedoria de Deus, o poder de Deus. Essa graça, como uma criança, precisa ser alimentada e cuidada para crescer e se tornar adulta. Ao sermos batizados, "renascemos da água e do Espírito" (Jo 3,5) e nos tornamos verdadeiramente filhos de Deus. "A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!" (Gl 4,6). Além da graça que nos faz filhos, recebemos também a virtude da caridade, que nos torna amigos de Deus, capazes de amá-Lo como Ele deseja ser amado. Portanto, Deus habita em nossa alma como Pai e como Amigo. Ao descobrir essa verdade, Santo Agostinho exclamou: "Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! [...] Eis que estavas dentro, e eu fora, e aí te procurava. [...] Estavas comigo, e eu não contigo". A oração nos leva a romper a surdez e a cegueira espiritual, a entrar dentro de nós mesmos e a encontrar essa Beleza que nos chama, nos ilumina e nos inflama de amor. Orientações práticas para a oraçãoAs práticas semanais são cumulativas e visam aprofundar a experiência de oração. 1. Continuidade e recomeço:
2. O recolhimento noturno:
3. Pedir graças no terço:
|
A oração que o Senhor nos ensinouA súplica na oração vocalA finalidade da oração vocal é a súplica: pedir a Deus as graças de que necessitamos. No entanto, é natural sentir, por vezes, uma incapacidade de saber o que pedir, repetindo sempre as mesmas preces por falta de repertório. Sabendo dessa nossa fraqueza, o próprio Deus vem em nosso auxílio. O apóstolo Paulo ensina: "O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza, porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis" (Rm 8,26). O Espírito Santo sabe do que realmente precisamos e, se formos dóceis às Suas inspirações, pediremos sempre o que é mais conveniente para a nossa salvação e santificação. Além do auxílio do Espírito, o próprio Cristo nos ensinou a rezar, oferecendo-nos a oração do Pai-Nosso. Nela, estão contidas sete súplicas que abarcam tudo o que nos é mais necessário. Meditar sobre esta oração nos permite rezá-la com maior consciência e fruto, especialmente durante a oração do Santo Terço, que une a oração do Senhor com a saudação angélica. A amizade com Deus e a união de vontadesA vida espiritual é um crescimento na amizade com Deus. Uma amizade verdadeira se fundamenta na união de vontades. Como ensina São Tomás de Aquino, "onde está a verdadeira amizade, aí está o mesmo querer e o mesmo não querer". Os amigos amam e rejeitam as mesmas coisas. Para sermos amigos de Deus, precisamos configurar nossa vontade à d'Ele, amando o que Ele ama e rejeitando o que Ele rejeita. A amizade humana se baseia no amor de benevolência, que consiste em querer o máximo bem para o outro. Contudo, para uma amizade com Deus, que é divino, é necessário um amor divino. Esse amor é a caridade, uma das virtudes teologais infundidas em nossa alma no Batismo. A caridade é o amor divino com o qual Deus deseja ser amado. Assim como um pai que dá ao filho o dinheiro para comprar-lhe um presente, Deus nos dá o amor digno d'Ele, pois por nós mesmos somos incapazes de produzi-lo. É a caridade que gera em nós o "mesmo querer e o mesmo não querer" de Deus, e à medida que ela cresce, aprofunda-se a nossa amizade com Ele. Toda a dinâmica da vida espiritual depende do desenvolvimento da caridade. Sem ela, como afirma São Paulo em 1 Coríntios 13, nada somos e nada nos aproveita. O pecado como inimizade com DeusA caridade se perde pelo pecado mortal. Ao pecar gravemente, introduzimos em nós um querer contrário ao de Deus, destruindo a caridade e transformando a alma em inimiga de Deus. No profundo de uma alma em pecado mortal, habita um ódio a Deus, ainda que na superfície dos sentimentos possa haver uma religiosidade aparente. Essa realidade profunda só se torna plenamente visível após a morte, quando a alma se separa do corpo. No juízo particular, a alma verá com clareza a justiça de sua própria condenação, reconhecendo as inúmeras graças que rejeitou em vida. No entanto, a misericórdia de Deus é infinita, e até o último instante de vida há esperança de conversão. Um dos pecados contra o Espírito Santo é justamente o desespero da própria salvação. Enquanto há vida, há esperança. O sacrifício da vontadePara conformar nossa vontade à de Deus e, assim, permanecer e crescer na caridade, é necessário o sacrifício. Sacrifício não é apenas a privação de algo, mas a oferta a Deus de um bem lícito para demonstrar que Ele é maior e mais amado que aquele bem. O exemplo máximo é o sacrifício de Isaac, onde Abraão provou que Deus era mais importante para ele do que seu próprio filho. O maior sacrifício que podemos oferecer a Deus é o da nossa própria vontade. Podemos dar a Ele nosso tempo, nossos bens, nossos talentos, mas enquanto não Lhe entregarmos nossa vontade, não Lhe demos tudo. Deus não quer partes de nós; Ele quer tudo. E o nosso tudo reside na nossa vontade. O santo é aquele que, em tudo, busca fazer a vontade de Deus. Render a própria vontade a Deus não é um fardo, mas uma libertação. O que nos esmaga é a tentativa de dividir o coração entre Deus e o mundo. Entregar-se totalmente a Ele é encontrar o jugo suave e o peso leve de que fala o Senhor (cf. Mt 11,30). Santa Teresinha ensina que "o amor se alimenta de sacrifícios" e que há uma imensa felicidade em fazer a vontade de Deus. As sete súplicas do Pai-NossoA oração do Pai-Nosso nos revela a vontade de Deus e nos ensina a conformar a nossa a ela.
Orientações práticas1. Perceber e aceitar as contrariedades:
|
Um Deus que se revelaDa oração vocal à meditaçãoApós explorarmos a oração vocal, especialmente através do Pai-Nosso, é tempo de avançar para águas mais profundas na vida de oração. Os graus de oração são degraus que nos elevam a uma intimidade cada vez maior com Deus. A vida espiritual pode ser compreendida como uma amizade com Deus, um laço que se estreita à medida que progredimos nesse caminho. O próprio Cristo estabelece a base dessa amizade: "Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando" (Jo 15,14). A condição para sermos amigos de Deus é fazer a Sua vontade. Diferente de outras relações onde a obediência pode ser motivada pelo medo ou pela conveniência, na amizade com Deus, a motivação é o amor. Fazer a vontade de Deus é unir a nossa vontade à d'Ele, por amor. A amizade Divina: conhecimento e amorJesus revela a natureza dessa amizade: "Já não vos chamo servos [...], mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de Meu Pai" (Jo 15,15). A transição de servo para amigo acontece através do conhecimento íntimo. A amizade com Deus se caracteriza por uma troca de confidências, na qual Ele nos revela os mistérios do Seu coração. Portanto, a vida espiritual se pauta por dois pilares: um conhecimento íntimo de Deus e um amor profundo que nos leva à união de vontades. Nossa vida de oração deve ser um progresso contínuo nesses dois aspectos. Se não estamos conhecendo a Deus cada vez mais, algo está errado. Ninguém ama aquilo que não conhece, como ensina Santo Agostinho. O crescimento no amor a Deus depende diretamente do crescimento no conhecimento d'Ele. A inteligência humana e a revelação DivinaDeus nos criou com inteligência e vontade livre com um propósito claro: para que pudéssemos conhecê-Lo e amá-Lo. Diferente dos animais, somos os únicos seres na criação material capazes de nos relacionarmos com o Criador. A inteligência nos foi dada, primordialmente, para conhecer a Deus. No entanto, nossa inteligência humana é limitada à nossa natureza. Podemos conhecer as coisas naturais (as leis da física, a biologia, etc.), mas não podemos, por nós mesmos, alcançar as realidades sobrenaturais, ou seja, as verdades divinas. Mistérios como a Santíssima Trindade, a presença real de Cristo na Eucaristia ou a natureza do céu estão para além da nossa capacidade natural de compreensão. Essas verdades precisam ser reveladas. O Magistério da Igreja afirma que "são propostos para crermos mistérios escondidos em Deus, que não podemos conhecer sem a Divina Revelação". Como a vontade de Deus "é que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4), Ele mesmo se inclina até nós para se revelar. A Encarnação: plenitude da revelaçãoApós o pecado original, Deus não nos abandonou. Ele iniciou um longo e progressivo caminho de revelação, preparando a humanidade, através dos patriarcas e profetas de Israel, para acolher o Salvador. Na plenitude dos tempos, Deus se encarnou. A segunda Pessoa da Santíssima Trindade assumiu uma natureza humana, unindo a divindade a um corpo e uma alma humanos. Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Ele veio ao mundo para nos contar os segredos do Pai. A importância dessa revelação é imensurável. Seria um disparate e uma grave falta de respeito não dar ouvidos àquilo que o próprio Filho de Deus veio nos comunicar. Nossa salvação depende de acolhermos essa verdade. O ouvido da alma: a inteligência iluminada pela FéNós ouvimos Deus não com os ouvidos da carne, mas com os "ouvidos da alma", que é a nossa inteligência. É por meio da inteligência que conhecemos as verdades que Ele veio nos revelar. Após o pecado, nossa inteligência ficou enfraquecida. Por isso, Deus, em sua delicadeza, fala ao nosso corpo, especialmente em experiências de conversão como retiros e acampamentos, onde as realidades sensíveis nos ajudam a ter um primeiro encontro com Ele. Contudo, não podemos viver apenas de experiências sensíveis. É preciso mergulhar no espírito, e isso se faz através do uso da inteligência iluminada pela fé. A meditação: segundo grau de oraçãoO passo seguinte à oração vocal é a meditação. A vida de oração não é um exercício puramente intelectual, mas um relacionamento que envolve conhecimento e amor. A meditação é o meio pelo qual aprofundamos esse relacionamento. A meditação tem três finalidades:
O que impede muitas vezes a conversão não é a falta de instrução, mas a falta de meditação. A pessoa ouve a verdade, mas não para e pensa sobre ela, não se coloca sob a luz da graça e, por isso, não se convence e seu coração não se move. O ato de fé e a definição de meditaçãoA meditação nos leva a realizar atos de fé. Um ato de fé é o convencimento da inteligência iluminada pela graça, que, ao mesmo tempo, fortalece a vontade para se unir à verdade conhecida e amada. Deus não nos obriga a meditar, mas nos convida a isso, seja pela pregação, seja pelas "desgraças" (provações) que nos fazem parar e pensar. Tecnicamente, a meditação consiste na aplicação racional da mente a uma verdade sobrenatural, a fim de nos convencermos dela e nos mover a amá-la e praticá-la com a ajuda da graça. É crucial entender que, na meditação, Deus não nos falará coisas novas ou estranhas à fé da Igreja. Ele falará ao nosso coração, iluminando e convencendo-nos daquilo que Ele já revelou na Sagrada Escritura, na Tradição e no Magistério. O critério de discernimento é sempre a fé da Igreja. Orientações práticasO exercício da meditação no terço:
|
Quem nos separará do Amor de Deus?A importância da meditaçãoA meditação, ou oração mental, é o segundo grau de oração e é fundamental para o progresso na vida espiritual. Sem aprender a meditar, não é possível avançar no processo de santificação e na amizade com Deus. Todo o nosso conhecimento sobre a vida íntima de Deus nos chega por meio da Revelação. Existe um abismo entre nossa natureza humana e a natureza divina. A única forma de conhecermos os mistérios de Deus é se Ele mesmo vier ao nosso encontro para se revelar, e foi exatamente o que Ele fez. A revelação de Deus e o papel da IgrejaA Revelação de Deus não é um evento isolado, mas um processo mediado. No Antigo Testamento, Deus falou através dos patriarcas, juízes e profetas. A plenitude da Revelação se deu em Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado. Nele, Deus disse tudo o que tinha a dizer. São João da Cruz ensina que, ao nos dar Seu Filho, que é Sua Palavra única, Deus "disse-nos tudo ao mesmo tempo e de uma só vez [...] e já nada mais tem para dizer". Essa Revelação, confiada aos Apóstolos, chega até nós por meio da Igreja. A Igreja é a guardiã do depósito da fé. Tudo o que precisamos saber para conhecer, amar e servir a Deus está contido na doutrina da Igreja, expressa na Sagrada Escritura, na Tradição e no Magistério. Deus não fala a indivíduos de forma isolada, mas fala à Igreja. Qualquer suposta revelação pessoal deve estar em conformidade com o ensinamento da Igreja para ser considerada autêntica. Desprezar o que já foi revelado na Igreja para buscar novidades é um agravo a Deus, que já nos deu tudo em Cristo. Revelação externa e interna: a dinâmica da conversãoDeus habita no íntimo da nossa alma como Pai e Amigo, sustentando-nos na existência e comunicando-se conosco. No entanto, vivemos dispersos no "exterior", preocupados com as coisas do mundo e agitados por nossas paixões. Nossos pecados, como diz o profeta Isaías, "colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus" (Is 59,2), impedindo-nos de ouvir Sua voz interior. Diante de nossa surdez espiritual, Deus, em sua misericórdia, age também de fora. Ele se encarna, tornando-se visível, audível e palpável. Esta é a revelação externa: a pregação, os sacramentos, a beleza das igrejas, a vida dos santos. É Deus falando aos nossos sentidos para nos despertar. A conversão acontece quando a revelação externa encontra a revelação interna. Ao ouvirmos uma pregação (revelação externa), somos chamados a refletir sobre ela, a meditar. Nesse momento de recolhimento, a voz de Deus ecoa no íntimo do coração (revelação interna), e é essa voz interior, que é uma inspiração do Espírito Santo, que nos convence da verdade. Como ensina Santo Tomás de Aquino, o coração do homem não se voltaria para Deus se o próprio Deus não o atraísse. A Palavra de Deus: performativa e transformadoraA Palavra de Deus é performativa, ou seja, ela realiza aquilo que diz. Quando Deus diz "Faça-se a luz", a luz se faz. Da mesma forma, quando meditamos sobre uma virtude e Deus fala sobre ela em nosso coração, Ele gera essa virtude em nós. A meditação, portanto, nos transforma, pois nos coloca em contato com essa Palavra poderosa que nos molda e nos dá convicções firmes. Um católico que não medita pode até ser piedoso, mas não terá convicções firmes. Na hora da provação – uma doença, uma crise, uma perseguição – sua fé vacilará, pois não estará alicerçada na experiência pessoal da Palavra de Deus ouvida e acolhida no coração. Meditar para ter a convicção dos MártiresAquele que medita adquire uma certeza interior inabalável. Nada pode separá-lo do amor de Deus, como proclama São Paulo: "Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro [...] nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8,38-39). Essa é a convicção dos mártires, como São Policarpo de Esmirna. No século II, com 86 anos, ao ser levado ao martírio e pressionado a renegar a Cristo, ele respondeu com firmeza: "Há 86 anos que o sirvo e nunca me fez mal algum. Como poderia blasfemar meu rei e salvador?". Diante das ameaças de ser lançado às feras ou queimado vivo, sua coragem, fruto de uma vida de oração e meditação, permaneceu inabalável. Ele abraçou o martírio com a certeza de quem conhecia Aquele em quem acreditava. O relato de seu martírio mostra um homem cuja intimidade com Deus o tornou mais forte que o sofrimento e a morte. Essa é a convicção que a meditação gera em nós. Ela nos prepara e nos fortifica para as lutas da vida, garantindo que permaneçamos firmes no amor de Deus, aconteça o que acontecer. Orientações práticas
|
Meditação IRevelação externa e interna: a chave da conversãoA compreensão da dinâmica entre a revelação externa e a revelação interna é a chave para aprofundar a vida de oração e progredir no caminho espiritual. Revelação Externa é a forma como entramos em contato com as verdades divinas através dos nossos sentidos. A Palavra de Deus não é algo abstrato; ela se fez carne. Deus nos fala de maneira concreta e palpável por meio da Sagrada Escritura, da vida dos santos, das imagens sacras, da música, e de modo especial, através da Liturgia da Igreja. Todos esses elementos comunicam a Revelação, que é a manifestação da intimidade de Deus a nós. Contudo, a revelação externa, por si só, não é suficiente para converter um coração. Uma pessoa pode ouvir inúmeras pregações e não mudar de vida. A verdadeira conversão acontece quando a revelação externa encontra a revelação interna. Revelação Interna é a ação do Espírito Santo que suscita no íntimo do nosso coração as mesmas verdades divinas que ouvimos externamente. O processo é o seguinte: ao ouvir a Palavra de Deus (revelação externa), somos chamados a refletir, a meditar sobre ela. Nesse processo meditativo, o Espírito Santo ilumina nossa inteligência e fala ao nosso coração, convencendo-nos da verdade. O milagre da pesca milagrosa (Lucas 5,1-11) ilustra perfeitamente essa dinâmica. Pedro ouviu a pregação de Jesus (revelação externa), mas foi o milagre e a reflexão sobre ele que abriram seu coração para a voz do Espírito (revelação interna), levando-o a reconhecer Jesus e a mudar de vida, tornando-se "pescador de homens". O ato de fé exercidoO encontro entre a revelação externa e a interna no coração do fiel é o que a teologia chama de ato de fé exercido. Nesse momento, o Espírito Santo nos convida a dar o nosso assentimento à verdade revelada. Esse convite vem acompanhado de uma força (a graça) que nos capacita a aceitar livremente essa verdade e a transformar nossa vida de acordo com ela. Todo ato de fé genuíno provoca uma mudança de vida. Não é possível ter um verdadeiro encontro com a Palavra de Deus e permanecer o mesmo. Aquele que ouve a Palavra – ou seja, aquele que a medita até que ela ressoe em seu interior – e a põe em prática, edifica sua casa sobre a rocha (cf. Mt 7,24). Sua vida passa a ser conduzida pela graça de Deus, ganhando estabilidade e um fundamento seguro. O critério da fé: uma vida transformadaO critério para saber se temos uma fé viva é a transformação da nossa vida. Como ensina São Tiago: "Mostra-me a tua fé sem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras" (Tg 2,18). Uma fé que não se traduz em atos concretos de amor e obediência aos mandamentos é uma fé morta. "Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele" (1 Jo 2,4). A mudança pode ser um processo lento, mas ela deve existir. Se um católico praticante, que tem constante acesso à revelação externa (Missa, sacramentos, etc.), não progride espiritualmente, o problema reside na falta de meditação, ou seja, na ausência da escuta da revelação interna. Mesmo quando a voz de Deus ecoa no coração, ainda é possível resistir a ela, geralmente com desculpas e pretextos que mascaram a falta de generosidade. No entanto, Deus, em sua paciência infinita, não desiste de nós. Nossa Senhora, Mestra de meditaçãoNossa Senhora é o modelo perfeito de quem medita. O Evangelho diz que ela "conservava todas estas palavras, meditando-as no coração" (Lc 2,19). Ela guardava a revelação externa (as palavras e acontecimentos) em sua memória e, ao meditar sobre eles, sua fé crescia, tornando-a cada vez mais santa. É isso que somos chamados a fazer: não apenas ter fé, mas crescer na fé. O crescimento na fé leva a um maior conhecimento de Deus, e um maior conhecimento leva a um maior amor. A meditação é, portanto, uma experiência de conhecimento amoroso e experimental de Deus, que enche a alma de sabedoria e doçura. O Rosário: escola de meditaçãoA Virgem Maria nos deu uma ferramenta extraordinária para aprendermos a meditar: o Santo Rosário. Longe de ser uma oração para ignorantes, o Rosário é, depois da Santa Missa, a oração mais poderosa. O Papa Adriano VI, o chamou de flagelo dos demônios. Nos mistérios do Rosário, temos um resumo da história da salvação, a mais bela história de amor: a de Deus para com a humanidade, vivida de modo perfeito na Virgem Maria. Ao contemplar essa história, somos convidados a permitir que ela se realize em nossa própria vida. Jesus afirma: "Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Mt 12,50). Ao meditar, nós nos tornamos "mães" de Jesus, pois geramos a Palavra de Deus em nossa alma. A vida de Cristo começa a ser a nossa vida: "Vivo, mas já não eu, é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20). Meditar os mistérios do Rosário é permitir que o Anjo nos anuncie a vinda de Cristo ao nosso coração, que Maria visite a nossa casa e nos santifique, que Jesus nasça em nossa alma. Orientações práticas: o método de meditação com o Rosário1. Preparação:
2. O Método de Oração (para cada dezena):
Observação Importante: O objetivo não é "terminar" o terço, mas fazer ao menos um ato de fé. Se em seu tempo de oração você meditar profundamente apenas uma ou duas dezenas, o exercício terá sido muito frutuoso. O foco é a qualidade da oração e a transformação que ela opera na alma. |
Meditação IIA finalidade da oração: conhecer e amarAo praticar a meditação com o Santo Terço, a principal preocupação não deve ser "terminar" a oração. A vida de oração é um relacionamento que se estende por toda a vida e continua na eternidade. O objetivo não é cumprir uma tarefa, mas conhecer e amar a Deus. Se, durante o tempo dedicado à oração, crescemos no conhecimento e no amor a Deus, a oração foi frutuosa, independentemente de quantas dezenas foram rezadas. Com o tempo e a prática, é natural que o tempo dedicado à oração pareça pouco. A alma que começa a saborear a intimidade com Deus deseja mais. É um bom sinal quando 30 minutos já não parecem suficientes. O ideal é progredir gradualmente para um tempo mais longo, sempre com uma rotina organizada, pois a desculpa da "correria" é, na maioria das vezes, fruto da desorganização e da falta de prioridade dada a Deus. As potências da alma na meditação: inteligência e imaginaçãoPara meditar, utilizamos principalmente duas potências (capacidades) da nossa alma: a inteligência e a imaginação.
O desafio é que nossa imaginação está ligada ao corpo e suas leis, inclinando-se para o que é prazeroso e rejeitando o que é desagradável. Ela pode nos levar a formar juízos precipitados e superficiais sobre pessoas e situações. O ídolo do imaginário vs. a verdade da inteligênciaNo centro de nossa alma, a vontade, que é a potência da decisão, encontra-se em um constante dilema: ser conduzida pela imaginação (e pelos sentimentos) ou pela inteligência (e pela verdade). Por causa do pecado original, na maior parte do tempo, somos dominados pelo imaginário, o que nos leva a sermos superficiais e a justificar nossos gostos e aversões com discursos aparentemente lógicos, mas que não buscam a verdade. Na vida espiritual, esse domínio do imaginário é perigoso. Quando nos relacionamos com Deus a partir de uma imagem que nós mesmos criamos – seja um Deus severo, um "vovozinho" permissivo ou um ser distante –, estamos, na prática, criando um ídolo. Este "deus" moldado ao nosso gosto não é o Deus verdadeiro e é incapaz de nos salvar. A insistência de Deus no Antigo Testamento contra a fabricação de imagens era justamente para proteger o povo dessa idolatria. A meditação tem o poder de quebrar esses ídolos. Ela nos leva a usar a inteligência para conhecer a Deus como Ele é, e não como imaginamos que Ele seja. A Encarnação: A imagem fiel de DeusDeus, em sua bondade e conhecendo nossa necessidade de imaginar para poder pensar, nos deu a solução: Ele mesmo fez uma imagem fiel de Si: a Encarnação. Em Jesus Cristo, o Deus invisível se tornou visível. "Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9). O Verbo se fez carne para que, ao contemplar Sua imagem – Seus gestos, Suas palavras, Sua vida –, pudéssemos meditar sobre ela e, através dela, ascender ao conhecimento da verdade espiritual. É por isso que a Igreja utiliza imagens. Ao contemplar um crucifixo ou uma cena do Evangelho, nosso imaginário é preenchido com a imagem que o próprio Deus nos deu, corrigindo as imagens falsas que criamos. A partir dessa imagem fiel, a inteligência pode trabalhar, meditar e conhecer a verdade. O bom ladrão: modelo de meditaçãoA cena dos dois ladrões crucificados ao lado de Jesus (cf. Lc 23,39-44) ilustra a diferença crucial entre apenas ver com a imaginação e meditar com a inteligência.
A meditação nos faz como o bom ladrão: capazes de ver, para além da aparência, a verdade que salva. Orientações práticas: meditando os Mistérios DolorososNesta semana, aprofundaremos o exercício da meditação, focando nos Mistérios Dolorosos. 1. Foco e Preparação:
2. O método aprofundado (para cada dezena):
Lembre-se: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8,32). A meditação nos confrontará com verdades por vezes amargas sobre nós mesmos, mas abraçá-las é o caminho para a liberdade e a união com Deus. |
As distraçõesO desafio das distrações na oraçãoUm dos maiores obstáculos à vida de oração, especialmente na prática da meditação, são as distrações. A experiência de ser assaltado por pensamentos dispersos durante a oração pode gerar ansiedade, frustração e, eventualmente, levar ao desânimo e ao abandono da prática espiritual. Para superar esse desafio, é fundamental compreender a origem e o mecanismo das distrações. A tensão interior: corpo vs. almaO ser humano é uma unidade de corpo e alma. No entanto, para fins didáticos, podemos entender que há diferentes "vontades" ou inclinações dentro de nós.
O pecado original causou uma ruptura na harmonia que existia entre corpo e alma. Antes, os desejos do corpo estavam perfeitamente submetidos à razão, e a razão à vontade de Deus. Agora, vivemos em um estado de conflito interior. A alma deseja um bem espiritual (como rezar), enquanto o corpo deseja um bem sensível (como o prazer ou o conforto). A criança mimada e a mãe: a dinâmica dos apetitesPara ilustrar essa luta interna, podemos usar a analogia de uma criança mimada (o corpo) e sua mãe (a razão/alma). A criança deseja um "Danone" – um bem prazeroso e de fácil acesso. Este movimento em direção a um bem fácil e deleitável é chamado de apetite concupiscível. A mãe, por sua vez, sabe que o "brócolis" – um bem árduo, mas verdadeiro e nutritivo – é o que a criança realmente precisa. A razão enxerga a verdade por trás da aparência do prazer. Quando a mãe (razão) impõe um limite e nega o bem fácil, ela se torna um obstáculo para a criança (corpo). Esse obstáculo transforma o bem fácil em um bem difícil de alcançar. Para superar essa dificuldade, a criança aciona sua força, sua agressividade, num movimento chamado de apetite irascível. Ela se joga no chão, grita, faz birra, usando a ira na esperança de dobrar a mãe e conseguir o que quer. Se a mãe cede, o corpo venceu a alma. Se a mãe permanece firme, a alma triunfa, guiando o corpo em direção ao verdadeiro bem. As distrações como "birra" do corpoAs distrações na oração são exatamente a "birra" dessa criança mimada interior. Quando nos propomos a rezar, estamos escolhendo um bem espiritual, o "brócolis" da alma. O corpo, sentindo-se negligenciado em seus desejos por prazeres sensíveis, começa a reclamar e a exigir atenção. É por isso que, ao tentar rezar, lembramos da conta a pagar, da ofensa que sofremos, da lista de compras, ou começamos a planejar o dia. São os "gritos" do corpo reivindicando sua atenção para os bens sensíveis. Se cedemos a esses pensamentos, abandonamos o "bordado" espiritual que a alma estava tecendo para atender aos caprichos da criança. A educação da criança interior: o caminho das virtudesO caminho para o silêncio interior e a superação das distrações passa pela educação dessa criança interior, ou seja, pela aquisição de virtudes que ordenam nossos apetites e submetem o corpo à alma.
Sem educar essa "criança mimada" através dessas virtudes, será impossível alcançar o silêncio interior necessário para uma meditação profunda. Orientações práticas: identificando e educando a "criança"
Educar essa criança interior não significa matá-la, mas ordená-la. Um corpo virtuoso, com seus apetites educados, deixa de ser um obstáculo e se torna um servo dócil da alma no caminho para Deus. |
As virtudes teologaisA desordem interior e o papel da virtudeA desordem interior, raiz de muitas distrações na oração, é uma consequência do pecado original, mas é intensificada pelos nossos pecados pessoais. Essa rebelião interna é corrigida pela virtude, que é a "disposição habitual e firme para fazer o bem". O verdadeiro bem é sempre determinado pela inteligência, não pelo apetite do corpo, que busca apenas o prazer. A inteligência discerne o bem maior entre opções conflitantes (como o descanso da mãe e a necessidade do filho). Quando o corpo, de forma dócil, segue a decisão da inteligência, ele age virtuosamente. Quando resiste, mas acaba cedendo, está no processo de adquirir a virtude. Quando se recusa a seguir, elege o vício. Virtudes como a temperança, a penitência, a castidade e a paciência são fundamentais para ordenar o corpo e "colocá-lo sentado à mesa", ou seja, torná-lo apto para a oração, livre da rebelião das paixões. No entanto, essas virtudes, por si só, não nos unem a Deus. Elas preparam o terreno, mas a união efetiva acontece por meio de outro conjunto de virtudes. A essência da vida espiritual: as virtudes teologaisA essência da vida espiritual e o meio pelo qual nos unimos a Deus são as virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Elas são os "instrumentos" da alma (inteligência e vontade) para tomar posse de Deus, que é espírito.
O diagnóstico espiritual e o caminho das moradasO progresso na vida espiritual pode ser diagnosticado a partir dessas virtudes.
Esse caminho de união com Deus pode ser descrito pelas "moradas" de Santa Teresa d'Ávila. Começando de fora do "castelo" (em pecado mortal), a alma, pela confissão, entra nas primeiras moradas, onde luta contra o pecado e estabelece uma rotina de oração (via purgativa). Ao perseverar e começar a meditar, ela avança, experimentando o desejo e o fervor do amor (via iluminativa). Com a purificação dos sentidos e do espírito, ela é introduzida por Deus nas moradas mais altas, onde a união se torna cada vez mais profunda e constante, guiada pelos dons do Espírito Santo (via unitiva), até o "matrimônio espiritual" na sétima morada. A castidade no matrimônio: o caminho da purezaNo casamento, a castidade é vivida, em primeiro lugar, pela fidelidade conjugal (nos atos, pensamentos e olhares). Contudo, ela deve se refinar até alcançar a pureza de coração. Pureza é ter o coração desapegado das criaturas e unido somente a Deus. Significa amar o cônjuge por causa de Deus, e não por causa do cônjuge em si. Esse amor puro é mais forte e generoso, pois não está misturado com apegos desordenados, ciúmes ou possessividade. Ele liberta o outro, pois a segurança da alma não está na criatura, mas no Criador. Um coração que não é puro fica preso aos afetos terrenos, e as pessoas (filhos, marido, etc.) tornam-se empecilhos para a união com Deus. A pureza é o que nos torna prontos para Deus agora, sem condicionar nossa entrega a eventos futuros. As virtudes teologais purificam o coração e nos capacitam para essa entrega total. Orientações práticas: intensificando as virtudes teologais
A vida de oração se resume nisto: crer, esperar e amar. É este o exercício que nos une a Deus e nos transforma à Sua imagem. |
Meditação IIIA estagnação espiritual e a centralidade da meditaçãoA meditação, embora seja o segundo grau de oração, é o alicerce para todos os graus subsequentes. A falta de progresso na vida espiritual e a estagnação de muitas almas piedosas na Igreja devem-se, fundamentalmente, a uma falha na prática da meditação. Em nossos tempos, o padrão de santidade parece ter diminuído. Uma pessoa que cumpre os preceitos básicos – não cometer pecados graves, comungar, rezar o terço – é frequentemente tida como santa. No entanto, essa é a base da vida cristã, o mínimo esperado de um filho que não deseja ofender a Deus. A excelência da vida cristã, a verdadeira santidade, não consiste em não pecar, mas em amar a Deus com todo o coração, alma e entendimento. Os santos se destacaram não pela ausência de pecado, mas pela intensidade do seu amor. O amor exige tudo: a lição da CruzO amor verdadeiro não calcula nem mede; ele se entrega por completo. A Paixão de Nosso Senhor é a maior prova disso. Teologicamente, o menor ato de Jesus, por ser o ato de uma Pessoa Divina, já teria mérito infinito, suficiente para satisfazer a justiça divina e redimir a humanidade. O sofrimento extremo da Cruz não era necessário para a justiça, mas foi necessário para a misericórdia, para nos revelar a "loucura" e a imensidão do amor de Deus por nós. Se Ele não tivesse dado tudo, até a última gota de sangue, poderíamos duvidar da intensidade de Seu amor. A santidade consiste em ter esse mesmo amor, em ter o coração de Cristo. Isso não é um privilégio de poucos, mas um chamado a todos. A graça de Deus, especialmente através da Eucaristia, nos oferece o "coração" e o "sangue" de Cristo, ou seja, a capacidade de amar como Ele amou. Contudo, para que esse milagre da transformação do coração aconteça, é preciso entrar em contato com Ele. Meditação: o ponto de encontro com o Deus-EspíritoDeus é espírito. Não podemos encontrá-Lo primariamente através dos nossos sentidos físicos. O ponto de encontro que Ele marcou conosco é no nosso espírito, na nossa alma, através das potências da inteligência e da vontade. Deus habita nossa alma como Pai e Amigo, e é ali que Ele deseja se comunicar conosco. A meditação é o ato de usar nossa inteligência para nos aprofundarmos nos mistérios de Deus. Não se trata de uma técnica de esvaziamento mental, como nas práticas orientais, mas de um relacionamento pessoal. Na meditação cristã, buscamos o recolhimento e o silêncio para nos desapegarmos das coisas externas e nos voltarmos para dentro, onde Deus está. Ao nos debruçarmos sobre uma verdade revelada (um texto sagrado, um mistério do Rosário), nossa inteligência busca compreendê-la. Nesse esforço, Deus vem ao nosso encontro e ilumina nossa mente. Esta iluminação não é fruto da nossa genialidade, mas um toque da graça divina. O fruto da meditação: conhecimento, convicção e amorUma meditação bem-feita produz um tríplice fruto:
Quando a meditação não produz esses frutos, geralmente é por uma de duas razões: ou não estamos meditando de fato (seguindo os passos de leitura, imaginação e questionamento), ou não estamos perseverando na prática diária. A vida de oração exige constância. Um dia sem meditação é um dia perdido na única tarefa para a qual fomos criados: conhecer e amar a Deus. A palavra guardada no coraçãoNossa Senhora é o modelo perfeito de meditação. As Escrituras dizem repetidamente que ela "guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração" (cf. Lc 2, 51). Ela não deixava a Palavra de Deus "cair no chão". Da mesma forma, os ensinamentos e as luzes que recebemos devem ser guardados, revisitados e aprofundados na oração pessoal, para que possam frutificar em nossa vida. A pregação ou a leitura espiritual são como uma "meditação guiada", que nos expõe à revelação externa e pode suscitar em nós o "ato de fé". No entanto, é na oração pessoal e silenciosa que reproduzimos essa experiência diariamente, permitindo que a luz do mesmo Deus nos toque e transforme de maneira íntima e contínua. Sem essa apropriação pessoal pela meditação, as experiências espirituais, por mais fortes que sejam, correm o risco de se tornarem apenas boas lembranças, sem transformar a vida. |
A luta contra a própria carneA dificuldade da perseverança na oraçãoMuitas pessoas se encantam com a beleza da vida de oração, mas poucas perseveram na prática. A razão principal é que o início da vida espiritual, conhecido como via purgativa, é marcado por uma intensa luta. A purificação da alma exige constrangimento e sofrimento, e muitos não estão habituados a travar o combate contra o seu pior inimigo: não o diabo, não as circunstâncias, mas a si mesmo, a própria carne. A origem do conflito: a ruptura do pecado originalDeus criou o ser humano de forma ordenada: o corpo, com suas inclinações naturais, estava perfeitamente submetido à alma, e a alma, por sua vez, estava submetida à vontade de Deus. Nesse estado original, o corpo não padecia sofrimento, pois compartilhava dos dons da alma. O pecado original rompeu essa harmonia. A alma se rebelou contra Deus, e, como consequência, o corpo se rebelou contra a alma. Vivemos agora em um estado de tensão interna, onde nossa carne (nossos apetites e paixões desordenadas) faz guerra contra o espírito (nossa razão iluminada pela fé). Essa "carne" age de forma irracional, como uma criança mimada que exige satisfação imediata sem compreender as razões superiores da alma. Não adianta argumentar com ela; é preciso educá-la e ordená-la. Preparação para a provação: o serviço de DeusAs Escrituras nos advertem: "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, [...] prepara a tua alma para a provação" (Eclo 2, 1). A decisão de rezar e buscar a santidade é uma declaração de guerra. O sofrimento virá, não como uma possibilidade, mas como uma certeza. A diferença crucial não é se vamos sofrer, mas como: sozinhos e longe de Deus, ou unidos a Ele, transformando a dor em mérito. No início da vida espiritual, a oração pode parecer uma cruz pesada, pois nosso "paladar" está acostumado apenas com os prazeres sensíveis do corpo e rejeita os "sabores" mais refinados do espírito. O grande obstáculo é a falta de amor. O amor torna a cruz doce e o fardo leve. Se perseverarmos nesse início, mesmo com o amor ainda pequeno, ele crescerá, e o que antes era um tormento se tornará uma fonte de doçura e força. Os grandes santos não temiam o sofrimento, pois o amor deles era tão grande que viam na dor uma oportunidade privilegiada de se unirem a Cristo e de Lhe agradecer. O sofrimento, que entrou no mundo como maldição pelo pecado, foi transformado em fonte de bênção e misericórdia pela Cruz de Cristo. Portanto, não se deve temer a cruz que a vida de oração apresenta. É preciso abraçá-la em todas as circunstâncias – com ou sem vontade, na tristeza ou na alegria – pois é por meio dela que nos unimos ao nosso Redentor. Dez remédios para curar a carne e vencer a batalhaPara educar essa "criança mimada" interior e triunfar na luta contra a carne, a tradição espiritual oferece dez remédios eficazes:
|
A necessidade do sofrimentoO amor como motor e a necessidade da CruzA perseverança na vida de oração exige a prática constante da meditação. Contudo, para meditar eficazmente, é preciso compreender e abraçar uma realidade central da fé cristã: a necessidade do sofrimento e da cruz. A Igreja é a Igreja da Cruz, e a vida espiritual é um caminho que passa, necessariamente, pelo Calvário. Para entender a necessidade do sofrimento, precisamos primeiro compreender a natureza do amor. O amor é o motor que nos impulsiona em direção a um bem que elegemos. Ele pode ser dividido em duas dimensões principais:
A pessoa madura e espiritualmente ordenada integra os dois amores, mas tem o amor intelectual como predominante, que guia e limita o amor sensível. Em uma pessoa desordenada, o amor sensível prevalece, escravizando o amor intelectual para justificar suas buscas egoístas. O relacionamento com Deus e a Vontade DivinaA única relação possível com Deus é a de amizade, ou seja, uma relação baseada no amor intelectual. Deus é puro espírito; Ele não pode ser "consumido" ou "dominado" pelos nossos sentidos. Ele satisfaz a nossa alma, e, por consequência, a alma satisfeita pacifica o corpo. A meditação é o meio pelo qual nossa inteligência entra em contato com Deus para conhecê-Lo. Esse conhecimento não é de meros "aspectos", mas do próprio Deus. Uma vez que a inteligência conhece esse Bem infinito, a vontade se inclina para amá-Lo com o amor de amizade (caridade), que busca se unir à Sua vontade: "Seja feita a vossa vontade". É aqui que o sofrimento se torna essencial. Devido à desordem do pecado original, nosso corpo (amor sensível) está em constante batalha com nossa alma (amor intelectual). A cruz e o sofrimento têm um papel fundamental:
As duas finalidades do sofrimentoO sofrimento na vida do cristão tem duas finalidades principais:
Os cinco graus de amor à CruzO amor ao sofrimento não é masoquismo, mas uma consequência do amor a Deus. É um caminho progressivo que corresponde aos graus de santidade:
Este caminho de amor à cruz é o caminho da meditação. É meditando na Paixão de Cristo e na verdade do Seu amor que somos capazes de abraçar o sofrimento, não como um fardo, mas como o meio privilegiado de nos unirmos a Ele e alcançarmos a santidade. |
A oração afetivaIntrodução ao terceiro grau de oraçãoA oração afetiva constitui o terceiro grau no caminho da vida espiritual, sucedendo a oração vocal e a meditação. É um estágio mais avançado, que pressupõe uma base sólida nos graus anteriores. A progressão na vida de oração é gradual e depende da generosidade da alma em dedicar-se a Deus. Santa Teresa de Ávila ensina: "Quem amar mais irá mais rápido e mais longe". O caminho da oração é um "trato de amizade" com Deus, e o objetivo final é a união total, o "matrimônio espiritual", que é o último grau de oração. Nesse estágio, Deus toma posse da alma de tal forma que a guia diretamente pelos dons do Espírito Santo. Todos são chamados a essa união. A evolução da oração: do discurso ao amor silenciosoA transição entre os graus de oração é marcada pelo desenvolvimento da caridade, o amor divino infundido em nós. Quanto maior o amor, mais íntima se torna a relação com Deus e, consequentemente, a forma de rezar se simplifica e se aprofunda.
É crucial não confundir os afetos da alma (a inclinação da vontade movida pela graça) com os sentimentos do corpo (emoções sensíveis). A oração afetiva é um movimento espiritual, não uma busca por sensações religiosas. Características da oração afetivaA passagem da meditação para a oração afetiva pode ser comparada às fases de um namoro:
Os principais sinais de que uma alma está na oração afetiva são:
Conselhos práticos para a transiçãoPara não "pular etapas" e cair em ilusões, é preciso seguir três orientações:
Vantagens da oração afetivaEste grau de oração traz frutos preciosos:
A oração afetiva é um "oásis" de doçura, o antegozo da contemplação. Para alcançá-la, é preciso perseverar no caminho, por vezes árido, da meditação. Deus pode, em um instante, nos fazer santos, mas Ele conta com nosso esforço e generosidade. Como Santa Teresinha, devemos aceitar nossa pequenez e estender os braços ao Pai, fazendo o esforço de "erguer a perninha". Vendo nosso desejo, Ele se compadecerá e nos levará em Seus braços até o cume da santidade. |