Nome: Sete Santos Fundadores dos Servitas (Memória Facultativa)
Local: Monte Senário, Toscana, Itália
Data: 17 de Fevereiro † c. 1262-1310

Eram sete comerciantes pertencentes às melhores famílias de Florença no século XIII. Certamente, as pessoas gostariam de conhecer o nome dos Sete. Foram eles: Bonfilio Monaldo, Aleixo Falconieri, Bento dell Antella, Bartolomeu Amidei, Ricovero Uguccione, Gerardino Sostegni e João Boajunta. Tornaram-se membros de uma pia associação de devotos da Virgem Maria, os chamados Laudesi (Louvadores de Maria).

O grupo dos Sete resolveu primeiramente levar vida eremítica no monte Senário, venerando de modo particular a Santíssima Virgem Maria. Depois se dedicaram também à pregação por toda a Toscana e fundaram a Ordem dos Servos de Maria (Servitas), aprovada pela Sé Apostólica em 1304. Foram canonizados em 1888 por Leão XIII. Interessante que todos foram canonizados ao mesmo tempo através de um processo único conjunto. É caso raro ou único na história da Igreja de santos não mártires.

Dentre eles são mais conhecidos São Bonfilio Monaldi, o primeiro Prior Geral, e Santo Aleixo Falconieri, que, tendo vivido como irmão leigo até o fim da vida, foi o último a falecer aos 17 de fevereiro de 1310. Teria chegado aos 110 anos. Por isso, a memória dos Sete Santos neste dia.

A Ordem espalhou-se, além da Itália, pela Europa e por outras regiões pelo mundo. Instalaram-se no Brasil a partir de 1920. Além de vários conventos, eles mantêm uma missão no Estado do Acre. Como "Servos de Maria" (Servitas) até hoje eles se distinguem pela contemplação unida à vida ativa do apostolado na difusão do culto e da espiritualidade mariana no mundo.

Os Sete Santos Fundadores ajudam os cristãos a cultivar a verdadeira devoção à Virgem Maria dentro do Mistério de Cristo e da Igreja.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Sete Santos Fundadores dos Servitas, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.