Apresentação

Santa Bernadette nasceu no moinho de Boly, perto de Lourdes, na França, no dia 7 de janeiro de 1844. Foi a filha mais velha entre 9 filhos de Francisco Soubirous e Luisa Castérot. Seu pai era um pobre moleiro (operário de moinho de farinha) e viviam em condições precárias. Na infância Bernadette foi pastora e doméstica.

Para piorar a situação, a região começou a enfrentar uma grave crise financeira. Por isso, mudaram-se para Lourdes, em condição de miséria. Em Lourdes, vão morar na antiga cadeia que estava abandonada. Este era um lugar sujo e infecto. Assim, Bernadette, que sempre tivera pouca saúde, piorou seu estado sofrendo com cólera e asma. Ela não pode frequentar a escola ficando analfabeta até os 14 anos.

Aparições de Nossa Senhora Lourdes a Santa Bernadette

No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadette, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Nesse dia Santa Bernadette viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

No momento da visão Bernadette disse que ficou com medo e começou a rezar o terço. Então seu coração se acalmou e ela teve serenidade para saber que realmente se tratava de uma aparição de Nossa Senhora. A partir desse momento Bernadette teve 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

Uma água milagrosa brota na gruta

Na aparição do dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Bernadette cavasse o chão na gruta Massabielle. Onde ela cavou, brotou uma fonte de água pura que jorra cerca de 5 mil litros por dia até os dias de hoje. Desse dia em diante, milhares de curas extraordinárias já aconteceram a enfermos que se banharam nas águas abençoadas da gruta de Lourdes.

Nossa Senhora se revela ao mundo

Maria pediu a Santa Bernadette que fosse à gruta por 15 dias. Na 16ª aparição, ela revelou como queria ser chamada. Nossa Senhora disse: Eu sou a Imaculada Conceição. O Padre Dominique, pároco local, que conhecia Bernadette, disse que era impossível ela conhecer o Dogma (verdade de fé) da Imaculada Conceição, estabelecido em 1854 pelo Papa Pio lX, 4 anos antes das aparições em Lourdes. Como vimos, Bernadette era analfabeta e de família muito pobre.

Promessa de Nossa Senhora de Lourdes a Santa Bernadette

Em uma das aparições, Nossa Senhora disse a Bernadette: Não prometo fazer-te feliz nesse mundo, mas sim no outro. E, de fato, Bernadette foi submetida a inúmeros interrogatórios, dúvidas e questionamentos por parte de autoridades da Igreja e de céticos. Porém, para espanto e admiração de todos, Bernadette defendeu as aparições de Nossa Senhora com muita força e convicção, sem deixar de lado sua simplicidade e humildade

Milagres de Nossa Senhora de Lourdes na gruta

Numerosos milagres aconteceram na gruta de Lourdes dos dias de Bernadette até hoje.

Uma mulher grávida de 9 meses com uma mão paralítica vai a gruta, vê ali Santa Bernadette tendo uma das visões de Nossa Senhora e depois das orações coloca sua mão paralítica na água da fonte ficando milagrosamente curada.

Muitos milagres acontecem nos dias de hoje no Santuário de Lourdes, que recebe anualmente mais de 6 milhões de peregrinos de todas as partes do mundo.

Milagres de Santa Bernadette

Santa Bernardete realizou muitos milagres em vida e mais ainda após a sua morte. Dois milagres em vida ficaram muito famosos.

Um recém nascido tuberculoso, desenganado pelos médicos, foi levado por sua mãe ao convento que para Santa Bernadette acabar de bordar a roupa do doente, quando sua mãe coloca a roupa no doente ele fica curado.

Uma mãe leva a filha aleijada no convento e pede para Bernadette segurá-la. A superiora diz para que ela não a deixe no chão, mas logo Santa Bernadette a deixa brincar e correr para todos os lados, pois ficou milagrosamente curada.

Refugio de Santa Bernadette

Por causa dos milagres e visões, a fama de Bernadette se espalhou e muitas pessoas vinham procura-la de todas as partes. Para fugir dessa gente, Bernadette se internou no hospital das Irmãs de Caridade em Nevers, Lourdes. Ali, ela recebeu aulas, aprendeu a ler e escrever. Lá ela faz de próprio punho, o primeiro relato das aparições de Lourdes.

Em janeiro de 1862, o Monsenhor Bertrand Séveré Laurence, Bispo de Tarbes, reconheceu oficialmente o relato das aparições.

Vida Religiosa de Santa Bernadette

No convento, Bernadette sentiu confirmada sua vocação para a vida religiosa. Então, ela entra para o convento de Saint Gildad, iniciando seu noviciado em 1866. Em 30 de outubro de 1867, faz a profissão religiosa nas Irmãs da Caridade de Nevers.

Bernadette dedicou sua vida à ajuda aos necessitados como enfermeira. Assim ela se sentia realizada, podendo demonstrar o amor de Deus aos doentes, dando-lhes alento, conforto e esperança. Assim viveu até sua morte.

Santa Bernadette falece

Santa Bernadette sofria de uma doença que a deixou totalmente paralisada em seus últimos anos de vidas. Ela faleceu no dia 19 de abril do ano de 1897, estando totalmente imobilizada na cama.

Com a divulgação da notícia de sua morte, grande multidão foi ao convento prestar suas homenagens e orações a Santa Bernadette. Seu sepultamento teve que ser adiado, para que todos pudessem dar o último adeus a Bernadette.

Corpo incorrupto de Santa Bernadette

Trinta anos após sua morte, seu corpo foi exumado por causa do processo de canonização que se iniciara em seu favor. E, para o espanto de todos, seu corpo estava intacto, incorrupto, do mesmo modo como ela tinha sido enterrada, apesar de seu hábito apresentar humidade e o rosário em suas mãos ter oxidado.

O povo passou a chamar Santa Bernadette de Santa Dormente pois, em seu leito de morte, parece que ela está apenas dormindo. Hoje, mais de um século após sua morte, seu corpo continua intacto e está exposto em uma redoma de vidro, na Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers.

Canonização

Tendo milagres estudados e confirmados pela Igreja, o Papa Pio XI celebrou a canonização de Santa Bernadette de Lourdes no dia 8 de dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição. A santidade de Bernadette foi confirmada ao longo de sua vida no convento.

Todos testemunhavam o amor, a fé, a perseverança e o carinho que Santa Bernadette demonstrava para com todos. Sua festa é celebrada no dia 16 de abril. Na França também é celebrada no dia 18 de fevereiro. Junto à gruta foi erguido um belíssimo e grandioso Santuário, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Local ponto de visita de milhões de fiéis todos os anos, em busca de renovação de fé, conforto espiritual e curas, que nunca deixaram de acontecer a fiéis que se banham nas águas da gruta.

 Primeiro Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Primeiro Dia: a virtude da confiança

Santa Bernadette, aumentai nossa confiança na Santíssima Virgem, por quem tiveste a honra de padecer contrariedades que pareciam invencíveis na terra. Como Vós, também nós nos colocamos sob a Sua proteção, para guardar sempre a certeza de que, afinal, faremos a vontade de Deus, pela poderosa intercessão da Mãe de Deus. Pensamento espiritual: “Nossa Senhora me disse que eu não seria feliz neste mundo, mas no outro”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Segundo Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Segundo Dia: o amor a Deus

Obtende-nos, ó Santa Bernadette, de amar sempre fielmente e profundamente Nosso Senhor, Majestade infinita, de cujo Coração emanam torrentes de amor à procura de quem queira recebê-las. Que todos os atos de nossa vida sejam voltados para esse amor incorrespondido, e que, acolhendo-o em nosso coração, possamos irradiá-lo para os outros. Pensamento espiritual: “Penso que Nossa Senhora me dá o Menino Jesus. Eu O pego no colo. Falo com Ele e Ele fala comigo”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Terceiro Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Terceiro Dia: a virtude da humildade

Ó Santa Bernadette, que fostes escolhida da Mãe de Deus, fazei que pratiquemos e amemos a verdade plena a nosso respeito, as hierarquias postas por Deus, sem querermos ser o que não somos. Pensamento espiritual: a Irmã Bernarda Dalias disse à superiora não conhecer Bernadette. Ela apontou uma noviça pequena, sorridente, e disse: “Bernadette? Olha ela aqui!”. Então exclamei: “Só isso?”. Bernadette me respondeu: “É verdade, senhorita, é só isso!”. “Se Nossa Senhora tivesse encontrado uma mais ignorante, ela a teria pego, e não a mim”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Quarto Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Quarto Dia: a resignação no sofrimento

Santa Bernadette, vós que soubestes tão pacientemente e com tanta confiança em Deus, suportar os sofrimentos morais da oposição dos homens quando conversáveis com a Virgem do Céu, e suportar as dores físicas da doença, obtende-nos esta mesma resignação nas penas de nossa vida. Pensamento espiritual: “A Cruz pode substituir tudo, mas nada pode substituir a Cruz”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Quinto Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Quinto Dia: amar a oração

Ensinai-nos, ó Santa Bernadette, a pedir a Deus em todas as necessidades nas quais possamos nos encontrar, como a própria Virgem Maria vo-lo ensinou em Massabielle. Pensamento espiritual: “Quando você passa na frente da capela e não tem tempo para parar, encarregue seu anjo da guarda de levar sua mensagem ao Senhor no tabernáculo”. “Doce Coração de Jesus, sede o meu amor, doce Coração de Maria, sede a minha salvação. Meu Jesus, misericórdia! Concedei o repouso eterno às almas dos fiéis defuntos”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Sexto Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Sexto Dia: o abandono à vontade de Deus

Ó Santa Bernadette, vós fostes instrumento tão dócil à vontade de Deus, expressa por intermédio de Maria. Ensinai-nos a obedecer lealmente à vontade de Deus, combater corajosamente pela sua glória e submeter-nos generosamente a tudo quanto nos pede. Pensamento espiritual: “Irmã, não esqueça o que eu lhe digo: onde quer que você esteja, lembre-se sempre de trabalhar só pelo Senhor. Você entende, não é? Pelo Senhor”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Sétimo Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Sétimo Dia: a virtude da caridade

Nós queremos nos assemelhar a vós, ó Santa Bernadette, no nosso amor a Deus e aos homens, e tornarmo-nos, como vós, instrumentos dóceis e prestativos da Providência para o bem do nosso próximo. Pensamento espiritual: “O pouco tempo que temos no mundo, é preciso que o empreguemos bem”. (Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Oitavo Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Oitavo Dia: amar a penitência

Fazei-nos compreender, ó Santa Bernadette, a necessidade da mortificação para a remissão das nossas culpas, conforme a mensagem que nos transmitistes da parte da Rainha do Céu. Oferecemos especialmente em reparação pelas faltas dos fiéis no momento difícil por que passa a Igreja Católica. Pensamento espiritual: “Penitência, penitência, penitência”. (Nossa Senhora à Santa Bernadette)

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

 Nono Dia

ORAÇÃO INICIAL

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadette, rogai por nós!

Nono e último Dia: uma genuína vida Interior

Nós quereríamos como vós, ó Santa Bernadette, viver sob o olhar de Deus e da Virgem Maria. Obtende-nos a graça de nos assemelharmos a vós, especialmente em todos os dias da nossa vida. Pensamento espiritual: “Tenho uma única aspiração, a de ver a Virgem Santa glorificada e amada”. (Santa Bernadette) Pai-Nosso,

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

ORAÇÃO FINAL

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém.