COMO EVITAR DISTRAÇÕES DURANTE A ORAÇÃO

Você sofre com distrações durante a oração? Tem dificuldade em se concentrar durante a reza do terço? Tem dificuldade em acompanhar o rito da Santa Missa? Naturalmente você não é o único que convive com esse tipo de problema. Um dos nomes atribuídos a isso é dissipação. A mente fica dispersa, sem foco…; presta-se atenção a outras coisas, menos naquilo que se deveria dar toda atenção.

Como evitar distrair-se, perder o foco durante as orações? Santa Teresa de Jesus, a grande Santa Teresa de Ávila, dizia que a imaginação é a “louca da casa”. Todos nós já vivemos esse tipo de experiência, e ela dá-se quase todos os dias. A gente está estudando ou lendo algo, pensando… De repente, nossa imaginação viaja, escapa, vai para um caminho completamente inesperado.

Há formas de se minimizar isso e, até, melhorar muito a nossa capacidade de concentração. Uma delas é preparando-se para a oração. Por exemplo, minutos antes de rezar, procure ouvir uma música sacra (estilo gregoriano, polifônico, barroco…), fazer uma leitura espiritual é algo também bastante indicado, como nos recomenda tantos santos, entre eles, São Francisco de Sales:

“Tenha sempre à mão algum livro bom e devoto […], e leia todos os dias um pouco com grande devoção, como se lesse cartas que os santos lhe tivessem escrito do Céu para ensinar-lhe o caminho e encorajá-lo a ir para lá. Lê também as histórias e vidas dos santos, nas quais, como num espelho, verás o retrato da vida cristã, e acomoda as suas ações ao teu proveito segundo a tua vocação (São Francisco de Sales, Introdução à vida devota).

A meditação é outra forma excelente de prática de elevação espiritual, e ela nos ajuda a adquirir o hábito de concentrar-se para as coisas sobrenaturais. Mas como diz São Pedro de Alcântara no seu Tratado da oração e meditação, “antes de entrarmos na meditação, é necessário preparar o coração para este santo exercício, que é como quem afina um instrumento para tocá-lo”.

Antes da Missa, procure ficar em silêncio por 15 minutos; aproveite para dirigir um ato de adoração a Cristo Sacramentado ou fazer uma ou mais comunhões espirituais. Rezar o terço antes da Missa também é bastante recomendável.

Todas essas formas podem ajudar a ir se concentrando, preparando o espírito para a oração. E é assim mesmo! Para uma boa oração, convém preparar o nosso espírito.

Marcos A. Fiorito

Teólogo e historiador

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação da fonte e autor.)

Está acompanhando os nossos artigos? Escreva-nos e sugira algum tema católico de seu interesse. Deixe o seu comentário logo abaixo!

0 0 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificação de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários em linha
Ver todos os comentários