MÉTODO DE AÇÃO DE GRAÇAS PARA DEPOIS DA COMUNHÃO

Muita gente desconhece o que fazer após receber a Sagrada Comunhão. Inclusive, é muito comum haver gente que fica apenas em silêncio, em sinal de respeito. Há casos também de gente que reza apenas um Pai-nosso ou uma Ave-maria. O que é mais aconselhável fazer ao comungar? O mais aconselhável é que a pessoa faça os seguintes atos de piedade:

a) Adoração; b) Agradecimento; c) Reparação; d) Petição.

1) No ato de adoração, nós louvamos a Deus Filho, Jesus Cristo, que se dá a nós pela Sagrada Eucaristia. É a hora de adorá-lo com o mais profundo respeito, reconhecer a sua majestade, grandeza e louvar a sua beleza infinita.

2) No ato de agradecimento, nós agradecemos a Jesus Sacramentado por se dar a nós em alimento e por tantos benefícios incalculáveis, como ter nos redimido e nos salvado; ter nos dado a vida; a graça do batismo; a fé, esperança e a caridade; e tantos dons sobrenaturais e materiais de nosso dia a dia.

3) No ato de reparação, manifestamos o quanto nos pesa termos pecado; pedimos perdão a Deus por nossas falhas e nossos erros; por termos ofendido a Ele e ao próximo; reconhecemos nossa miséria e o quanto Ele é misericordioso.

4) Na petição, é o momento de pedir a Deus coisas sobrenaturais, sobretudo a nossa santificação, salvação e perseverança. Pedir também pela Igreja, pelo Santo Padre, pelos sacerdotes, pela evangelização do mundo, por nossos familiares… O que não impede, também, de pedirmos a Deus bens temporais, desde que sejam razoáveis e conforme a Sua vontade.

Abaixo oferecemos ao leitor uma breve ação de graças para ser dirigida a Jesus Sacramentado.

Ato de Fé

Senhor meu, Jesus Cristo, creio que estais verdadeiramente no meu coração com vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade; eu o creio mais firmemente do que se Vos visse com meus próprios olhos.

Ato de Adoração

Ó meu Jesus, eu Vos adoro presente no meu coração, e me uno a Maria Santíssima, aos Anjos e aos Santos para Vos adorar como mereceis.

Ato de Agradecimento

Ó Jesus, Senhor meu, eu Vos agradeço de todo o coração por terdes querido vir habitar na minha alma. Virgem Santíssima, Anjo de minha guarda, e vós todos, Anjos e Santos do Céu, agradecei a Jesus por mim.

Ato de Amor

Ó Jesus, meu Deus e meu Senhor, eu Vos amo de todo o meu coração e desejo amar-Vos quanto o mereceis; fazei que Vos ame sobre todas as coisas, agora e por toda a eternidade.

Ato de Oferecimento

Ó meu Jesus, Vós Vos destes todo a mim e eu me dou todo a Vós; ofereço-Vos meu coração e minha alma, consagro-Vos toda a minha vida e quero ser vosso por toda a eternidade.

Ato de Esperança

Ó meu Jesus, agora que estais presente na minha alma, espero que nunca mais Vos separeis de mim, mas que ficareis sempre comigo, comunicando-me vossa divina graça.

Ato de Petição

Ó meu Jesus, dai-me, eu Vo-lo peço, todas as graças espirituais e temporais que conheceis serem necessárias à minha alma; encomendo-Vos também as necessidades dos meus superiores, parentes, amigos, benfeitores, e as das Santas Almas do Purgatório.

Está acompanhando os nossos artigos? Escreva-nos e sugira algum tema católico de seu interesse. Deixe o seu comentário logo abaixo!

One Response

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *