01 Qua
Jan
02 Qui
Jan
03 Sex
Jan
04 Sáb
Jan
05 Dom
Jan
06 Seg
Jan
07 Ter
Jan
08 Qua
Jan
09 Qui
Jan
10 Sex
Jan
11 Sáb
Jan
12 Dom
Jan
13 Seg
Jan
14 Ter
Jan
15 Qua
Jan
16 Qui
Jan
17 Sex
Jan
18 Sáb
Jan
19 Dom
Jan
20 Seg
Jan
21 Ter
Jan
22 Qua
Jan
23 Qui
Jan
24 Sex
Jan
25 Sáb
Jan
26 Dom
Jan
27 Seg
Jan
28 Ter
Jan
29 Qua
Jan
30 Qui
Jan
31 Sex
Jan
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Antão Dia 17 de Janeiro (Memória)
Local: Tebaida, Egito
Data: 17 de Janeiro † 356

Santo Antônio, abade, na tradição portuguesa é chamado Santo Antão. Este nome parece vir de Portugal. Santo Antão, muito venerado no Brasil, sobretudo como Patrono dos animais domésticos, é cultuado no mundo inteiro.

Santo Antão nasceu no Egito por volta do ano 250 e morreu com mais de 100 anos, em 356. Jovem ainda, perdeu os pais. Deles herdou uma considerável quantidade de bens, ficando aos seus cuidados uma irmã. Pouco depois, ouvindo o Evangelho na Liturgia: Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuís e dá aos pobres (Mt 19, 21), considerando estas palavras dirigidas a ele, deu aos vizinhos sua melhor terra, vendeu o patrimônio que tinha, mantendo apenas o necessário para si e sua irmã. Mais uma vez, ele ouviu a passagem do Evangelho: Não vos preocupeis pelo dia de amanhã (Mt 6, 34), desfez-se de tudo o que possuía, confiou sua irmã a uma Casa de Virgens, retirou-se para um lugar solitário ou ao deserto, onde começou a levar vida de penitente, dedicando-se a trabalhos manuais, à oração e à leitura. Seu exemplo teve vasta ressonância e foi propagado em toda a Igreja por Santo Atanásio. É considerado o pai dos monges e de todas as formas de vida religiosa.

Antão teve muitos discípulos, fundou vários mosteiros, embora pessoalmente vivesse a maior parte do tempo em lugares solitários. Se ele é cognominado de "Abade" é porque foi considerado o pai, o iniciador do monaquismo na Igreja e não porque estivesse à frente de uma Comunidade monástica. Sensível aos problemas de seu tempo, colaborou para o bem comum com as autoridades eclesiásticas e civis.

A mensagem de Santo Antão: Procurou viver radicalmente o Evangelho, cumprindo o mandamento da pobreza e procurando realizar o mandamento do amor de Deus e do próximo. Ele serve a Deus por uma vida heroica, renunciando a si mesmo e amando a Deus acima de tudo. Sobressai a renúncia aos bens terrenos para possuir a única riqueza.

A Oração depois da Comunhão lembra que Antão, diante das muitas tentações pelas quais foi acometido, obteve esplêndidas vitórias. Trilhou, pois, o caminho da perfeição apontado por Cristo no Evangelho.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Antão, rogai por nós!

Oração a Santo Antão

Ó Deus, que permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, o demônio perturbasse Santo Antão com violentas tentações, mas lhe destes força de vencê-las, enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações que me agridem, pelo rádio, televisão, novelas, bailes, cinemas, revistas, propagandas e maus companheiros.
Santo Antão, ficai sempre ao meu lado; vós que vencestes o demônio, na aparência de um bicho imundo, me dareis força na tentação. Na hora da tentação, socorrei-me Santo Antão.
Amém

Ver mais orações






Compartilhar: