01 Dom
Dec
02 Seg
Dec
03 Ter
Dec
04 Qua
Dec
05 Qui
Dec
06 Sex
Dec
07 Sáb
Dec
08 Dom
Dec
09 Seg
Dec
10 Ter
Dec
11 Qua
Dec
12 Qui
Dec
13 Sex
Dec
14 Sáb
Dec
15 Dom
Dec
16 Seg
Dec
17 Ter
Dec
18 Qua
Dec
19 Qui
Dec
20 Sex
Dec
21 Sáb
Dec
22 Dom
Dec
23 Seg
Dec
24 Ter
Dec
25 Qua
Dec
26 Qui
Dec
27 Sex
Dec
28 Sáb
Dec
29 Dom
Dec
30 Seg
Dec
31 Ter
Dec
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São João Damasceno Dia 04 de Dezembro (Memória Facultativa)
Local: Jerusalém, Israel
Data: 04 de Dezembro † c. 749

João é chamado Damasceno porque natural de Damasco na Siria, onde nasceu em data muito incerta, podendo-se situá-la, porém, na segunda metade do século VII. Sendo considerado o último dos Padres da Igreja, está presente entre os maiores representantes da sabedoria teológica oriental. Foi também um dos maiores poetas da Igreja oriental, compondo numerosos hinos para a Liturgia. Morreu no mosteiro de São Sabas perto de Jerusalém, entre o ano de 749-753. Em 1890, o papa Leão XIII distinguiu-o com o honroso titulo de Doutor da Igreja.

Damasco, na Síria, foi conquistada pelos árabes muçulmanos em 661, tornando-se então califado. Poucos anos depois nascia ali João. Seu pai, também de nome João, foi funcionário do califado. O próprio João filho, apesar de cristão, durante alguns anos continuou a serviço do califa.

Por volta de 760 deixou a corte, renunciou a tudo, distribuiu os bens aos pobres e retirou-se como monge ao mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém. Foi ordenado sacerdote pelo patriarca de Jerusalém, João V, que se serviu dele como pregador e escritor, especialmente durante a polêmica iconoclasta. Desde sua entrada no mosteiro de São Sabas, sua existência decorreu no silêncio do claustro, entregue aos estudos, à disciplina monástica e à atividade literária, principalmente no campo da ciência teológica. Em sua obra mais original A fonte da ciência, ele tenta uma exposição sistemática do dogma católico, seguindo o Credo. Não quis ser original. Dominava praticamente todos os conhecimentos teológicos de sua época e teve o grande mérito de condensar em seus escritos as doutrinas teológicas dos Santos Padres gregos. Os escritos de São João Damasceno abrangem quase todos os setores da doutrina cristã: teologia dogmática, apologética, ascética, exegese, homilética, poesias sacras e até obras polêmicas. Dissertou, particularmente, sobre o mistério da Encarnação do Verbo Divino e sobre a Santíssima Virgem Maria, sua imaculada conceição, a maternidade divina, a virgindade perpétua de Maria e sua Assunção ao céu em corpo e alma depois da morte.

Engajou-se decididamente na defesa do culto das imagens nas igrejas contra os iconoclastas. Sobre a questão escreveu o livro Orações sobre as imagens sagradas. A defesa do culto das imagens pode-se resumir na seguinte frase sua: "Não é a matéria que honramos, mas o que ela representa; a honra que prestamos à imagem é transferida para quem é seu modelo".

A Oração coleta pede a Deus que possamos contar com o apoio das orações do presbítero São João Damasceno para que a verdadeira fé por ele ensinada de modo tão eminente seja sempre nossa luz e nossa força.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São João Damasceno, rogai por nós!






Compartilhar: