Todas as orações

A Prática da Presença de Deus

Irmão Lourenço da Ressurreição

Cartas

VI Carta

Recebi da senhora M... as coisas que você me deu. Surpreende-me que não comente o que pensa sobre o livro que te enviei, e que deve ter recebido. Agora, em tua velhice, ora de coração sobre a prática da presença de Deus; é melhor tarde do que nunca! Não consigo imaginar como pessoas religiosas podem viver satisfeitas sem essa prática.

Pela minha parte, continuo retirado na profundidade e no centro de minha alma, tanto quanto posso; e enquanto eu estou assim com Ele nada temo; porém o menor afastamento Dele me resulta insuportável. Este exercício não fadiga o corpo em demasia: no entanto, às vezes (melhor dito, frequentemente) é apropriado privá-lo de muitos pequenos prazeres inocentes e autorizados: porque Deus não vai permitir a uma alma que quer ser inteiramente consagrada a Ele encontre prazeres em outras coisas e não Nele; isto é mais do que razoável. Não estou dizendo que devemos nos impor repressões violentas. Não, devemos de servir a Deus com uma santa liberdade, devemos de fazer nosso trabalho fielmente, sem preocupação nem intranquilidade; fazendo voltar nossa mente a Deus suavemente e com calma, sempre que percebermos que está se desviando Dele.

No entanto, é necessário colocar toda a nossa confiança em Deus, pondo de lado todos os outros cuidados da vida, e até mesmo algumas formas particulares de devoção que embora muito boas em si mesmas, muitas vezes você se submerge irracionalmente nelas, esquecendo que estas devoções são apenas meios para atingir o fim. Quando por meio deste exercício da presença de Deus estamos com Ele (que é o nosso propósito), é inútil retornar a estes meios; porém podemos continuar com o nosso tratamento de amor com Ele, perseverando na sua santa presença; às vezes por um ato de louvor, adoração, ou desejo; outras vezes por um ato de renúncia, ou de ação de graças, e em todas as outras maneiras que nosso espírito possa desenvolver. Mas não se desencorajes pela rejeição que, por causa de sua própria natureza, possa encontrar fazendo isso; você deve se sacrificar. No início, frequentemente você pensa que é tempo perdido. Mas você deve ir em frente, e resolver perseverar nele até a morte, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.

Me recomendo as orações de sua Santa comunidade, e as suas em particular. Sou teu em nosso Senhor.


Conheça este livro:

A Prática da Presença de Deus
(Irmão Lourenço da Ressurreição)
Clique aqui para ler online

Clique aqui para comprar