Oferecimento diário (Apostolado da Oração) Orações para o dia-a-dia
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor.
Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pela intenção do Santo Padre para este mês.
Intenções confiadas pelo Papa à sua Rede mundial de oração para o ano de 2024 (fonte: osservatoreromano.va/pt/news/2023-02/por-007/intencoes-da-rede-mundial-de-oracao.html):
JANEIRO/2024
Pelo dom da diversidade na Igreja
Rezemos para que o Espírito nos ajude a reconhecer o dom dos diversos carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza de diferentes tradições rituais dentro da Igreja católica.
FEVEREIRO/2024
Pelos doentes terminais
Rezemos para que os doentes na fase terminal da vida, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
MARÇO/2024
Pelos novos mártires
Oremos por aqueles que em várias partes do mundo arriscam a vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com a própria coragem e o próprio impulso missionário.
ABRIL/2024
Pelo papel das mulheres
Oremos para que sejam reconhecidas em todas as culturas a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações das quais são vítimas em várias partes do mundo.
MAIO/2024
Pela formação dos religiosos, religiosas
e seminaristas
Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam no próprio caminho vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a ser testemunhas credíveis do Evangelho.
JUNHO/2024
Por quantos fogem do próprio país
Oremos para que os migrantes que fogem de guerras ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem aceitação e novas oportunidades de vida nos países de acolhimento.
JULHO/2024
Pela pastoral dos enfermos
Oremos para que o sacramento da unção dos enfermos doe às pessoas que o recebem e aos seus entes queridos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.
AGOSTO/2024
Pelos líderes políticos
Oremos para que os líderes políticos estejam ao serviço do próprio povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando de quantos perderam o trabalho e dando prioridade aos mais pobres.
SETEMBRO/2024
Pelo grito da terra
Rezemos a fim de que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes naturais e das alterações climáticas, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos.
OUTUBRO/2024
Por uma missão partilhada
Oremos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um estilo de vida sinodal, no sinal da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.
NOVEMBRO/2024
Por quantos perderam um filho
Oremos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha recebam apoio na comunidade e paz de coração do Espírito consolador.
DEZEMBRO/2024
Pelos peregrinos de esperança
Rezemos para que este Jubileu nos fortaleça na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.
Intenções confiadas pelo Papa à sua Rede mundial de oração para o ano de 2025 (fonte: osservatoreromano.va/pt/news/2024-02/por-008/intencoes-da-rede-mundial-de-oracao.html):
JANEIRO/2025
Pelo direito à educação.
Rezemos para que os migrantes, os refugiados e as pessoas atingidas pela guerra vejam sempre respeitado o seu direito à educação, necessária para construir um mundo melhor.
FEVEREIRO/2025
Pelas vocações para a vida sacerdotal e religiosa.
Oremos a fim de que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento ao serviço da missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.
MARÇO/2025
Pelas famílias em crise.
Rezemos para que as famílias divididas possam encontrar no perdão a cura das suas feridas, redescobrindo também nas próprias diferenças a riqueza recíproca.
ABRIL/2025
Pelo uso das novas tecnologias.
Oremos a fim de que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.
MAIO/2025
Pelas condições de trabalho.
Rezemos para que, através do trabalho, cada pessoa se realize, as famílias se sustentem com dignidade e a sociedade possa tornar-se mais humana.
JUNHO/2025
Para que cresçamos na compaixão pelo mundo.
Oremos a fim de que cada um de nós encontre consolação na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo.
JULHO/2025
Pela formação no discernimento.
Rezemos para aprender cada vez mais a discernir, a saber escolher os percursos de vida e a rejeitar tudo o que nos afasta de Cristo e do Evangelho.
AGOSTO/2025
Pela convivência comum.
Oremos a fim de que as sociedades em que a convivência parece mais difícil não cedam à tentação do conflito por motivos étnicos, políticos, religiosos ou ideológicos.
SETEMBRO/2025
Pela nossa relação com toda a criação.
Rezemos para que, inspirados por São Francisco, possamos experimentar a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito.
OUTUBRO/2025
Pela colaboração entre as diferentes tradições religiosas.
Oremos a fim de que nós, crentes de diversas tradições religiosas, trabalhemos juntos para defender e promover a paz, a justiça e a fraternidade humana.
NOVEMBRO/2025
Pela prevenção do suicídio.
Rezemos para que as pessoas tentadas pelo suicídio encontrem na sua comunidade o apoio, a assistência e o amor de que precisam e se abram à beleza da vida.
DEZEMBRO/2025
Pelos cristãos em contextos de conflito.
Oremos a fim de que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Médio Oriente, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança.
(Texto aprovado com o "Nihil Obstat" de D. Odilo Pedro Scherer, Cardeal-Arcebispo de São Paulo.)