Livro I, Capítulo 8 A Imitação de Cristo - Meditações
Livro I - Avisos úteis para a vida espiritual
Capítulo 8 - Como se deve evitar a excessiva familiaridade.
1. Não abras teu coração a qualquer homem (Eclo 8,22), mas trata de teus negócios com o sábio e temente a Deus. Com moços e estranhos conversa pouco. Não lisonjeies os ricos, nem busques aparecer muito na presença dos potentados. Busca a companhia dos humildes e simples, dos devotos e morigerados, e trata com eles de assuntos edificantes. Não tenhas familiaridade com mulher alguma; mas, em geral, encomenda a Deus todas as que são virtuosas. Procura intimidade com Deus apenas, e seus anjos, e foge de seres conhecido dos homens.
2. Caridade se deve ter para com todos; mas não convém ter com todos familiaridade. Sucede, frequentemente, gozar de boa reputação pessoa desconhecida que, na sua presença, desagrada aos olhos dos que a veem. Julgamos, às vezes, agradar aos outros com a nossa intimidade, mas antes os aborrecemos com os defeitos que em nós vão descobrindo.
Vamos refletir um pouco sobre o que essa meditação quer nos ensinar a respeito dos vínculos que cultivamos
Esse capítulo nos faz buscar prudência no modo de nos relacionarmos, lembrando que nem toda proximidade faz bem ao nosso coração. Uma coisa é ter caridade com todos e outra bem diferente é ter intimidade com todos. Quando abrimos demais o coração, sem discernimento, corremos o risco de nos arrepender daquilo que falamos sem fruto. Porque a verdadeira segurança está em escolher bem as companhias, buscar pessoas simples, sábias e tementes a Deus, e guardar um espaço interior que pertence só a Ele. Quanto mais a pessoa se recolhe em Deus, menos necessidade sente de se expor, de agradar ou de ser reconhecida, e vive em paz.
Agora, pra finalizar, deixo três perguntas pra te ajudar a trazer isso pra vida concreta:
Tenho escolhido bem com quem compartilhar meus pensamentos, lutas e decisões?
A maioria das minhas amizades têm me aproximado de Deus… ou têm me deixado mais disperso e inquieto?
Quando me abro com alguém será que estou buscando, na minha carência, somente validação de meus atos?