Apresentação

Esta poderosa ferramenta irá mudar completamente sua vida de oração. Mas para se ter uma vida de oração fecunda e eficaz, é sumamente necessário a constância e perseverança. Faça o propósito de voltar aqui frequentemente para que sua fé, esperança e caridade aumente cada vez mais.

Antes de iniciarmos, devemos entender a importância da oração.

ELA É MEIO DE SALVAÇÃO

É pela oração que iremos alcançar as graças que nos são necessárias para não somente a salvação, mas a santificação. Santo Afonso dizia: "Quem reza se salva, quem não reza, certamente se condena". Essas palavras do santo podem parecer um tanto duras e radicais, mas vemos a sua coerência quando compreendemos que é pela oração que DEUS vai moldando a nossa débil vontade à suprema e soberana Vontade dEle.

ELA É ARMA

Pela oração combatemos contra os três inimigos da alma: o mundo, a tríplice concupiscência (concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida) e o demônio.

Para as almas iniciantes, são dois os graus de oração: vocal e mental.

A ORAÇÃO VOCAL

Esse tipo de oração é caracterizada pela verbalização de palavras. A sublime oração vocal é o Pai-Nosso. No entanto, Santa Teresa de Ávila deixa bem claro, no seu livro Caminho de Perfeição que é impossível separar a Oração Vocal da Oração Mental, visto que para rezarmos vocalmente devemos em nosso intelecto meditar no que está sendo dito.

A ORAÇÃO MENTAL

Também conhecida como Meditação, a Oração Mental, é a contemplação de um Mistério ou Verdade de Fé, através dos atos de fé, esperança e caridade, visando a iluminação da inteligência, ou seja, que o próprio DEUS se revele. Para ficar mais claro, a meditação dirigida vai ajudar. Essa ajuda que estamos disponibilizando é apenas uma ferramenta para que aos poucos você vá se familiarizando com o método até que você consiga caminhar com suas próprias pernas.

Antes e depois da oração

Muitos reclamam de distração na oração e isso acontece com a maior parte das pessoas por culpa delas mesmas. A alta frequência com que consumimos tantas informações nas telas de dispositivos é a principal causa da tanta dissipação. Devemos procurar educar a nossa vontade utilizando esses meios ao nosso favor e não para que eles nos escravizem. Para alguns, ficar em silêncio é torturante, mas a doce recordação dos mistérios meditados na Oração Mental, vai nos ajudando a manter-nos em comunhão com o Senhor ao longo do dia e isso será para nós auxílio na prática das virtudes e principalmente do propósito que fizermos ao final da oração.

A Equipe do Pocket Terço está constantemente engajada na salvação das almas, e acreditamos que com esta Meditação Dirigida você encontrará um caminho mais rápido para sua salvação e santificação.

 Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Invocação ao Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

 Encontra-se consigo

Silencie-se e procure perceber o que está te agitando:
- Algum barulho?
- Algum problema?
Não fuja deles, mas os entregue confiantemente ao Senhor na certeza de que em Sua bondade está cuidando de tudo.

"Senhor, o fato de tudo isso me incomodar só evidencia a minha infinita miséria, porque quero dar conta de tudo, quero estar sempre no controle e não sei me abandonar, me entregar confiantemente como uma criança nos Vossos braços de Pai. À Vossa Divina Misericórdia recorro diante das minhas misérias."

Não tenha pressa. Entregue tudo agora.

(tempo para sua oração de entrega)

Quando conseguir silenciar-se e entregar a Deus suas preocupações, siga para o próximo passo.

 Ato de Fé

Agora é hora de encontrar-se com Deus. Coloque-se na presença dEle, que é tão real quanto a sua.

"Meu Senhor e meu DEUS, creio firmemente que estás aqui diante de mim, que me vês e que me ouves."

Novamente, não tenha pressa. Feche seus olhos e visualize Ele diante de ti, aguardando para ter este diálogo. Imagine Nosso Senhor como na imagem do Sagrado Coração, de braços abertos dizendo: "Vinde a mim vós todos... vinde a mim!"

(tempo para sua construção da imagem de Deus)

Quando estiver pronto, siga para o próximo passo.

 Ato de Humildade

Reconheça agora sua pequenez diante de toda a grandeza de Deus. Como o seu Criador generoso, quem te deu tudo de graça: sua vida, suas mãos, seus olhos, sua voz... e que tão ingratamente você usa para ofendê-LO com seus pecados. Se humilhe diante de Deus.

"Adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados. Nesta hora deveria eu estar no inferno por causa deles; de todo o coração arrependo de Vos ter ofendido, ó Bondade infinita."

Não se apresse. Humilhe-se diante da Infinita Grandeza de Deus, criador do céu e da terra.

(tempo para sua oração de humilhação diante de Deus)

Quando estiver pronto, siga para o próximo passo.

 Ato de Petição das Luzes

Agora peça a Deus as graças necessárias para este momento de oração.

"Peço-Vos também, Senhor, a graça para fazer com fruto este tempo de oração. Minha Mãe Imaculada, São José, meu Pai e Senhor, meu Santo Anjo da Guarda, intercedei por mim."

Reze uma Ave Maria à Santíssima Virgem, a fim de que nos obtenha esta luz: Ave-Maria...
Na mesma intenção, ofereça um Glória ao Pai a São José, ao Anjo da Guarda e ao nosso Santo Protetor: Glória ao Pai...

Quando finalizar, siga para o próximo passo.

 Meditação

Chegou o momento de fazer uma Leitura Orante. Escolha um trecho de algum livro ou a própria Sagrada Escritura e leia calmamente, com muita atenção e parando nos trechos que lhe forem mais marcantes.

Sugestões de leitura:
- Imitação de Cristo;
- Filotéia;
- Algum livro de um Santo;
- Bíblia Sagrada.

Não tenha pressa. Para uma boa Leitura Orante não é necessário terminar todo o trecho selecionado. O objetivo não é estudar, e sim saborear o que não está explícito no texto, mas que através dele Deus irá te falar.

Não fique somente lendo. Lembre-se que o objetivo é rezar amando.

(tempo da sua meditação: escolha sua leitura ou passe para a próxima página onde trazemos um texto que muda diariamente)

Neste momento o Coração de Nosso Senhor está completamente voltado aos seus apelos. Faça sinceros atos de amor, humildade, arrependimento, agradecimento. Se lhe falta palavras, diga repetidamente o quanto você deseja crescer no amor a Ele. Peça insistentemente a graça de fazer em tudo a Divina Vontade do Senhor.

 Texto para Meditação

O Abandono à Providência Divina

Pe. Jean Pierre de Caussade

Livro Segundo: Da ação Divina e da maneira como ela trabalha sem cessar na santificação da alma

CAPÍTULO XI - A ação divina traz a todas as almas a santidade mais eminente; basta abandonar-se a ela, para se santificar

É por não saberem utilizar-se da ação divina, que tantos cristãos passam a vida correndo ansiosamente após uma multidão de meios, que podem ser úteis quando esta divina ação os ordena, mas que se tornam prejudiciais quando simplesmente impedem a união com ela. Toda essa multiplicidade não pode dar o que se encontra no princípio de toda a vida, que sem cessar nos está presente e que imprime a cada instrumento um impulso original tornando incomparável a sua ação.

Jesus enviou-nos um mestre que nós não escutamos bastante. Fala a todos os corações, diz a cada um a palavra de vida, a palavra única; mas não se lhe prestam ouvidos! Queremos saber o que disse aos outros, e não escutamos o que nos diz a nós mesmos. Não olhamos suficientemente as coisas no ser sobrenatural que a ação divina lhes dá. Deve-se receber e deve-se-lhe corresponder, conforme lhe é devido, com o coração aberto e uma atitude de plena confiança e generosidade, pois ela não pode fazer mal aos que assim a recebem.

A ação imensa que, desde o princípio até ao fim dos séculos, em si é sempre a mesma, vai passando por sobre todos os momentos; e na sua imensidade e na sua virtude, dá-se à alma simples que a adora, que a ama e que só com ela se goza.

Sentir-vos-íeis felizes, dizeis, em encontrar uma ocasião de morrer por Deus; encantar-vos-ia uma ação desta força, uma vida desta maneira. Perder tudo, morrer abandonado, sacrificar-vos pelos outros, são ideias que vos seduzem.

Eu, porém, Senhor rendo glória e toda a glória à vossa ação; nela encontro toda a felicidade do martírio, das austeridades, dos serviços prestados ao próximo. Esta ação me basta; de qualquer maneira que ela me faça viver e morrer, sou contente.

Agrada-me por ela mesma, por sobre todas as qualidades dos seus instrumentos e dos seus efeitos, pois se estende a tudo, tudo diviniza e tudo transforma em si. Tudo para mim é céu; todos os meus momentos são para mim ação divina, toda pureza; e quer na vida quer na morte quero alegrar-me com ela.

Sim, ó querido amor, não vos marcarei nem horas nem modos: sereis sempre benvindo. Parece-me, ó ação divina, que rasgastes ante os meus olhos o véu da vossa imensidade. Já só no vosso seio infinito é que eu dou os meus passos. Tudo o que provém hoje de vós, proveio ontem. O vosso fundo é o leito duma torrente de graças que se difundem sem cessar; vós é que as mantendes e agitais. Não hei de, pois, buscar-vos nos limites estreitos dum livro, da vida de um santo, ou duma ideia, por mais sublime que ela seja, pois são apenas como gotas desse mar que vejo espalhado sobre todas as criaturas. A todas inunda a ação divina. São átomos que desaparecem neste abismo. Não mais buscarei esta ação nos pensamentos das pessoas espirituais. Não irei mendigando o pão de porta em porta nem procurarei o agrado das criaturas.

Ó Senhor, quero viver de modo que vos faça honra, como filho dum verdadeiro pai infinitamente bom, sábio e poderoso. Quero viver em conformidade com aquilo que creio; e como esta ação divina se aplica constantemente e por todas as coisas à minha perfeição, quero viver desta grande e imensa riqueza; tesouro que não pode faltar, mas sempre presente e da maneira mais útil. Porventura haverá criatura cuja ação possa igualar a ação de Deu? E visto que essa mão incriada vai ela mesma dirigindo tudo o que me acontece, irei buscar socorro nas criaturas que são impotentes, ignorantes e sem afeição?

Iria morrer de sede, correndo de fonte em fonte, de ribeiro em ribeiro, tendo diante um mar que se espraia num dilúvio, encontrando-me rodeado de água por todas as partes!

Tudo se torna em pão para me alimentar, sabão para me branquear, fogo para me purificar; tesoura de jardineiro para em mim realizar figuras celestiais. Tudo é instrumento da graça para o que eu necessito; o que eu buscava em qualquer outra coisa, busca-me incessantemente e dá-se a mim por meio de todas as criaturas.

Ó divino amor! E tudo isto há de ser ignorado, haveis de por assim dizer lançar-vos à frente do mundo com todos os vossos favores, e vir a ser buscado por todos os cantos e recantos onde não sereis encontrado! Que loucura a de não respirar estando no meio do ar, de buscar onde pôr um pé estando em pleno campo; de não encontrar a água no dilúvio; de não encontrar a Deus, de não O saborear, de não receber a sua ação em todas as coisas!

Buscais os segredos de ser de Deus, ó queridas almas! Não há outros senão o de utilizar tudo o que Deus vos oferece. Tudo leva a esta união; tudo nos ajuda a aperfeiçoar-nos, exceto o que é pecado ou está fora da nossa obrigação: é só aceitar tudo e entregar-se à ação de Deus. Em tudo vos dirige, vos corrige e vos transporta. Tudo é mão de Deus. Tudo é terra, ar, água divina. A sua ação é mais extensa e mais presente que os elementos. Entra em vós por todos os vossos sentidos, desde que não useis deles senão conforme a ordem de Deus, pois é preciso fechá-los e resistir ao que não seja a sua vontade. Não há átomo que entrando em vós não vos faça penetrar esta divina ação até à medula dos OSSOS.

Tudo é dela e tudo por ela. Esse licor vital que vos corre nas veias, dela recebe o movimento. A diferença que existe nos vossos movimentos, a força ou a fraqueza, a languidez ou a vivacidade, a vida ou a morte, são instrumentos divinos a que ela imprime movimento para operar a vossa santificação. Sob a sua influência, todos os estados corporais se tornam operações da graça. Todos os vossos sentimentos e pensamentos, de onde quer que venham, partem dessa mão invisível. Não há coração nem espírito criado que possa ensinar-vos o que esta ação realizará; mas aprendê-lo-eis pela continuação da experiência. A vossa vida decorre sem cessar neste abismo desconhecido, onde não há senão que amar sempre e considerar o melhor aquilo que nos é presente, por uma perfeita confiança nesta ação, que de si não pode fazer senão bem.

Ó divino amor, todas as almas chegariam a estados sobrenaturais, sublimes, admiráveis, inimagináveis, se todas aceitassem de boa vontade a vossa ação. Se soubéssemos deixar liberdade a esta divina mão, atingiríamos a perfeição mais eminente. A ela chegariam todas as almas, pois a todas é oferecida. É só abrir a boca, e ela entrará por si mesma, pois não há alma que não tenha em vós o seu modelo infinitamente perfeito e que a vossa ação não trabalhe sem descanso por fazê-la semelhante a esse modelo. Se elas lhe fossem fiéis, viveriam, agiriam e falariam divinamente; não teriam senão de copiar-se umas às outras; a ação divina singulariza-las-ia a todas pelas coisas mais comuns.

Por que meio, ó meu Deus, poderei fazer apreciar das criaturas o que eu afirmo? Tendo um tesouro tão grande, que pode tornar rico o mundo inteiro, hei de ver morrer as almas na indigência! Hei de vê-las secar-se como as plantas do deserto, quando lhes mostro a fonte das águas vivas!

Vinde ó almas simples, que nem ao menos tendes uns laivos de devoção; almas desprovidas de talento, que nem sequer possuís os primeiros elementos de instrução, que não entenderam nada da terminologia espiritual, e deslumbradas admirais a eloquência dos sábios; vinde e eu vos ensinarei um segredo que vos fará passar acima de todos esses altos espíritos; eu vos tornarei a perfeição tão acessível que a encontrareis sempre debaixo dos vossos pés, sobre a vossa cabeça e ao redor de vós; e eu vos unirei a Deus e vo-lo farei ter da mão desde o primeiro momento em que puserdes em prática o que vos disser. Vinde, não para saber o mapa do país da espiritualidade mas para o possuir e para vos movimentardes nele à vontade, sem perigo de vos perderdes.

Vinde, não para estudar a teoria da divina graça; não para aprender o que ela tem realizado em todos os séculos, e ainda agora leva a cabo, mas simplesmente para a praticardes. Não precisais de saber as palavras que ela tem feito ouvir aos outros, para as recordar engenhosamente; mas ela vos falará em linguagem acomodada à vossa condição.


Conheça este livro:

O Abandono à Providência Divina
(Pe. Jean Pierre de Caussade)
Clique aqui para ler online

Clique aqui para comprar

 Pedido de Dons

Neste passo, peça os dons que mais precisa: o amor verdadeiro a Ele, a sua conversão, uma fé viva, um verdadeiro ódio ao pecado, a pequenez dos grandes santos, a pureza dos mártires, a perseverança, a fidelidade, as virtudes da paciência, da ordem, castidade...

Como você está diante dEle, aproveite para ser como uma criança que nada no mundo lhe preocupa ou tem importância, ao menos por um breve momento. Faça sua breve oração pedindo a Deus apenas dons espirituais, em especial a salvação de sua alma.

(tempo para sua oração)

Depois de pedir as graças para sua alma, siga para o próximo passo.

 Propósito

Depois de pedir, faça um propósito particular de evitar alguma falha mais frequente, como por exemplo, a murmuração ou a falta de paciência. Somos imperfeitos e cheios de vícios, então veja aquele que é mais difícil de corrigir ou superar e faça um propósito diante dEle.

(tempo para formular seu propósito)

Quando fizer seu propósito, siga para o próximo passo.

 Agradecimento e Súplica

Agradeça a Ele por sua família e amigos. Peça a Ele pelos sacerdotes, pelas almas do purgatório e pelos pobres pecadores.

(oração espontânea)

Depois reze: Pai-Nosso... Ave-Maria...

Finalize pedindo o auxílio para realizar o seu propósito:

"Senhor, eu Vos agradeço as luzes e os afetos que me destes nesta meditação e Vos peço perdão das faltas nela cometidas. Eu Vos ofereço as resoluções que com a vossa graça acabo de tomar, e resolvido estou a executá-las, custe o que custar. Pelos merecimentos de Jesus Cristo e pela intercessão de Maria Santíssima, dai-me a força de por fielmente em prática as resoluções que tomei."

Encerre com o Sinal da Cruz.