Apresentação

A entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria em nosso lar é a consagração total de nossa família ao Amor infinito de Deus; é proteção constante em nossa vida. É a benção misericordiosa de Jesus e sua Mãe Santíssima na vida da família.

Contemplando o Coração aberto de Nosso Senhor, os membros da família se lembrarão das palavras de Jesus: “Aprendam de mim que sou humilde e manso de coração” e procurarão viver a paciência e a bondade uns para com os outros.

Mostrando às crianças a imagem do Sagrado Coração de Jesus, será mais fácil para a mãe ensinar-lhes, desde pequeninas, o amor com que Deus nos ama. Olhando aquela imagem, os jovens poderão lembrar-se de um Deus amigo que nos amou e continua amando-nos “até o fim”. Diante daquela imagem, todos poderão repetir a jaculatória transformadora: “Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!” E, toda a família poderá reunir-se para um momento de oração em comum, lembrando que “família que reza unida, permanece unida!”

Entronização é para restituir Cristo a família e a família a Cristo. Têm por base as palavras de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria: “Eu hei-de reinar por meio do Meu Coração!” “Abençoarei as casas onde a imagem do meu coração for exposta e honrada!” – “Farei reinar a paz em suas famílias!”.

A família que se consagra ao Coração de Jesus é ciente de que a vida cristã, por si mesma, é já uma consagração iniciada com o Batismo e aperfeiçoada com os vários sacramentos.

Com o sacramento do matrimônio, o batizado se coloca à disposição de Cristo, como ministro, capaz de dar vida a novas criaturas para o Reino de Deus. Consagrar-se ao Sagrado Coração é um ato que empenha a família a um comportamento contínuo de resposta ao amor de Deus e a viver naquilo que é a essência do Evangelho, isto é, o amor que nos torna fácil a atuação, colocando-nos diante do modelo que é o Coração de Cristo.

Felizes as famílias que, através da devoção ao Coração do Redentor, colocam fé vivida no coração dos seus membros.

 Preparação

1º - Convidar um sacerdote (ou diácono) ao seu lar para realizar essa entronização.

2º - Reunir toda a família no lugar principal da casa

3º - Colocar a imagem do Sagrado Coração (gravura, pintura ou estátua) em lugar de honra da casa.

4º - Caso o sacerdote não tenha trago um aspersório com água benta, prepare para a benção da imagem um copo com água benta e raminho para aspergi-la.

 Bênção da Imagem

℣. O nosso auxílio está no Nome do Senhor.

℟. Que fez o Céu e a terra.

℣. O Senhor esteja convosco.

℟. E com o vosso espírito.

℣. Oremos.

Omnipotente e Sempiterno Deus, Vós não nos proibistes de representar os Vossos Santos em imagens de pedra ou em pinturas, de modo que, todas as vezes que olhássemos, com os olhos do corpo, para essas figurações, pudéssemos, com os olhos do espírito, meditar sobre a sua santidade e, desse modo, ser levados a imitar os seus atos. Pedimos-Vos, pois, que, na Vossa bondade, abençoeis e santifiqueis estes quadros (estas imagens), com os quais queremos honrar e ter sempre presentes no nosso espírito o Sacratíssimo Coração do Vosso Filho Unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Coração Imaculado de Sua Mãe Santíssima, Santa Maria. E que todos aqueles que, em presença destas imagens, se empenharem com humildade a servir e honrar o Vosso Filho Unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo, e a Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, d’Eles obtenham, pelos Seus méritos e intercessão, a Graça, nesta vida presente, e a Glória eterna, na vida que há-de vir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amem.

(O sacerdote asperge a imagem com água benta e todos os assistentes rezam em voz alta o Credo, em testemunho explícito da fé de toda a família.)

 Súplica

(Todos ajoelham e o sacerdote, em pé, recita a súplica)

Amorosíssimo Jesus, dignai-vos, em companhia de vossa Mãe dulcíssima, visitar esta morada e encher seus ditosos habitantes das graças prometidas às famílias que de modo especial se consagram ao vosso divino Coração. Vós mesmo, dulcíssimo Jesus, em revelação à vossa serva Margarida Maria e para os desígnios de vossa misericórdia, solicitastes do mundo inteiro a homenagem solene de amor ao vosso Coração santíssimo, que tanto amou os homens e dos quais é tão pouco amado. Esta família, pois, acudindo pressurosa ao vosso convite, em desagravo do abandono e apostasia de tantas almas, vos proclama amável soberano seu, e vos consagra absolutamente as alegrias e tristezas, as dores e trabalhos, o presente e futuro deste lar, de hoje para sempre inteiramente vosso.

Abençoai, pois, Coração santíssimo, todos os presentes; abençoai os queridos ausentes; e firmai, nesta casa, Senhor – nós vo-lo rogamos pelo amor de vossa Mãe Santíssima – firmai nesta casa o domínio de vossa caridade; infundi em cada um dos seus moradores o espírito de fé, de santidade e de pureza: fazei que estas almas só a vós pertençam, desapegando-as completamente do mundo e de suas loucuras e vaidades.

Abri-lhes, Senhor, a chaga do vosso paternal Coração, e nela, como em arca salvadora, guardai até à vida eterna estes que vossos são e vossos para sempre querem ser. Viva sempre neste lar, amado, bendito e glorificado, o Coração santíssimo de Jesus. Assim seja.

 Oração pelos membros ausentes e falecidos

Não devendo faltar ninguém no lar querido em hora tão solene e feliz, evoca-se a lembrança dos membros já falecidos da família, rezando-se por eles e pelos ausentes:

- Pai-Nosso
- Ave-Maria.

 Entronização

(Depois, o pai ou mãe de família coloca a imagem do Sagrado Coração de Jesus no lugar de honra que lhe está preparado e ajoelhando-se todos, o sacerdote reza o Ato de Consagração abaixo)

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Sagrado Coração de Jesus, que manifestastes a S. Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa.

Queremos doravante viver da vossa vida, queremos que floresçam no seio desta família as virtudes, a que prometestes já neste mundo a paz. Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes.

Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé, em nossos corações, pelo amor ser reservas de que estão abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção frequente da divina Eucaristia.

Dignai-vos, Coração divino, presidir às nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as angústias, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas.

Se, algum dia, um de nós tiver a desgraça de vos ofender, lembrai-lhe, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.

E quando soar a hora da separação, quando a morte lançar no meio de nós o luto, nós todos, os que partem e os que ficam, todos seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia, em que toda a família, reunida no céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios.

Digne-se o Coração imaculado de Maria, digne-se o glorioso patriarca S. José apresentar-vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.

 Últimas orações

(O sacerdote e os presentes recitam juntos a seguinte oração)

ORAÇÃO

GLÓRIA AO SAGRADO CORAÇÃO de Jesus! - Como foi grande a vossa misericórdia - para com os felizes servos deste lar! - Escolhestes a nossa família - como herança de amor - e santuário de reparação - que Vos daremos pela ingratidão dos homens. - Confusos, Senhor, - aceitamos a grande honra - de Vos ter como Chefe da família. - Nós Vos adoramos em silêncio, - felizes porque quereis tomar parte - em nossas alegrias e tristezas - em nossas fadigas e penas. - Não somos dignos que entreis nesta humilde morada. - A vossa palavra, porém, - revelou a bondade do Vosso Coração. - Nossas almas têm sede de Vós, - e acham na chaga do Vosso lado as águas da Vida eterna. - Por isso, contritos e confiantes, - viemos entregar-nos a Vós, - Vida imortal. - Permanecei entre nós, - ó Sagrado Coração, - pois estamos desejosos de Vos amar e fazer-Vos amado. - Sois a fornalha ardente - que há de abrasar o mundo - para regenerá-lo. - Seja esta casa para Vós o refúgio de Betânia, - onde repousareis na companhia de almas dedicadas, - que escolheram como melhor parte - a feliz intimidade de Vosso Coração. - Divino Salvador, - seja esta
casa asilo carinhoso como foi o Egito - quando fostes desterrado por vossos inimigos. - Vinde Senhor! Nesta nova Nazaré - amamos com profundo amor a Virgem Maria - a Mãe tão terna que Vós mesmo nos destes. - Não permitais que o mundo perverso - nos envolva nas trevas dos seus enganos. - Só a Vós queremos, - porque só Vós sois o Caminho, - a Verdade, - e a Vida. - Fazei-nos compreender as palavras que dirigistes a Zaqueu: - "É preciso que desde hoje - Me deis hospedagem em vossa casa". - Estabelecei aqui a vossa casa de repouso, - para que vivamos de vosso amor - e de vossa companhia. - Nós Vos proclamamos nosso Rei. - Não queremos outro, - senão Vós tão somente. - Seja sempre amado, - bendito e glorificado neste lar - o Coração triunfante de Jesus! - Venha a nós o Vosso Reino! - Amém

(Recita-se uma Salve-Rainha em homenagem de amor ao Coração Imaculado de Maria, e as jaculatórias abaixo)

℣. Sagrado Coração de Jesus
℟. tende piedade de nós! (3 vezes)

℣. Coração Imaculado de Maria
℟. rogai por nós!

℣. São José
℟. rogai por nós!

℣. Santa Margarida Maria
℟. rogai por nós!

℣. Viva o Sagrado Coração de Jesus nos séculos dos séculos.
℟. Amém!

BÊNÇÃO FINAL
(O sacerdote abençoa a família e o lar)