Todos os terços e novenas

Compartilhar:


  Apresentação

Memória no dia 24 de outubro (Calendário Antigo)

São Rafael Arcanjo é conhecido como o anjo da cura e do discernimento vocacional. No antigo calendário litúrgico da Igreja, havia um dia dedicado a cada um dos três arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. São Rafael era celebrado no dia 24 de outubro. No entanto, após a reforma do calendário litúrgico, a memória dos três arcanjos foi unificada em uma única festa, celebrada no dia 29 de setembro. Apesar dessa unificação, cada arcanjo mantém uma missão específica e singular no plano de Deus, e São Rafael é especialmente lembrado por sua missão de guiar os viajantes e curar os doentes.

A vida e a missão de São Rafael são narradas no Livro de Tobias, onde ele se apresenta como um dos sete espíritos que estão sempre diante de Deus. Ele é enviado para acompanhar o jovem Tobias em sua jornada, protegendo-o dos perigos e conduzindo-o ao encontro de sua vocação matrimonial. Além disso, São Rafael é o agente de duas grandes curas: a cura da cegueira de Tobit, pai de Tobias, e o exorcismo de Asmodeu, um demônio que atormentava Sara, a futura esposa de Tobias. Essas ações simbolizam tanto a cura física quanto a libertação espiritual, demonstrando o papel de São Rafael como um guia no caminho da fé e da pureza.

Na tradição cristã, São Rafael é invocado especialmente como protetor dos viajantes e como um intercessor poderoso para aqueles que buscam cura, seja ela física ou espiritual. Ele também é lembrado por ajudar os fiéis a discernir sua vocação e a encontrar o caminho que Deus preparou para cada um de nós. A memória litúrgica de São Rafael nos convida a confiar na providência divina e a buscar sua intercessão para sermos conduzidos em segurança pelo caminho da vida, sempre com o coração aberto aos desígnios de Deus.

A novena em Consoladora honra de São Rafael Arcanjo se propõe a invocar a intercessão deste poderoso protetor celeste, buscando sua ajuda em diversos aspectos da vida, como proteção durante viagens, cura de enfermidades, defesa contra tentações, orientação no matrimônio cristão, consolo nas aflições, proteção das famílias, fortalecimento espiritual nas provações, e bênçãos para as pessoas caridosas. Ao longo dos nove dias, os devotos refletem sobre as virtudes e os milagres realizados por São Rafael, pedindo sua assistência para alcançar graças específicas, fortalecer a fé e crescer em santidade.

São Rafael Arcanjo, rogai por nós e por nossas famílias!
1º dia

  Primeiro Dia

São Rafael, Guia dos Viajantes

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 1º Dia

O velho Tobit precisava enviar seu filho de Nínive, onde viviam, até Rages, cidade da Média, para exigir de seu devedor Gabael uma grande soma de dinheiro. Sabendo que este seu filho carecia da experiência dos viajantes, encarregou-o de procurar um guia fiel, que conhecesse bem o caminho e que lhe prometesse uma boa recompensa para que o conduzisse.

Logo que o piedoso filho Tobias saiu da casa, encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. Era o Arcanjo São Rafael, que, sob esta forma, tinha descido do céu, para acompanhá-lo. Atraído pela formosa presença do estrangeiro que se apresentou diante dele, perguntou-lhe o jovem Tobias se conhecia o caminho que levava à Média. "Sim", respondeu o Arcanjo, "conheço-o muito bem. Tenho percorrido frequentemente esse caminho. Hospedei-me em casa de Gabael." Ouvindo essa resposta, Tobias foi pressuroso dar a notícia ao seu pai.

O ancião admirou-se deste gesto da Providência Divina e mandou entrar em sua casa o jovem estrangeiro, fazendo-lhe várias perguntas. Pelas respostas que lhe deu o jovem, Tobit colocou nele toda a sua confiança e lhe entregou o seu filho. O guia, por sua vez, prometeu acompanhar o jovem Tobias, e assegurou que ia trazê-lo de volta são e salvo. Após ter recebido a bênção do pai, os viajantes partiram.

Com que fidelidade o Arcanjo desempenhou a sua tarefa, nós o sabemos pelo bom resultado de sua missão. Não só devolveu o jovem Tobias a seus pais, mas muito mais ainda entregou-o cumulado de bens, feito esposo de uma virtuosa companheira.

Consideremos agora que todos nós somos verdadeiros viajantes neste mundo. Não é esta vida, porventura, uma viagem do tempo para a eternidade, que não terminará mais? O Apóstolo diz que não temos aqui embaixo uma cidade permanente, e por isso caminhamos em busca da pátria futura.

É, portanto, de uma importância essencial que busquemos um guia fiel, que nos conduza pelo bom caminho. São muitas as almas que se afastam desse bom caminho, e por esse motivo não chegam ao porto da salvação.

Algumas almas tomam por guia o interesse próprio; outras, as ambições; outras ainda o amor e os prazeres dos sentidos, ou as suas próprias paixões desordenadas. Todas elas, desencaminhadas, privadas de um bom guia, não chegam à pátria. Antes precipitam-se num abismo insondável.

Examinemo-nos um pouco. Perguntemo-nos: Quem foi até agora o guia em nossa vida? Fomos guiados pelas leis do Senhor ou pelas do mundo, pelas máximas eternas ou por nosso próprio capricho? Quando tivermos reconhecido que nos equivocamos de guia e de caminho, mudaremos de senda e recorreremos a São Rafael como protetor dos viajantes. Ele providenciará para nós um fiel condutor, quer dizer, um bom confessor, um prudente diretor ou um amigo sincero.

Antes de confiar-lhe nossa alma, consideremos suas ações, examinemos suas máximas e seu modo de proceder, como fez o ancião Tobit com respeito a São Rafael, que se apresentou com o nome de Azarias. Asseguremo-nos de que tenha experiência nos caminhos da salvação. Sendo assim, entreguemo-nos em suas mãos, e, a exemplo do jovem Tobias, obedeçamos durante a viagem de nossa vida a nosso condutor, e não comecemos nenhuma coisa importante sem pedir antes seu conselho. Se fizermos desta maneira a respeito do guia de nossa alma, chegaremos seguramente à pátria celestial, quando terminar a nossa viagem.

(Medita-se um pouco, e depois se lê o seguinte exemplo)

Exemplo

A Superiora Geral de um instituto franciscano e missionário teve que empreender uma longa viagem, acompanhada por quatro religiosas. Dirigiam-se a um noviciado dedicado a São Rafael.

Conforme o espírito da Igreja, colocaram a viagem debaixo da proteção do guia celeste dos viajantes, São Rafael, cuja imagem a superiora levava consigo.

No último dia da viagem, um carro particular levava as irmãs ao seu convento. Este carro, que adquiriram já usado, enganara – por sua aparência nova os olhos mais experientes. Ao passar por um declive acentuado entre dois precipícios, o fundo onde levavam as bagagens se abriu, as quatro rodas saltaram fora dos eixos e o carro parecia despedaçar-se. A Superiora foi a primeira a ser lançada ao caminho. Pondo-se de joelhos exclamou: “Meu DEUS, tende piedade de nós!” As outras quatro religiosas também foram lançadas fora do carro. Se o cavalo tivesse dado um só passo, as religiosas teriam sido despedaçadas; mas felizmente ficou imóvel, como se fosse de mármore, e todas as religiosas puderam escapar do perigo. Examinaram-se com certa inquietação. Contudo, nenhuma tinha sequer um arranhão. O cocheiro, jogado para longe, estava também são e salvo. O Anjo dos viajantes, seu protetor estimado, os havia salvado.

Sejamos também nós fiéis às advertências da Santa Igreja que invoca todos os dias o Arcanjo São Rafael na oração que compôs para os viajantes com o título de Itinerário. Jamais deixemos, antes de começar uma viagem, de pôr-nos debaixo da proteção deste celeste Arcanjo.

Agora se reza nove vezes o Glória ao PAI em honra dos nove coros angélicos.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
2º dia

  Segundo Dia

São Rafael, Protetor dos Peregrinos

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 2º Dia

Sigamos o jovem Tobias durante o primeiro dia de sua viagem. Tobias partiu, pois, seguido de seu cachorro, e deteve-se na primeira parada à beira do rio Tigre. Descendo ao rio para lavar os pés, eis que um enorme peixe se lançou sobre ele para devorá-lo. Aterrorizado, Tobias gritou, dizendo: Senhor, ele lança-se sobre mim. O Anjo disse-lhe: Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés. O Anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média. Deste modo, o Arcanjo soube tirar deste perigo grandes vantagens para o jovem Tobias, que tinha implorado seu auxílio.

Consideremos agora a nós mesmos, peregrinos nesta terra, no meio de uma multidão de perigos que nos cercam durante toda nossa vida. Quantos acidentes podem acontecer durante esta longa viagem! Quantas desgraças repentinas podem vir sobre nós, mesmo durante os divertimentos e prazeres! Podemos encontrar perigos durante os afazeres mais comuns, e nas ocupações de cada dia.

Ante estas provas inesperadas, que devemos fazer? O mesmo que fez Tobias: suplicar, do íntimo do coração, ao grande protetor de quantos se acham em perigo, e clamar a São Rafael: "Senhor, socorre-me, porque me vejo em perigo!"

A experiência nos ensinará que o Santo Arcanjo não tardará em socorrer-nos, como fez com o jovem Tobias.

Se deste modo devemos proceder nos perigos do corpo, com maior razão devemos fazer o mesmo nos perigos da alma. Quantas são as tentações com as quais o demônio nos assalta para que nós nos percamos! Quantas seduções emprega o mundo para fazer-nos cair em suas redes, enquanto a carne nos estimula e arrasta para que sigamos aos seus desordenados apetites! Quando nos vemos assaltados por estes monstros cruéis que ameaçam a nossa alma, acorramos logo a nosso santo protetor, e digamos-lhe: "Senhor, socorre-nos, pois se lançam sobre nós". Estejamos seguros de que não somente nos dará forças para resistir aos nossos encarniçados inimigos, mas fará além disso, que seus assaltos sejam proveitosos para nós. Se quisermos tirar proveito das tentações que nos perseguem, imitemos a Tobias; obedeçamos com prontidão ao guia de nossa alma e façamos com generosa exatidão o que ele nos ordena. Deste modo, estes mesmos perigos servirão para nosso progresso espiritual. Medite-se um pouco.

Exemplo

O povo de Puzzoli na Itália, dedica uma devoção especial a São Rafael. Um pedreiro deste lugar, chamado Genaro de Pietro, trabalhava no reparo de uma das paredes da Igreja, dedicada ao Santo Arcanjo. A obra já chegara às pilastras e faltava pouco para a conclusão. Os trabalhadores encontravam-se a uma altura considerável. Era um sábado, 3 de março; o sacerdote encarregado da igreja havia ornado ricamente o Altar maior, consagrado a São Rafael.

De repente, o mestre-de-obras escorregou e caiu do mais alto do andaime. Ao ouvir o barulho da queda, o sacerdote fixou os olhos com horror naquele espetáculo, e ao mesmo tempo ouviu dizer que o pobre já estava morto, sem poder ter recebido nenhum auxílio espiritual. Sem demora, o bom sacerdote, cheio de confiança, ajoelhou-se diante do Altar, e rezou com grande fervor. Todos os presentes rezaram com ele nove vezes o Glória ao Pai. Ao concluir, o morto abriu os olhos, suspirou, levantou-se, e começou a andar. A notícia do milagre logo se tornou pública e cresceu, de maneira extraordinária, o reconhecimento a São Rafael quando se observou que Genaro não tinha fratura nenhuma, nem ferida, nem a mais leve contusão. Poucos dias depois voltou ao trabalho, agradecendo com lágrimas ao Santo Arcanjo pelo enorme benefício, de que ele havia sido o objeto.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
3º dia

  Terceiro Dia

São Rafael, Refúgio dos Indigentes

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 3º Dia

Enquanto Tobit viveu na Judéia, ele foi um dos mais ricos e estimados da tribo de Neftalí. Depois da conquista de Salmanasar, foi levado cativo para Nínive com todos os outros filhos de Israel. Mas mesmo no desterro conservou uma certa prosperidade, porque o rei, depois de ter designado a todos os hebreus o lugar onde deviam permanecer, e do qual lhes foi proibido ausentar-se debaixo de severas penas, concedeu a Tobit, ao contrário dos outros, a liberdade de escolher seu lugar de residência e completa liberdade de ação, devido às suas boas qualidades. Deste modo, mesmo na escravidão, Tobit gozava de um certo bem-estar.

Mas as coisas deste mundo estão expostas a grandes vicissitudes. Morreu Salmanasar, e Senaquerib, seu filho sucedeu-lhe no trono. Inimigo dos judeus, o novo rei fez morrer um grande número deles. Ao saber que Tobit sepultava aquelas mesmas pessoas que ele, Senaquerib, mandara assassinar em Nínive, fez com que lhe fossem confiscados os bens e o condenou à morte.

Mas se DEUS permitira que Tobit ficasse reduzido à indigência, quis, no entanto, conservar-lhe a vida. Eis pois o rico Tobit convertido num pobre indigente. Mas seu infortúnio não parou aí. Retirando-se uma tarde fatigado pela tarefa de enterrar os mortos, deitou-se junto a um muro, onde adormeceu. E enquanto dormia, caiu-lhe dum ninho de andorinhas esterco quente nos olhos e ficou cego.

A cegueira unida à pobreza: Que profunda miséria! Para ganhar o necessário para a vida, Ana, sua esposa, até então acostumada a valer-se para tudo do serviço de suas criadas, viu-se na necessidade de exercer o serviço de tecela.

A única esperança de pôr um remédio a tantos males era um empréstimo que Tobit havia deixado com Gabael, que vivia na Média. Esta província achava-se muito distante e Tobit não conhecia alguém suficientemente fiel para poder confiar-lhe a tarefa de cobrar aquela dívida. Só lhe restou, pois, um meio: expôr seu único filho aos riscos de uma viagem longa e perigosa, sem ter a segurança de reaver o dinheiro. Foi quando São Rafael, o amigo e o refúgio dos indigentes, movido pela compaixão, ofereceu sua ajuda e, convertendo-se num guia para o filho de Tobit, acompanhou-o até a casa de Gabael e recebeu a quantia que estava devendo.

E não foi tudo: o Arcanjo preparou um remédio para os olhos de Tobit com o fel do peixe, e, para levar a sua felicidade ao cume, deu Sara, filha única de Raguel, como esposa a seu filho Tobias. A casa de Tobit, mergulhada numa profunda tristeza, chegou depressa a ser a mais rica e feliz de Nínive.

Consideremos neste dia a nossa posição pessoal. Nos encontramos em meio à prosperidade? Não nos enchamos de orgulho com as nossas riquezas, não as empreguemos em coisas profanas e em gastos supérfluos ou que não sejam conformes à nossa condição. Pelo contrário, consagremo-las ao socorro dos pobres, como Tobit o fez.

O que aconteceu a ele, pode também suceder conosco. Pode-se suscitar contra nós um pleito ou litígio no qual perdemos tudo o que possuímos. Uma calúnia pode armar contra nós a justiça humana e conduzir-nos à perda de todos os bens. Se, então, imitarmos Tobit na prosperidade, confiemos que em nossos infortúnios o Arcanjo São Rafael, protetor dos indigentes, nos fará recobrar nossa prosperidade anterior, e talvez até uma situação bem melhor ainda.

Se, em vez de gozar a prosperidade, nos encontramos na indigência, recorramos com fé a São Rafael; sua compaixão em favor dos desgraçados lhe fará encontrar o meio de socorrer-nos. Ele tocará o coração dos poderosos, e um deles nos tomará debaixo de sua proteção, do mesmo modo que Tobit foi protegido no seu cativeiro por Salmanasar; poderá também ser que o Santo Arcanjo nos faça encontrar antigos títulos que nos proporcionarão o meio de recuperar os bens que se nos deve, como foi para Tobit a dívida de Gabael; ou até, o próprio São Rafael inspirará a quantos dependem de nós o desejo de ajudar-nos com o trabalho de suas mãos, como o fez Ana para remediar a miséria da família. Por último, de um ou de outro modo, o Santo Arcanjo nos fará sentir os efeitos de sua poderosa proteção.

Medite-se um pouco.

Exemplo

Lê-se o seguinte relato tirado de uma pequena obra publicada pelo Padre Richa, da Companhia de JESUS, no ano 1751.

Havia em Florença um mosteiro de Religiosas beneditinas muito devotas de São Rafael. Seu confessor, o Padre Alvizzo, da Ordem Carmelita, tinha também uma confiança ilimitada no Santo Arcanjo. Estas boas Religiosas tiveram que sofrer uma grande prova relacionada à reputação de seu mosteiro. O assunto até chegou à Santa Sé, e das Religiosas apoderou-se uma ansiedade mortal.

Um dia, cerca da hora nona, ouviram alguém bater fortemente na porta do convento. A porteira abriu imediatamente a porta e se encontrou na presença de um peregrino, que pedia esmolas, dizendo: "Vou a Roma e lá ajudarei, e no meu regresso vos trarei notícias muito agradáveis; que a comunidade reze durante nove dias os salmos: Os céus proclamam (Sl 19), Muito me atribularam (Sl129) e Das profundezas (Sl 130); acendam também nove grandes velas brancas de cera, tudo isso em honra dos nove coros angélicos."

O confessor acorreu por sua vez; também ele tinha sido consolado com uma visão de São Rafael.

Um tempo depois, num Domingo, 1º de outubro, às seis horas da tarde, a Madre Abadessa estava conversando com algumas religiosas, quando um jovem aproximou-se delas apressadamente e lhes disse: "Boas notícias, boas notícias!" Dito isso, retirou-se com a mesma rapidez.

Com efeito, o assunto das Religiosas já estava resolvido favoravelmente e elas se viram livres do perigo que as ameaçava. Em prova de reconhecimento, a Madre Abadessa, Margarida Macci, mandou pintar num quadro São Rafael em traje de peregrino, como ele havia aparecido a elas. As Religiosas estabeleceram o costume de rezar todas as tardes, depois das Completas, os três Salmos recomendados pelo Arcanjo.

Além disso, durante nove dias contínuos, que começam com a festa de São Mateus, as Religiosas mandam acender nove velas de cera branca em homenagem ao Santo Arcanjo, seu insigne protetor. Desde então os três salmos indicados por São Rafael incluem-se nas novenas consagradas em sua honra.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
4º dia

  Quarto Dia

São Rafael, Consolador dos Aflitos

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 4º Dia

Que grande foi a aflição de Tobit, quando, ao despertar de seu sono, encontrou-se repentinamente cego! Sem dúvida o santo ancião conformou-se no íntimo de sua alma com a adorável vontade do Senhor; não obstante, a natureza reclamava também seus direitos e provocava, como acontece normalmente, aquela melancolia que sentem os cegos pela noite contínua em que devem viver. O próprio Tobit o disse ao Arcanjo São Rafael, quando foi levado a casa por seu filho, com o nome de Azarias. O Anjo lhe saudou com estas gratas palavras: "Que a alegria te acompanhe sempre!" Ao que Tobit respondeu com acento de amarga dor: "Que alegria posso gozar eu, que me encontro nas trevas e sem jamais ver a luz do céu?"

Naquele momento, exercendo o Santo Arcanjo seu ofício de consolador dos aflitos, predisse-lhe sua cura próxima com as palavras: "Tenha ânimo, Tobit, porque é fácil a DEUS curar-te."

Com efeito, no regresso de seu filho, o santo ancião teve o duplo consolo de reencontrar ao mesmo tempo a visão e o filho.

Não foi menor a aflição da qual o Arcanjo São Rafael livrou Sara, filha única de Raguel, da qual o demônio havia arrebatado sucessivamente sete maridos. O que mais afligia a infortunada viúva era a maldade de certas línguas que a acusavam de ser cúmplice naquelas mortes trágicas. Até uma criada sua lhe dirigiu uma insolente recriminação. Certo dia em que Sara a repreendeu, ela respondeu com estas injuriosas palavras: "Assassina de seus maridos, porventura queres também acabar comigo, como acabaste com teus sete esposos?" Estas palavras afligiram tanto a filha de Raguel que, cheia de angústia, se retirou a seu quarto, onde permaneceu três dias e três noites sem tomar alimento nem se entregar ao descanso, ocupada somente em chorar sua desgraça e pedir ao Senhor que a consolasse. Suas lágrimas e suas orações não foram infrutíferas. Foi quando o Senhor enviou o Arcanjo São Rafael, que devia consolar, de uma vez, o coração do ancião Tobit, restituindo-lhe a vista, e o coração de Sara, livrando-a da obsessão do demônio.

O Senhor, diz o texto sagrado, enviou Seu Anjo Rafael para curar os dois, cujas orações Lhe haviam sido apresentadas ao mesmo tempo. Por estas palavras, DEUS quis sugerir aos aflitos a idéia de recorrer a São Rafael, que quer e sabe consolá-los com bondade.

Consideremos agora que as aflições nunca podem faltar a quantos vivem neste mundo. Habitamos uma terra que não produz outra coisa a não ser espinhos e abrolhos. O homem se vê afligido por todos os lados: fisicamente pela doença, a pobreza e o cansaço; espiritualmente pelos escrúpulos, as dúvidas, desolações, melancolias, apreensões e sugestões diabólicas.

Talvez alguns poderiam levar uma vida tranquila. Contudo, se vêem submersos na dor por causa da conduta de seus filhos, da inveja de seus iguais e a opressão dos poderosos. Às vezes um ligeiro ressentimento com um amigo ou uma contestação aberta dos empregados basta para roubar a paz do coração e fazer-nos passar, como Sara, noites e dias inteiros numa tristeza contínua. Não só nossas próprias tribulações, mas também as dos outros contribuem a fazer-nos desgraçados: a morte de um filho, a doença de um parente, a falência de um comerciante, nos podem provocar uma amarga aflição, mesmo no meio de uma grande prosperidade.

Em tais circunstâncias, o que devemos fazer? Recorrer ao Arcanjo São Rafael, o consolador dos aflitos, recordar-lhe quão bem soube consolar Tobias e Sara e suplicar-lhe que seja também nosso verdadeiro consolador.

Medite-se um pouco.

Exemplo

São João de DEUS, consagrado ao serviço dos enfermos e destinado a fundar uma ordem religiosa para o consolo dos mesmos, foi privilegiado particularmente pelo Arcanjo São Rafael, que lhe socorreu em todas as necessidades.

Certo dia as provisões em seu hospital de Granada (Espanha) eram insuficientes. Faltava o pão para seus pobres e o coração do servo de DEUS achava-se angustiado. De repente apareceu-lhe São Rafael, e todos os que estavam presentes participaram desta visão. Estava vestido com um traje semelhante ao de São João de DEUS e levava um alforje cheio de pães.

O Santo reconheceu logo seu celeste protetor que já lhe tinha oferecido seus favores em outras ocasiões. O glorioso Arcanjo disse-lhe com uma voz doce e caridosa: "Meu irmão, todos nós formamos uma única e mesma Ordem. Há homens que, debaixo de um vestido grosseiro, podem ser iguais aos Anjos. Recebe estes pães que o céu te envia para socorrer a necessidade dos pobres." E, entregando-lhe o alforje, desapareceu, deixando no coração do Santo um grande consolo e alegria, que o mundo não seria capaz de proporcionar aos aflitos.

Atendendo à proteção dispensada ao Santo fundador, o Instituto de São João de DEUS venera São Rafael como seu Patrono especial, e celebra sua festa como solenidade e com oitava.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
5º dia

  Quinto Dia

São Rafael, Médico dos Enfermos

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 5º Dia

São Rafael traz no seu nome o título de médico dos enfermos, já que Rafael significa "Medicina de DEUS". A Santa Igreja, ao solicitar com ternura maternal a cura de seus filhos enfermos, pede ao Senhor em um de seus hinos litúrgicos que envie do céu São Rafael, o médico experiente, para que os cure de todos os males.

O mesmo Santo Arcanjo deu a conhecer sua habilidade na arte de curar quando mandou ao jovem Tobias conservar o fel do peixe, fazendo notar que serviria como remédio destinado a curar a cegueira de seu pai. A verdade destas palavras manifestou-se claramente quando, ao regressar à casa paterna, o jovem Tobias aplicou o remédio.

Consideremos agora a quantos males estamos expostos no decorrer de nossa vida. Os médicos dizem que, somente nossos olhos, podem padecer de mais de cem diferentes enfermidades. Imaginemos o que pode suceder nos outros membros de nosso corpo!

Por isso a saúde é considerada um dos tesouros mais preciosos que se pode possuir neste mundo. Cada um procura conservá-la a custa de mil precauções. E se por desgraça a perdemos, o que não fazemos para recobrá-la novamente? Chamam-se os médicos mais sábios e de maior fama; escreve-se cartas para o estrangeiro, para conhecer o diagnóstico dos mais famosos especialistas.

Quanto estimamos nossa saúde! Já que é esta a condição humana, que médico mais hábil poderemos encontrar para nossas enfermidades do que o Arcanjo São Rafael? Se ele se encarrega de assistir-nos, a cura é indubitável, porque ele não é apenas médico da saúde, "medicus salutis", mas, ainda mais, é o remédio infalível na sua qualidade de "medicina de DEUS", Raphael, medicina Dei. Porque, então, não recorrer com prontidão ao patrocínio de São Rafael em nossas enfermidades e nas daquelas pessoas que nos são mais queridas? Peçamos-lhe que nos assista e que inspire os médicos para que nos dêem os remédios mais adequados para uma rápida e completa cura.

Não são somente os enfermos que devem recorrer a São Rafael, mas também os próprios médicos no princípio da enfermidade. Que peçam ao Santo Arcanjo que se digne iluminá-los acerca da natureza e origem da doença, e sugira-lhes os remédios mais eficazes.

Se convier recorrer a São Rafael para que nos mantenha a saúde do corpo, ou para que no-la devolva quando a perdemos, com maior interesse devemos recorrer a ele para que nos mantenha a saúde da alma, que é a graça de DEUS. Peçamos-lhe pois, que se alguma vez a perdermos, nos faça reencontrá-la por meio de uma sincera conversão e penitência, da qual o fel do peixe é um verdadeiro símbolo, porque é amargo. Medite-se um pouco.

Exemplo

O Arcanjo São Rafael foi dado por nosso Senhor à Franciscana de Nápoles, Santa Maria Francisca das Cinco Chagas, para que a socorresse em suas enfermidades. O celestial espírito pôs nisso um cuidado extraordinário, digno de seu respeito e de seu amor a DEUS, que lhe havia confiado a Santa. Apareceu a ela em forma de jovem, vestido de branco e de uma beleza incomparável. Maria Francisca ficou surpreendida e sem poder dizer palavra.

Falou o Arcanjo por primeiro e lhe disse: "Eu sou Rafael, a quem o Altissimo enviou para curar a chaga de tuas costas que está a ponto de gangrenar-se. Renova a tua confiança em DEUS e Ele te abençoará." No dia seguinte pela manhã, a chaga estava já totalmente curada. Porém, alguns dias mais tarde, voltou a apresentar um aspecto alarmante. Irmã Maria Francisca sentia no coração uma dor tão aguda, que não podia mover-se. O Santo Arcanjo se tornou seu enfermeiro; cortava-lhe o pão tomando a faca de suas mãos dizendo-lhe com gracioso sorriso que não era capaz de servir-se a si mesma; se alguma vez tentava levantar uma cadeira ou outro objeto qualquer cujo peso lhe pudesse causar dano, o Arcanjo ajudava a levantá-los com as próprias mãos, e os levava ao lugar onde a Santa desejava colocá-los. De modo que esta bem-aventurada virgem chegou a gozar uma íntima familiaridade com o Santo Arcanjo.

Este exemplo nos ensina que tanto São Rafael, como os demais espíritos celestes, podem estar conosco nas circunstâncias e ocupações mais ordinárias da vida.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
6º dia

  Sexto Dia

São Rafael, Mediador no Matrimônio Cristão

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 6º Dia

Sara, filha de Raguel, julgava-se uma daquelas mulheres infelizes de Israel às quais o Senhor privava de posteridade. Porque, tendo casado sete vezes, via todos os seus maridos serem arrebatados pelo demônio, sem que pudessem nem sequer aproximar-se do leito nupcial. Em sua desgraça não fazia outra coisa a não ser chorar e pedir ao Senhor que a livrasse daquele opróbrio. E precisamente durante os três dias e três noites que Sara passou em oração e lágrimas, chegaram a Rages Tobias e São Rafael. Como Tobias não conhecia nada nesta cidade, perguntou a seu guia onde se alojariam. O Santo Arcanjo respondeu-lhe: "Nesta cidade vive um homem chamado Raguel, primo de teu pai. Iremos, pois, para sua casa. Ele tem uma filha única, a qual pedirás por esposa. Pois segundo a lei pertence a ti, como também todos os bens dela."

Surpreendido por tal proposta, o jovem Tobias objetou respeitosamente que ouvira que outros sete homens haviam desposado sucessivamente sua prima, e que todos eles tinham morrido vítimas do demônio Asmodeu.

Pediu-lhe, portanto, que considerasse que, sendo ele filho único, era para temer que se lhe sucedesse sorte tão fatal, sua família se extinguiria, e seus velhos pais morreriam de dor.

"Se puseres em prática o que eu te digo", respondeu o Arcanjo, "nada terás que temer. Quando entrares na câmara nupcial, tome uma parte das vísceras deste peixe, coloque-as sobre carvões acesos e a fumaça terá a força de afugentar o demônio. Consagra depois em união com tua esposa a maior parte da noite em oração e faz o mesmo nas duas noites seguintes. Na quarta noite virá sobre vós a bênção do Senhor."

Discorrendo deste modo, os dois viajantes entraram na cidade de Rages e se encaminharam para a casa de Raguel que, não obstante ignorar os nomes dos peregrinos, os recebeu com gosto, seguindo com isso a tradição dos Patriarcas a respeito da hospitalidade. Sabendo depois, por aquele que se fizera de guia, que o jovem era o filho de Tobit, seu primo, Raguel encheu-se de alegria, abraçou seu sobrinho, cobriu-o de beijos e, chamando sua mulher, mandou-lhe preparar uma festa. Mas o jovem Tobias, desejoso de obedecer a seu condutor, dirigiu-se a Raguel e disse: "Não tomarei alimento em tua casa, enquanto não me prometes a mão de tua filha."

Esta proposta surpreendeu o virtuoso Raguel o qual nada pôde responder. Então o Santo Arcanjo fez desvanecer seus temores dizendo: "Não temas a ceder à petição de Tobias, porque DEUS destinou tua filha a ele."

Raguel, consolado com estas palavras, exclamou: "Vejo que o Senhor ouviu as minhas súplicas e compadeceu-se de minhas lágrimas!" Sem demora chamou sua filha e, tomando sua mão direita, pô-la na de Tobias, uniu-as, abençoou-os e celebraram as bodas.

Quando Tobias retirou-se para a habitação nupcial, fez o que o Anjo lhe havia ordenado. Depois que o demônio foi afugentado pela fumaça misteriosa, Tobias e sua esposa imploraram a assistência Divina, por meio da oração. Na manhã seguinte, os dois esposos acordaram alegres e cheios de vida, para imensa alegria de seus pais e de todos os criados. Graças à proteção de São Rafael, permaneceram felizes no santo matrimônio até a hora da morte.

Consideremos agora as queixas que se ouvem frequentemente no mundo: Quantos esposos são infelizes no seu estado! Onde se deve buscar a origem destes desgostos? O mesmo Arcanjo São Rafael o diz muito claramente a Tobias: "Muitos se casam, banindo DEUS de seu coração e de sua alma." Para encontrar um esposo, as jovens se entregam à vaidade e sedução — em lugar de atender ao cumprimento de seus deveres de piedade cristã — a buscar a atenção e atrair para si os olhares de todos. Afastam DEUS de sua alma, e DEUS permite, por castigo, que não encontrem marido ou, se acabam por encontrá-lo, vivem depois descontentes entre as pesadas cadeias do matrimônio.

A virtuosa Sara não procedeu assim. Recorreu a DEUS e Ele enviou do céu o Arcanjo São Rafael, a fim de lhe proporcionar um marido digno de sua condição, e adornado de todas as qualidades que podia desejar. Portanto, é preciso confiar a DEUS o assunto da eleição de estado, e o Santo Arcanjo não deixará de proporcionar a cada um a esposa ou o esposo que lhe convém.

Considere-se por outra parte que Tobias, ao entrar na casa de Raguel, não tratou diretamente com Sara de seu matrimônio, mas a pediu a seu pai. Por isso, o Arcanjo São Rafael fez desaparecer tantas dificuldades que se apresentaram neste casamento.

Ah! Se todos os jovens imitassem a conduta de Tobias na escolha de sua esposa não haveria tantos litígios nas famílias! Os que querem escolher uma companheira para a vida dirijam-se diretamente aos pais, e não tratem o assunto com ela em segredo. Se aparecem dificuldades, recorram a São Rafael, seguros de que, se é para a glória de DEUS, Ele encontrará meio de vencer todos os obstáculos, como foi no caso de Tobias.

Em fim recorde-se que Sara não conhecia Tobias; que, ao desposar-se com ele, devia abandonar seu pai e sua mãe que tão ternamente a amavam, abandonar sua pátria, sua família, suas amigas, e partir para uma região muito distante, da qual provavelmente não voltaria jamais. No entanto, a piedosa jovem, sem fazer caso destas dificuldades, aceitou sem discussão o esposo que seu pai lhe designou. O Senhor, em recompensa por esta sua pronta obediência, abençoou-a e a fez feliz com seu esposo e com seus filhos.

Imitem, pois, os jovens a Sara e Tobias; tomem por mediador São Rafael; ele inspirará o coração dos pais piedosos e prudentes, aos quais convém sempre obedecer. Ele inclinará seus corações para os desejos dos jovens; a moça encontrará um bom marido, e o rapaz uma excelente esposa.

Medite-se um pouco.

Exemplo

O que vamos contar agora é uma história recente. O filho mais velho de uma numerosa família, devido aos reveses da fortuna, viu-se na necessidade de abandonar o lar paterno e ir a um país distante para procurar uma posição econômica melhor. Chegado a uma das grandes cidades da França e encontrando-se só e abandonado, perdeu bem depressa a fé nos princípios religiosos, adquiridos no seio de uma família eminentemente cristã.

Passado algum tempo, chegou a causar a desolação dos seus. Foi quando por uma especialíssima providência devido, sem dúvida, às orações de seus piedosos pais, encontrou-se com uma pessoa de bons sentimentos que se compadeceu de seu triste estado, lhe tratou com extrema bondade, procurou reanimar seu espírito abatido e o exortou a unir-se em suas orações a São Rafael para pedir que o Santo Arcanjo lhe obtivesse a graça de encontrar uma companheira que fosse seu consolo e seu amparo.

"Mas carecendo de posição e fortuna, como terei valor para casar-me?" replicou o jovem. Nada é impossível à oração. Começaram uma novena a São Rafael com a promessa de ir agradecer-lhe no seu Santuário de Marselha tão logo alcançassem o favor que solicitavam. O primeiro resultado desta novena foi a volta do jovem ao cumprimento de seus deveres religiosos; a caridade fez reviver a fé e a esperança em sua alma. O jovem rezava com fervor indizível ao celeste protetor dos matrimônios cristãos.

Depois de três meses de espera, encontrou, por fim, no outro extremo da França, uma filha única que tinha uma grande fortuna e reunia todas as demais condições que o podiam fazer feliz. Ao vê-lo pela primeira vez a jovem dizia a si mesma: "Eis aqui o homem que me agrada". E nosso jovem, por sua parte, pensou que aquela e nenhuma outra era a esposa que lhe convinha. Mas como se atrever a pedi-la a seus pais? Não durou muito a dúvida: o Santo Arcanjo aplainou do céu os caminhos como o fez outrora com Tobias.

No dia 24 de outubro do ano seguinte se tornaram noivos e três meses depois aqueles jovens se casaram. Até hoje continuam felizes e já trabalham para ganhar o céu, para onde os Anjos os precederam. A promessa já foi cumprida e, numa placa de agradecimento, se lê estas palavras do Arcanjo a Tobias: Bendizei ao Senhor e publicai todas as suas maravilhas.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
7º dia

  Sétimo Dia

São Rafael, Protetor das Famílias e de Seus Chefes

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 7º Dia

Consideremos a inquietude em que se encontravam Raguel em Rages e Tobit em Nínive por causa de seus filhos. O primeiro estava triste ao ver sua filha e herdeira, dotada das mais belas qualidades físicas e morais, no entanto, privada de esposo. Este desafortunado pai já tinha perdido a esperança de casar sua filha: a experiência lhe tinha ensinado por desgraça, que todos os maridos de sua filha eram vitimados pela morte na noite de núpcias. A publicidade deste funesto acontecimento e o profundo temor de pôr em perigo também a vida dos outros impediram aos pais propô-la por esposa.

Na antiga lei era uma grande humilhação para as mulheres verem-se privadas de posteridade e, mais afrontoso ainda, não encontrar com quem se casar. O que era o cúmulo de desolação para os pais de Sara era ver sua casa, uma das mais ilustres de Neftalí, exposta a tais opróbrios aos olhos do povo. Que dita foi para Raguel e os seus que o Arcanjo São Rafael, protetor das famílias, se compadecesse e os consolasse, conduzindo ele mesmo um esposo da própria tribo, conforme a prescrição da lei! O Arcanjo também livrou Sara da possessão do demônio, o assassino de seus esposos e, para acrescentar mais consolo aos seus consolos, permitiu que Tobias cedesse às instâncias de Raguel e permanecesse duas semanas em Rages depois de ter casado.

A inquietação que atormentava Tobit em Nínive não era menos digna de compaixão. Já se tinha completado o tempo marcado para o regresso de seu filho e, não o vendo aparecer, começou a temer que lhe acontecera um acidente fatal. Como o amor vai sempre acompanhado por um certo temor, cada momento de atraso no seu regresso aumentava a angústia e se convertia num novo suplício.

Às vezes a desolada mãe enchia a casa com suas tristes lamentações e a ansiedade já chegava ao cume. Ana voltava-se contra seu marido, que não estava menos aflito que sua mulher; oprimida por sua dor, reprovava-o por ter enviado tão longe seu filho por nenhuma outra razão do que um vil interesse. Aquele filho que era o único amparo de sua velhice e a única esperança de posteridade. O santo ancião se esforçava para consolá-la: "Tranquiliza-te", dizia ele, "nosso filho está bem. O guia que o acompanha é de toda a confiança."

Não foram em vão as esperanças de Tobit. O Santo Arcanjo, protetor das famílias, compadeceu-se de suas dores e obrigou o jovem Tobias a apressar o regresso a sua casa, deixando que sua esposa e seu cortejo o seguissem a passo mais lento. Depois de ter consolado Raguel e sua família com sua chegada em Rages, não deixou de consolar também o ancião Tobit e sua esposa em Nínive, devolvendo o seu filho são e salvo e restituindo a vista ao ditoso ancião. Além disso, anunciou à família a próxima chegada de Sara, esposa nobre e rica do jovem Tobias.

Vejamos agora o que são a maior parte das famílias: quase todas estão expostas a incessantes desgostos por causa de seus filhos. Quantas inevitáveis inquietações têm que experimentar para educá-los! Quando chegam à maior idade, quantos trabalhos para estabelecê-los num estado conveniente! E também quando não se tem mais que um filho, quanta dedicação para conservá-lo! A enfermidade mais insignificante, o perigo mesmo remoto de perdê-lo renovam na triste mãe os lamentos e gemidos da família e até dos próprios empregados.

Outros pais têm filhos atormentados, como Sara, pelo espírito maligno, os quais caem nos vícios mais abomináveis por não resistirem às suas iníquas tentações e, deste modo, são causa de desonra e ruína da família.

Então a pena dos pais se duplica e eles vivem em contínua desolação dia e noite como aconteceu com Raguel.

Mas, suponhamos que os filhos, imitadores do jovem Tobias, sejam por sua conduta o consolo de seus pais; ainda neste caso, quantas circunstâncias podem obrigá-los a abandonar o lar paterno! Que dor no momento da separação! Quantos sofrimentos durante a ausência! Quão prementes os desejos de vê-los novamente! Pode acontecer também que a casa, privada de filhos, fique silenciosa e solitária. Se isto acontecer, que angústia oprime os pais!

Nestes casos e em outros semelhantes, que devem fazer os pais para acalmar sua dor? Colocar-se cada dia debaixo do amparo de São Rafael, juntamente com a sua família; pedir-lhe que lhes faça sentir os efeitos de sua proteção como o fez nas famílias de Tobit e Raguel, que viram assegurada a estabilidade de suas casas por uma numerosa descendência, e puderam ser assistidos nas enfermidades de sua velhice não somente pelos seus filhos, mas também por seus netos até a terceira geração. Medite-se um pouco.

Exemplo

O fato aconteceu na Espanha. A cidade de Córdoba viu-se afligida por uma terrível peste. Os mortos enchiam as ruas, os vivos mal chegavam para sepultá-los e, o que era mais triste, um grande número morria sem Sacramentos, porque os confessores sobreviventes eram muito poucos. Simão de Sousa, Comendador de Nossa Senhora das Mercês, Religioso que toda sua vida fora devotíssimo do Santo Arcanjo, desdobrava-se para ouvir a confissão dos que eram atingidos pela peste e para dar esmolas aos mais necessitados.

Mas vendo que sua ajuda era insuficiente, prostrou-se aos pés da imagem da Rainha dos Anjos, que estava no coro de seu Convento, e lhe suplicou que enviasse São Rafael a todas as famílias desgraçadas de Córdoba. E sua oração foi ouvida. O Santo Arcanjo apareceu-lhe de repente sob a figura de um jovem valente, de uma formosura surpreendente, e disse-lhe:

"Eu sou Rafael, e venho em teu auxílio. Tuas orações e esmolas e sobretudo tua humildade e caridade gozam de tanta estima diante de DEUS que por isso Ele acalmará Sua cólera, deterá Seu açoite, e fará sentir e provar a esta cidade as doçuras de Sua clemência. Vai em busca do Bispo e diz-lhe que coloque a minha imagem no campanário da Catedral e que exorte o povo para que recorra a mim. De imediato os enfermos ficarão curados com uma só condição: a de pedir à Rainha dos Anjos, a medicina de DEUS. Saiba também que todos aqueles que levarem a minha imagem e recorrerem à minha intercessão se verão livres de todo mal e particularmente de Asmodeu, o espírito impuro que causa a perdição dos homens e lhes arrebata a graça de DEUS."

Simão partiu logo para narrar tudo isso ao Bispo. A cidade obedeceu às indicações de São Rafael, prometendo ainda celebrar todos os anos uma festa particular em memória desta aparição celestial.

A epidemia desapareceu na hora e a cidade de Córdoba ficou consagrada a São Rafael, a quem chama seu libertador. Numa de suas praças públicas se ergueu no ano de 1884 a estátua monumental do Santo Arcanjo.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
8º dia

  Oitavo Dia

São Rafael, Protetor nas Tentações

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 8º Dia

Recordemos o estado deplorável de Sara, exposta às contínuas agressões do demônio. Este espírito maligno tencionava por meio de suas diabólicas sugestões fazê-la perder a inocência. Mas Sara, à força de orações e lágrimas, se fez mais forte para resistir ao tentador. Ficando desta maneira desbaratados todos os artifícios do inimigo pela constância de Sara, este maligno adversário submeteu-a a uma terrível prova, ocasionando a morte de todos os seus maridos ao entrarem pela primeira vez na câmara nupcial.

Tal era a situação difícil da fiel Sara quando São Rafael desceu do céu para defendê-la contra os assaltos do tentador. Sara chegou a ser a feliz esposa de Tobias; o espírito cruel se viu forçado a deixá-la sã e salva e a abandonar para sempre a casa de Raguel. Tudo isso se realizou graças às instruções do Santo Arcanjo, às quais Tobias seguiu ao pé da letra.

Não bastou para São Rafael o haver afastado de Sara e de sua casa o espírito impuro. Para castigar severamente sua audácia, prendeu-o no mais afastado deserto do Egito, para não voltar a inquietar esses esposos irrepreensíveis.

Vemos neste relato de que modo o Santo Arcanjo se esforça para afastar de seus protegidos o tentador e a tentação.

Consideremos agora a premente necessidade que cada um de nós tem da proteção de São Rafael. Nossa vida, como disse o Santo Jó, não é outra coisa senão uma contínua luta sobre a terra, ou como explicam outros, uma tentação ininterrupta. Os demônios se comportam do modo como fez Asmodeu com Sara; eles nos assaltam com as suas perversas tentações a cada momento, em todos os lugares e em todas as circunstâncias.

Que digo? Estes espíritos infernais transformam em motivo de tentação mesmo as horas de nosso descanso, excitando na imaginação dos que dormem ideias aptas a seduzir a vontade e fazer consentir, ao despertar, em tudo aquilo que ocorreu fantasticamente durante o sonho. Que devemos fazer em tais provas? Imitar a conduta de Sara quando, tentada pelo demônio, buscava sua força na oração e assim rechaçava os ataques de seu inimigo. Também nós devemos recorrer a DEUS e a São Rafael, o protetor das almas provadas na tentação, para que se digne assistir-nos e manter-nos na firme resolução de antes morrer do que ceder à tentação.

Vimos que Sara unia à oração as lágrimas. Porque de fato, para superar certas tentações e para afastar para longe de nós o tentador, muitas vezes não basta somente a oração, mas é necessário unir a ela as lágrimas da penitência corporal.

"Há certos demônios", disse o Senhor aos seus discípulos, e com eles a todos nós, "que não se afastam senão com oração e jejum."

Para não ser vítima do cruel inimigo, como os outros esposos de Sara, Tobias executou fielmente o que lhe havia indicado seu celestial condutor. Ele pôs sobre as brasas as entranhas do peixe e passou três noites seguidas em oração acompanhado por sua esposa. Por isso, o Santo Arcanjo afastou em prêmio de sua obediência o espírito impuro para o deserto do Egito, de modo que ficou impossibilitado de molestar os castos esposos.

Se imitarmos o jovem Tobias, seguindo fielmente o que nos prescreve o guia de nossa alma para vencer o tentador, se com o fogo do Divino Amor reduzirmos a cinza nossas afeições demasiadamente naturais, se recorrermos ao Senhor por meio de repetidas e fervorosas orações, experimentaremos em nós mesmos os efeitos da poderosa intercessão de São Rafael como protetor nas tentações.

A obediência, sobretudo a nosso diretor, é absolutamente necessária para nós. Com ela não somente venceremos a tentação, mas também afastaremos de nós o demônio, e aquela virtude lhe quebrará o poder de molestar-nos com as suas diabólicas sugestões. Medite-se um pouco.

Exemplo

A povoação de Puzzoli venera de um modo especial, como já dissemos, o nosso Santo Arcanjo. Encontrando-se enfermo um dos habitantes, pensou em mudar para Nápoles em busca da saúde. Deu a conhecer seu projeto ao sacerdote encarregado da Igreja de São Rafael o qual exortou-o a tomar o Santo Arcanjo por médico de sua alma e de seu corpo, rogando-lhe que colocasse obstáculos a sua viagem se ela não lhe fosse proveitosa. Ao mesmo tempo, deu-lhe uma imagem de São Rafael.

Na noite anterior à sua partida para Nápoles, o mal se agravou de tal maneira que foi necessário administrar ao enfermo os Santos Sacramentos.

Poucos dias depois desejou confessar-se novamente e mandou chamar o Padre Ceslas, dominicano e professor de Teologia no Convento de JESUS e MARIA. Chegando o Padre, disse-lhe o penitente que na última noite, não conseguindo dormir pela violência do mal, sua mãe, aflita ao vê-lo em tal estado, aconselhou-lhe que recorresse a São Rafael. Imediatamente depois de sua oração e sem poder ter certeza de estar dormindo ou acordado, pareceu-lhe que havia morrido e que havia sido conduzido à presença de DEUS. O Soberano Juiz o acolheu com severidade e o sentenciou à condenação eterna por haver confessado mal seus pecados. O desgraçado olhava ao redor de si buscando um protetor e no mesmo instante viu ao seu lado um formoso jovem que lhe disse:

"Sou o Arcanjo Rafael, e venho para ajudar-te. Chama o Padre Reitor do Convento de JESUS e MARIA, faz com ele uma boa confissão e DEUS revogará sua sentença de condenação."

Tudo sucedeu como havia dito o Arcanjo. O moribundo confessou-se e, depois de receber a absolvição, abandonou esta vida, dando sinais claros de uma contrição perfeita e de sua eterna salvação.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
9º dia

  Nono Dia

São Rafael, Benfeitor das Pessoas Caridosas

✠ Pelo sinal da Santa Cruz, ✠ livrai-nos DEUS nosso Senhor ✠ de nossos inimigos. ✠ Em Nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Ato de Contrição
Meu Senhor JESUS CRISTO, Vós que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, olhai para mim, prostrado a Vossos santíssimos pés, cheio de arrependimento por causa da multidão de meus pecados. Eu os detesto com toda a minha alma, não só porque mereci por causa deles o inferno e perdi o paraíso, mas muito mais porque com eles ofendi um DEUS tão bom e tão amável, a Vossa infinita Majestade.
Ó Senhor, meu DEUS! Sinto uma profunda dor. Peço-Vos perdão e imploro a Vossa Misericórdia. Misericórdia, ó meu amado JESUS, Misericórdia! Doravante estou decidido a antes morrer do que tornar a ofender-Vos. Contando para isso com o auxílio de Vossa Divina graça, com a intercessão de Vossa Mãe Imaculada e de meu protetor, São Rafael Arcanjo. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo
Glorioso Arcanjo, São Rafael, que estás presente diante do Trono do Altíssimo, eu, teu humilde, porém devoto protegido, me coloco na tua presença. Sei que não sou digno, mas conhecendo a tua ardente caridade, te suplico, do fundo do meu coração, que te dignes ouvir as minhas humildes preces e apresentá-las ante o beneplácito Divino, para obter, por tua mediação, as graças de que mais necessito na alma e no corpo.
Peço-te especialmente, ó glorioso Arcanjo, que te dignes alcançar-me a graça de (aqui se menciona a intenção da novena). Mas, se julgas que o objeto da minha súplica não contribuirá para a maior glória de DEUS e para a salvação de minha alma, te rogo, ó meu celeste protetor, que tu mesmo peças por mim a graça que sabes que me vai conduzir com mais segurança à salvação eterna, e que seja mais útil para minorar minhas necessidades temporais. Não leves tanto em conta os meus desejos, mas meu verdadeiro bem. Cheio de confiança em ti, espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que com o PAI e o ESPÍRITO SANTO vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Meditação do 9º Dia

Recordemos os grandes benefícios dispensados por São Rafael aos ilustres hebreus, Tobit e Raguel. Tirou Tobit da miséria, lhe restituiu a vista que tinha perdido, lhe fez recobrar o dinheiro que lhe deviam, proporcionou a seu filho um matrimônio vantajoso e, depois de acompanhá-lo numa longa viagem, devolveu-o são e salvo. O mesmo Santo Arcanjo socorreu a Raguel em sua aflição, livrou sua filha do demônio e casou-a com um virtuoso jovem pertencente a uma das principais casas da tribo. Além disso, obteve para um e outro uma vida longa e cheia de prosperidade, e ambos puderam ver seus filhos e os netos de seus filhos. Um e outro foram assistidos até o momento de sua morte por aquela numerosa descendência.

Onde podemos encontrar a origem desta predileção especial do Santo Arcanjo por Tobit e Raguel? Em nenhuma outra parte senão em sua ardente e desinteressada caridade para com os infelizes. Tobit dava grandes esmolas aos pobres, preocupava-se em consolar os enfermos mais abandonados e expunha seus bens e sua vida para dar uma honrosa sepultura aos mortos de sua nação.

Raguel, por sua parte, mantinha sempre aberta a porta de sua casa para nela dar hospitalidade aos viajantes. Socorria as famílias dos judeus necessitados que moravam em Rages, lugar de seu cativeiro, e ajudava a quantos recorriam a ele em suas necessidades. Estas obras de misericórdia que ambos praticavam a favor do próximo agradaram ao Senhor, que enviou o Arcanjo São Rafael para consolá-los e conceder-lhes as graças que desejavam.

Tobit suspirava por recuperar a vista; Raguel aspirava ver sua filha Sara livre do demônio e poder proporcionar-lhe um honesto matrimônio. Os dois foram atendidos nas suas orações por mediação de São Rafael.

Consideremos agora de que modo poderemos conseguir pela intercessão do Santo Arcanjo a graça que mais desejamos. Nada mais próprio para isso do que imitar Tobit e Raguel em suas obras de misericórdia para com o próximo. Visitemo-lo e, se ele estiver enfermo. Se for pobre, procuremos aquilo que está necessitando. Socorramo-lo por meio de esmolas e, se tiver algum problema, corramos em seu auxílio.

Por último, se não for possível praticar tais obras de misericórdia para com nosso próximo, ao menos peçamos ao Senhor que se digne inspirar outros que lhe socorram em nosso lugar. Se devemos ser caritativos com os estranhos, muito mais o devemos ser com a nossa família e com nossos empregados. Estamos obrigados a consolá-los em seus trabalhos, a socorrê-los em suas necessidades, a repreendê-los caritativamente por seus defeitos e a suportar com paciência suas imperfeições naturais.

Esforcemo-nos por estreitar entre eles com palavras amáveis, os laços da caridade. Se agirmos deste modo, obrigaremos o Santo Arcanjo a fazer conosco o que ele fez com Tobit e Raguel, e será para nós um solícito protetor em todas as nossas necessidades.

Que não fazem as pessoas do mundo para alcançar a proteção de um poderoso que lhes socorra com vantagem e lhes ajude com seu crédito? Ah! Por negligência ou por uma culpável indolência, descuidaríamos de procurar fazer obras de caridade ao próximo, segurando-nos assim do patrocínio de São Rafael, um dos maiores Príncipes da corte celeste? Estejamos seguros de que, se somos caritativos, poderemos ter a firme esperança de experimentar os salutares efeitos da poderosa intercessão do Santo Arcanjo.

Medite-se um pouco.

Exemplo

No começo de seu apostolado, São João de DEUS regressava de pedir esmola numa noite fria e chuvosa, quando um indigente, com voz lastimosa, lhe pediu socorro. Não se fez esperar muito a compaixão do Santo: "Meu filho" disse ele, "vem comigo ao hospital. Ali passarás a noite com mais comodidade do que na rua." O infeliz disse que estava excessivamente fraco e não podia andar. Então João, não obstante o peso do alforje que levava, o carregou nas costas e continuou seu caminho com passos alegres. Mas ao chegar à inclinação de uma estrada, chamada Gomelez, lhe faltaram as forças e caiu por terra. Ao ruido da queda assomou à janela um vizinho o qual ouviu João que repreendia seu corpo por sua excessiva fraqueza.

No mesmo instante apareceu ali um personagem de uma formosura celestial que tirou o enfermo das costas de seu piedoso condutor, levantou João e o conduziu para sua casa, dizendo-lhe: "João, meu irmão, DEUS me enviou a ti para dar-te ajuda em teu trabalho caritativo. Para que comprendas quão agradável é para DEUS a obra que fizeste, hás de saber que o Senhor me ordenou prestar minuciosa conta de tudo o que fazes por amor a Ele."

João respondeu simplesmente: "De qualquer parte que venha o socorro, sei certamente que me vem sempre de DEUS. Contudo, meu caríssimo irmão, terias a bondade de dizer-me quem és?"

"Eu sou", replicou o personagem, "o Arcanjo Rafael, a quem DEUS confiou a guarda de tua pessoa e a de todos aqueles que se associem a ti."

O incomparável Murillo pintou um quadro mostrando a cena desta noite, na qual o Arcanjo revela a São João quem é e lhe dá mais uma prova de ser especial protetor das almas caritativas.

Reze-se agora os nove Glória ao PAI.

Invocação
Enviai, Senhor, do alto céu, o Arcanjo São Rafael, o médico celestial, para que cure todos os enfermos e dirija também nossos passos no caminho da vida.
℣. Na presença dos Anjos eu Vos louvarei, Senhor.
℟. No Vosso santo Templo eu Vos adorarei, e bendirei Vosso Nome.

Antífona
Príncipe gloriosíssimo, Arcanjo São Rafael, lembrai-vos sempre de nós, aqui e em toda parte, rogai a DEUS por nós.
℣. Senhor, escutai a minha súplica.
℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos
DEUS e Senhor, que Vos dignastes designar o Arcanjo São Rafael para que acompanhasse em seu caminho a Vosso servo, o jovem Tobias, concedei, também a nós, ver-nos sempre protegidos por seu amparo e fortalecidos com seu auxílio. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.

  Hino em Honra de São Rafael Arcanjo

Ó Rafael, ditoso Arcanjo do céu,
Brilham os teus milagres pelo mundo inteiro.

Diga-o Tobias, o moço e o ancião,
Que viram os milagres de tuas santas mãos.

Tu és o amparo dos caminhantes,
E com tua ajuda andam vigilantes.

Médico de CRISTO, em tuas curas,
Roga pelos pobres, ouve seus clamores.

Dá a vista aos cegos, que se acham sem luz,
E em densas trevas clamam a JESUS.

Afasta o demônio maldito Asmodeu,
Que a todos seduz ao feio pecado.

Dos que querem encontrar seu estado,
E a ti se recomendam, que encontrem o amado.

Dá descendência aos que a desejam,
Filhos para o céu que com DEUS se vejam.

És da cobrança agente especial,
Postas em tuas mãos, logo se terão.

Arcanjo Santo, dono de meu amor,
Tu és meu advogado diante de DEUS, o Senhor.

Se os pecadores em ti procuram amparo,
Vai ser impossível que os vença o diabo.

Adeus, meu Santo Arcanjo Rafael,
Por teus devotos intercede no céu.





Compartilhar: