CONHEÇA OUTROS TERÇOS CATÓLICOS ALÉM DO SANTO ROSÁRIO

Acredita-se que o terço tenha surgido com os primeiros monges cristãos do deserto, que, para não se perderem na contagem de suas orações, usavam pedrinhas. Mais tarde, Nossa Senhora confiou a divulgação do Santo Rosário a São Domingos de Gusmão, tornando-se uma oração extremamente popular. Conheça alguns dos terços que surgiram ao longo dos tempos. Há muitas versões, como o Terço da confiança, Terço de São José e o Terço de São Miguel Arcanjo. Você poderá encontrá-los na nossa página:

https://pocketterco.com.br/tercos

Terço da Misericórdia

Surgiu como fruto das aparições de Jesus Misericordioso à polonesa Santa Faustina Kowalska. Nosso Senhor prometeu graças a quem pedisse por meio dessa valiosa oração. Ideal é rezá-la às 15h (hora da misericórdia).

Inicia-se com o Sinal da Cruz, persignando-se; depois reza-se o Pai-nosso, Ave-Maria e o Credo.

Em cada dezena, reza-se:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

10 x Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

Orações finais

3 x Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Ó Sangue e Água que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, nós confiamos em vós.

https://pocketterco.com.br/terco/kMXQqi07HR

Terço da Divina Providência

Não há muita clareza sobre a origem do Terço da Divina Providência, mas é uma devoção que se popularizou a partir do século XVII e que chegou até os nossos dias como uma forma preciosa de se obter graças através de Maria, Mãe da Divina Providência.

Ele se inicia o Sinal da Cruz e a recitação do Credo. Nas contas menores, reza-se: Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará! Nas contas grandes: Mãe da Divina Providência: providenciai! Oração final: Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois mãe de amor e de bondade, agora, que é grande a necessidade. Amém!

https://pocketterco.com.br/terco/p6Ovm8nEZD

Terço da Libertação

Outra devoção que se popularizou entre os fiéis católicos e que tem levado alívio há muitas pessoas que buscam em Deus, tem n’Ele a sua esperança, encontrando conforto em meio às tribulações e provas do dia a dia. Muitas pessoas têm relatado graças e bênçãos recebidas através desse instrumento de oração.

Inicia-se com a recitação do Credo, Pai-nosso, Ave-Maria e Glória. Depois reza-se a “Invocação ao Espírito Santo”. Nas dezenas, reza-se: Se Jesus me libertar eu serei verdadeiramente livre. Nas contas menores, reza-se: “Jesus, tem piedade de mim! Jesus, cura-me! Jesus, salva-me! Jesus, liberta-me!”. Nas contas maiores, reza-se: “Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!”. Encerra-se com a oração da Salve-Rainha ou com uma oração final mais longa, que pode ser encontrada no link abaixo.

https://pocketterco.com.br/terco/9ku1HjNt2J

Marcos A. Fiorito

Teólogo e historiador

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação da fonte e autor.)

Está acompanhando os nossos artigos? Escreva-nos e sugira algum tema católico de seu interesse. Deixe o seu comentário logo abaixo!

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *