Espiritualidade

Deus é maior do que os seus problemas

por Thiago Zanetti em 04/06/2025 • Você e mais 391 pessoas leram este artigo Comentar


Compartilhar:




Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos conhecem e proclamam a seguinte passagem bíblica, dizendo: “Jesus é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Último, o Começo e o Fim” (Ap 22,13). Mas, talvez, não pararam para refletir sobre o que significa essa verdade eterna.

Tudo bem que nós sabemos que Deus é poderoso e que criou o mundo, mas por que, então, na hora em que devemos ter confiança n’Ele, não conseguimos tê-la?

Por que, na hora do aperto, da dificuldade, quando bate um desespero, pulamos do barco, reclamamos da vida, desacreditamos em Deus e procuramos caminhos mais imediatos em seitas, horóscopos, cartomantes, banhos de água — tudo para “tentar” controlar o nosso futuro? A nossa insegurança diante dos fatos é tamanha que apelamos para qualquer coisa.

Tudo bem, você acredita em Deus. Então, por que não fica nesse acreditar e deixa que sua fé o sustente nas tribulações?

Eu sei que, quando a alma dói, dói mesmo. Dor é dor, não tem jeito. Quando o conflito, a depressão, a tribulação, os ataques vêm — e estamos sujeitos a isso a toda hora — é difícil, mas o confiar somente em Deus vai nos sustentar para passar por isso tudo. No entanto, não é bem isso que fazemos. Às vezes, uma carta parece maior do que Deus; um ombro de um namorado parece maior do que Deus.

É incrível a nossa capacidade de pegar algo que não tem importância, ou que não vai resolver os nossos problemas, e colocar como maior do que Deus.

Se você se desesperar diante de um acontecimento, o seu desespero lhe parecerá maior do que Deus. Se alguém estiver doente na família e você se desesperar, aquela doença lhe parecerá maior do que Deus.

Nos tempos em que vivemos, com tamanhos sofrimentos e dificuldades financeiras, sociais (assassinatos, roubos, violência…), enfim, tudo o que contamina esses tempos, precisamos deixar claro para nós mesmos o tamanho que Deus é e o tamanho do Seu poder. Precisamos, a toda hora, fixar em nossos corações: Deus é Deus e não há outro! Ele o sustenta, você pode confiar! Deus tudo pode, basta acreditar! Diga isso a você mesmo. Confie!

E como ver a Deus?

Na Bíblia, listei algumas passagens — pois existem muitas — mas coloquei as que considerei importantes para este momento, a fim de que tentemos fixar o tamanho de Deus em nossa mente, em nossa vida. Muitos ainda não tomaram consciência dos superpoderes contidos nestas cinco reflexões:

1. Contra Deus ninguém pode. Ele nos diz isto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador” (Ap 1,8). Nós só conhecemos, temos a capacidade de modificar, o instante, o momento, o presente apenas;

2. Deus, na Sua onipotência, diz: “Realizaram-se os primeiros acontecimentos anunciados, eu predigo outros; antes que aconteçam, eu vo-los faço conhecer” (Is 42,9). Antes que aconteça, Deus faz acontecer! Quem, na face da terra, é capaz de fazer uma coisa dessas? Ninguém!

3. Deus diz:

“Não preciso do novilho do teu estábulo, nem dos cabritos de teus apriscos, pois minhas são todas as feras das matas: há milhares de animais nos meus montes. Conheço todos os pássaros do céu, e tudo o que se move nos campos. Se tivesse fome, não precisava dizer-te, porque minha é a terra e tudo o que ela contém” (Sl 49,9-11).

Leia também todo o Salmo 49, ele é fantástico! Deus ali está repreendendo os sacrifícios e ofertas que Israel estava oferecendo-Lhe. Deus diz que tudo Lhe pertence e que era preciso apenas um louvor sincero a Ele: “Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo” (v. 14). “Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória” (v. 15). Como podemos ir contra ou nos opormos ao Deus a quem tudo pertence?

4. “Deus disse: ‘Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido’. E assim se fez. Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,9). Dá para discutir com Alguém assim? Não!

5. Deus fala para você:

“Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhes as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada: ‘Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel. É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias, a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim’” (Is 45,1-6).

Enquanto nós estamos indo para o amanhã, para o futuro, Deus está voltando de lá. Ele é o Senhor do tempo.

O poder de Jesus Eucarístico

Não existe algo mais extraordinário do que Jesus Eucarístico. Quando é levantado o ostensório com Cristo Eucarístico, milagres e curas acontecem a quilômetros do local onde o erguem. Não dá para “discutir” com Alguém que era, é e sempre será! É mesmo difícil competir com Deus! Tentar vencê-Lo, muito mais difícil ainda — ou melhor, impossível. Deus é três vezes santo. Você pode buscar a santidade, mas Deus já é santo. Deus é Deus, o Deus poderosíssimo, mas que Se anula e fica “impotente” devido às fechadas do nosso coração.

Quer ser de Deus? Comece pelo coração, para que Jesus possa fazer morada santa em você.

Você não foi feito para a derrota, mas para ser vitorioso(a), para ser um instrumento do amor de Deus.

Confie e se abandone no poder de Jesus!

Thiago Zanetti

Por Thiago Zanetti
Jornalista, copywriter e escritor católico. Graduado em Jornalismo e Mestre em História Social das Relações Políticas, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É autor dos livros Mensagens de Fé e Esperança (UICLAP, 2025), Deus é a resposta de nossas vidas (Palavra & Prece, 2012) e O Sagrado: prosas e versos (Flor & Cultura, 2012).
Acesse o Blog: www.thiagozanetti.com.br
Siga-o no Instagram: @thiagoz.escritor




Compartilhar:



Voltar para artigos

Artigos relacionados: