01 Dom
Feb
02 Seg
Feb
03 Ter
Feb
04 Qua
Feb
05 Qui
Feb
06 Sex
Feb
07 Sáb
Feb
08 Dom
Feb
09 Seg
Feb
10 Ter
Feb
11 Qua
Feb
12 Qui
Feb
13 Sex
Feb
14 Sáb
Feb
15 Dom
Feb
16 Seg
Feb
17 Ter
Feb
18 Qua
Feb
19 Qui
Feb
20 Sex
Feb
21 Sáb
Feb
22 Dom
Feb
23 Seg
Feb
24 Ter
Feb
25 Qua
Feb
26 Qui
Feb
27 Sex
Feb
28 Sáb
Feb
29 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Alexandre Dia 26 de Fevereiro (Memória Facultativa)
Local: Alexandria, Egito
Data: 26 de Fevereiro † 326

Entre os numerosos santos com este nome, o patriarca Alexandre, que nasceu no ano de 250, merece lugar de honra especial.

Foi um dos campeões na luta contra o arianismo. Era profundamente culto e bom. Em 313 foi escolhido patriarca de Alexandria do Egito.

Um dos primeiros cuidados do patriarca de 60 anos, foi o da formação e da escolha dos clérigos entre homens de comprovada virtude e deu início à construção da igreja de são Teonas, a maior da cidade. Mas o seu nome ficou gravado na construção do grande baluarte da ortodoxia no concílio ecumênico de Niceia contra Ário, um dos seus sacerdotes. Ário lançou mão de todos os meios, inclusive canções, para difundir sua heresia. Para ele Deus não se comunica com a criatura, Cristo não é Deus, etc. Alexandre procurou reconduzir as ovelhas ao rebanho. Frustradas todas as tentativas teve como extremo recurso convocar um concílio ecumênico. Os bispos vindos de todas as partes do mundo examinaram cuidadosamente as teses de Ário e condenaram-nas. Ário não se submeteu. Refugiou-se na Palestina. Até o imperador Constantino se intrometeu na controvérsia. Não entendia muito de questões teológicas. Chamou Alexandre e Ário à ordem com severas advertências. Depois de todas essas polêmicas foi que Alexandre tanto insistiu que o imperador convocou o concílio de Niceia de Bitínia.

Foi nessa grande reunião ecumênica que encontramos, ao lado do velho e enfermo patriarca Alexandre, o seu aguerrido diácono Atanásio, que depois lhe sucederá na sede patriarcal e triturará o arianismo. Quando voltou do concílio, Alexandre foi acolhido triunfalmente em Alexandria. Cinco meses após, morreu. A data é um tanto duvidosa. A mais provável é a de 26 de fevereiro de 328. É sufragado por maior número de testemunhos.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Alexandre, rogai por nós!






Compartilhar: