01 Dom
Feb
02 Seg
Feb
03 Ter
Feb
04 Qua
Feb
05 Qui
Feb
06 Sex
Feb
07 Sáb
Feb
08 Dom
Feb
09 Seg
Feb
10 Ter
Feb
11 Qua
Feb
12 Qui
Feb
13 Sex
Feb
14 Sáb
Feb
15 Dom
Feb
16 Seg
Feb
17 Ter
Feb
18 Qua
Feb
19 Qui
Feb
20 Sex
Feb
21 Sáb
Feb
22 Dom
Feb
23 Seg
Feb
24 Ter
Feb
25 Qua
Feb
26 Qui
Feb
27 Sex
Feb
28 Sáb
Feb
29 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Pedro Damião Dia 21 de Fevereiro (Memória Facultativa)
Local: Faença, Itália
Data: 21 de Fevereiro † 1072

Antes de ser bispo e cardeal de Óstia, Pedro Damião foi monge do mosteiro da reforma beneditina feita por São Romualdo, os camaldulenses, em Fonte Avellana, na Itália. Na Liturgia, porém, é contado entre os bispos e doutores da Igreja.

Pedro nasceu em Ravena no ano de 1007. De família pobre, muito cedo ficou órfão de pai e depois de não ser bem tratado por um irmão, outro irmão chamado Damião o acolheu e lhe facultou os estudos. Em gratidão, ele assumiu o cognome de "Damião". Aos 25 anos já é professor em Parma e depois em Ravena.

Dado à contemplação e à penitência desde jovem, procurou a perfeição da caridade no mosteiro beneditino de Fonte Avellana, onde levou uma vida de austera penitência. Prior do Mosteiro, promoveu a reforma da vida monástica conclamando os religiosos à estrita observância da Regra. Através de contato com outros mosteiros como o de Montecassino, na Itália, e de Cluny, na França, discutia os mais variados temas da observância regular monástica, criticando duramente, sobretudo, a falta de pobreza de muitos mosteiros.

Grande amigo da solidão e da vida contemplativa, acabou sendo envolvido pelos problemas da Igreja nos inícios do novo milênio, tais como os desmandos da Sé Apostólica, os abusos na vida monástica e clerical. Tornou-se crítico severo da simonia que se servia do dinheiro para comprar funções eclesiásticas e das falhas contra o celibato.

Quase à força, foi feito cardeal e bispo de Óstia. Nesta condição ele ajudou os papas em tempos difíceis, em vista da reforma da Igreja, com sua atividade, seus escritos e no desempenho de embaixadas. Neste sentido ele foi precursor do grande reformador do clero, o papa Gregório VII.

Depois de muitas tentativas de renúncia às suas dignidades eclesiásticas, conseguiu finalmente a permissão do papa Alexandre II de voltar ao seu retiro de Fonte Avellana. Mesmo assim, ainda foi incumbido de outras missões a pedido dos papas. Morreu numa dessas missões no ano de 1072, em Faenza, a caminho de Ravena, sua terra natal.

São Pedro Damião é testemunha de Cristo e do Evangelho de muitos modos. Podemos realçar nele o apelo ao espírito de pobreza, a necessidade da conversão e da penitência, a necessidade de renovação permanente da Igreja, a vida de oração e contemplação, o amor à Igreja de Cristo chamada a ser sua esposa imaculada, todas, exigências do Evangelho.

A Oração coleta apresenta São Pedro Damião como exemplo de total adesão a Cristo e de fervoroso serviço à Igreja: Ó Pai todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de São Pedro Damião, para que, nada antepondo a Cristo, e servindo sempre à vossa Igreja, cheguemos às alegrias da luz eterna.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Pedro Damião, rogai por nós!






Compartilhar: