Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Memória Facultativa

1ª Sexta-feira do mês


Antífona de entrada

Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Deus, ouvi a minha oração, escutai as palavras que vos digo. (Sl 53, 3-4)
Deus, in nómine tuo salvum me fac, et in virtúte tua iúdica me: Deus exáudi oratiónem meam. Ps. Quóniam aliéni insurrexérunt advérsum me: et fortes quaesiérunt ánimam meam. (Ps. 53, 3. 4. 5)
Vernáculo:
Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Deus, ouvi a minha oração, escutai as palavras que vos digo. (Cf. MR: Sl 53, 3. 4) Sl. Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida. (Cf. LH: Sl 53, 5)

Coleta

Ó Deus, que preparastes para a nossa fraqueza os auxílios necessários à nossa renovação, dai-nos recebê-los com alegria e vê-los frutificar em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Sb 2, 1a. 12-22)


Leitura do Livro da Sabedoria


1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 33)


℟. Do coração atribulado está perto o Senhor.


— O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. ℟.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta. ℟.

— Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera. ℟.


https://youtu.be/DQSIVPzSmkM
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Glória a Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
℣. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4, 4b) ℟.

Evangelho (Jo 7, 1-2. 10. 25-30)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.

28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Populum húmilem salvum fácies, Dómine, et óculos superbórum humiliábis: quóniam quis Deus praeter te, Dómine? (Ps. 17, 28. 32)


Vernáculo:
Pois salvais, ó Senhor Deus, o povo humilde, mas os olhos dos soberbos humilhais. Quem é deus além de Deus nosso Senhor? (Cf. LH: Sl 17, 28. 32a)

Sobre as Oferendas

Ó Deus onipotente, que este sacrifício, santificando-nos pelo seu poder, leve-nos, cada vez mais puros, àquele que é a sua fonte. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Temos a redenção em Cristo pelo seu sangue e, pela riqueza de sua graça, o perdão dos pecados. (Ef 1, 7)
Dico vobis, gáudium est ángelis Dei super uno peccatóre paeniténtiam agénte. (Lc. 15, 10; ℣. Ps. 31, 1. 2. 3. 4. 5ab. 7. 8. 10. 11)
Vernáculo:
Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. (Cf. Bíblia CNBB: Lc 15, 10)

Depois da Comunhão

Senhor Deus, tendo já passado da antiga para a nova criação, despojemo-nos agora do homem velho, renovando-nos para santidade do homem novo. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 01/04/2022
O Messias que vem do alto

Jesus, nosso Deus e Senhor, continua a manifestar-se a nós por meio da leitura meditada das Escrituras, que dele dão testemunho.

No Evangelho de hoje, Jesus sobe às escondidas a Jerusalém a fim de participar da festa dos Tabernáculos, instituída como memória do tempo em que o povo hebreu, saído do Egito, peregrinava pelo deserto em direção à terra prometida e, também, como estímulo da esperança messiânica: com efeito, era opinião comum que o Messias, quando viesse, iria manifestar-se durante essa celebração. Não por acaso, foi no dia desta mesma festa que Jesus quis transfigurar-se no monte Tabor, mostrando a Pedro, Tiago e João a glória de sua divindade. Hoje, o Senhor dirige-se ocultamente à cidade santa; depois, começa a pregar, e é justamente ali, nessa pregação ao povo, que se dá a sua manifestação. Ele mesmo diz quem é e a que veio: Ele vem do alto, não da Galiléia; vem para revelar-nos os segredos de Deus, que só Ele, Filho unigênito, vê e conhece. É por isso que precisamos pôr de lado nossa sabedoria mundana, inflada de soberba e vaidade, e acolher com fé o testemunho fidelíssimo de Nosso Senhor. Temos de ouvi-lo de coração aberto, e não como aqueles ouvintes que, crendo-se muito sábios, diziam entre si: “Nós sabemos de onde ele é; enquanto o Messias, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. Mas Ele já veio, e permanece entre nós até o fim dos tempos, na presença de sua Igreja, sob as espécies da Eucaristia, nos sofrimentos que nos unem à sua cruz. Que, à medida que a Páscoa for-se aproximando, possamos meditar com mais atenção a Paixão de Cristo, em quem somos chamados a reconhecer o nosso Deus encarnado, em cujo Coração dulcíssimo o Pai quer que montemos a nossa tenda.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | A religião do gênio da lâmpada (Sexta-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Precisamos dar o braço a torcer e reconhecer que, na verdade, não conhecemos a Deus, porque o conceito que dele temos, na maioria das vezes, é menos do que um ídolo, uma falsificação de mau gosto com que pretendemos limitar o Altíssimo às nossas expectativas e desejos mais rasteiros. Não sabemos quem é e como é Deus, e por isso achamos que Ele nos abandona quando tudo nos vai mal nem podemos enxergar seu doce rosto nas pequenas cruzes com que Ele tanto deseja conduzir-nos à nossa própria páscoa.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 1.º de abril, e peçamos ao Senhor que nos ilumine com o dom da fé e nos leve a conhecer a Deus, tal como Ele mesmo se quis revelar em Jesus Cristo.


https://youtu.be/eR_ShGgpwfI
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 01/04/2022


Santo Hugo de Grenoble (Memória Facultativa)
Local: Grenoble, França
Data: 01 de Abril † 1132


Existem uns dezesseis santos com o nome de Hugo. Os dois mais importantes tiveram muitas coisas em comum. Além do nome são quase do mesmo tempo e lugar. Um é Hugo, abade de Cluny (1024-1109), e o outro, bispo de Grenoble (1053-1132). Ambos abraçaram a vida religiosa na flor da idade e tiveram encargos de grande responsabilidade. Hugo de Cluny, com 20 anos apenas, foi ordenado sacerdote e com 25 sucedeu ao abade Odilon e permaneceu no cargo por 60 anos. Hugo de Grenoble estudou em Valência e em Reims onde foi aluno de são Bruno. Com 27 anos apenas foi nomeado bispo de Grenoble por Gregório VII e ficou no cargo por 52 anos. Ambos foram excelentes colaboradores dos papas Gregório VII, Urbano II, Pascoal II e Inocêncio II. Ajudaram na reforma da Igreja, na luta contra a simonia e a corrupção do clero. Ambos foram os primeiros a dar exemplo de reforma pessoal e interior. Os dois foram propugnadores da vida monástica. Cluny se tornou exemplo de vida monástica para toda a Europa. O rigoroso são Pedro Damião dá um belo testemunho de Cluny que visitou em 1063: “Que diremos da severidade, da ascese, da disciplina da Regra, do respeito pelo mosteiro e pelo silêncio? Durante o tempo do estudo, do trabalho ou da leitura da Bíblia, ninguém ousa andar à toa pelos corredores ou falar, senão em caso de verdadeira necessidade. O serviço de Deus enche de tal modo o dia que, além dos trabalhos necessários para os irmãos, fica só meia hora para conversa e colóquios necessários. Falam só raramente. Durante o silêncio noturno e, em certos lugares (cozinha, sacristia, dormitório, refeitório e claustro) também de dia, só se fala por meio de sinais, que são escolhidos com tanta severidade que não há lugar à leviandade”. Hugo de Grenoble foi um dos artífices na fundação dos cartuxos (Grande Cartuxa). Foi ele que acolheu são Bruno e deu-lhe a montanha da Cartuxa. Aí ele repetiu o milagre de Moisés: fez jorrar água da rocha.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Hugo de Grenoble, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil