Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. (1Sm 2, 35)
In médio Ecclésiae apéruit os eius: et implévit eum Dóminus spíritu sapiéntiae, et intelléctus: stolam glóriae índuit eum. Ps. Bonum est confitéri Dómino: et psállere nómini tuo, Altíssime. (Sir. 15, 5; Ps. 91)
Vernáculo:
No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória, aleluia! (Cf. MR: Eclo 15, 5) Sl. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo. (Cf. LH: Sl 91)

Coleta

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 40, 25-31)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 102)


℟. Bendize, ó minha alma, ao Senhor.


— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! ℟.

— Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão; ℟.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. ℟.


https://youtu.be/Ppl0jP8MXYI
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro. ℟.

Evangelho (Mt 11, 28-30)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu eius. (Ps. 88, 25)


Vernáculo:
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. (Cf. LH: Sl 88, 25)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, ao celebrarmos esta Eucaristia, fazei que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava Santo Ambrósio ao proclamar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida, e a tenham cada vez mais, diz o Senhor. (Jo 10, 10)
Semel iurávi in sancto meo: semen eius in aetérnum manébit: et sedes eius sicut sol in conspéctu meo, et sicut luna perfécta in aetérnum: et testis in caelo fidélis. (Ps. 88, 36. 37. 38; ℣. Ps. 88, 2. 6. 7. 21. 25. 29. 34)
Vernáculo:
Eu jurei uma só vez por minha própria santidade. Eis que a sua descendência durará eternamente e seu trono ficará à minha frente como o sol; como a lua que perdura sempre firme pelos séculos, e no alto firmamento é testemunha verdadeira. (Cf. LH: Sl 88, 36a. 37. 38)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos reconfortastes com este sacramento, fazei-nos progredir pelos ensinamentos de Santo Ambrósio, para que, percorrendo corajosamente vossos caminhos, nos preparemos para o eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 07/12/2022
É hora de alcançar a Cristo!

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”.

Jesus nos convida hoje a vir até Ele, num movimento quase contrário ao do Advento porque, afinal das contas, é Deus quem vem até nós neste tempo de preparação para a vinda de Cristo, razão por que a Igreja, sua Esposa, clama no Espírito Santo: “Vem, Senhor”, Maranatha! E no entanto o Evangelho de hoje diz o contrário: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (v. 28). Sim, existe um duplo movimento espiritual: é Deus quem vem, mas é necessário que nós cooperemos com a graça e, portanto, corramos até Deus. S. Paulo no-lo explica na Epístola aos Filipenses comparando-o com uma corrida. O Apóstolo diz que, assim como ele mesmo foi alcançado por Cristo, como um corredor no estádio, por isso é necessário agora — continua — deixar tudo para trás e lançar-se para frente, a fim de alcançar a Cristo. Nessa imagem do corredor que se lança, S. Paulo emprega o termo grego ἐπέκτασις (cf. Fp 3, 13), que significa um impulso interior, como o do atleta que se joga realmente, num último esforço para conquistar o troféu. Ora, Jesus nos chama hoje a ir até Ele, cansados como estamos da nossa servidão neste mundo, do nosso apego às coisas. É necessário, pois, deixar tudo para trás, os fardos que o próprio pecado impôs sobre nossos ombros. Ficamos procurando a felicidade onde ela, na verdade, não se encontra, e isso nos causa tristeza, decepção, frustração. Mas somos nós mesmos que tecemos a corda em que nos amarramos. Por isso diz Jesus: “Vinde a mim, vinde a mim”, quer dizer, desapegai-vos, jogai-vos, deixai tudo para trás e lançai-vos em direção a Cristo!

Daí que Ele nos convide a tomar outro fardo, não o do apego às coisas materiais, mundanas; mas o da caridade, do amor. Esse é o seu fardo, que é suave; esse é o seu jugo, que é leve. No fundo, trata-se de um “transplante de coração”: precisamos nos livrar do nosso coração, apegado e mesquinho, e tomar para nós o de Cristo. “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (v. 29)! Façamos, então, nesse Advento o propósito espiritual de nos aproximar mais do Coração de Jesus, para ter por Ele mais devoção, mais afeito; para, em cada passagem do Evangelho, investigar, conhecer e saber quem Ele é, como nos ama e quais são seus sentimentos. É mais uma vez S. Paulo, escrevendo aos filipenses, quem nos diz: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”, Ele que não se apegou ao ser igual a Deus, mas se esvaziou a si mesmo (cf. Fp 2, 5s), humilde, manso e obediente até a morte e morte de Cruz. Corramos para Cristo e, deixando o que está para trás, lancemo-nos a Ele, que de braços abertos nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados”. Vamos a Ele, porque ele mesmo veio até nós e já nos alcançou: a graça nos alcançou; agora é a vez de nos lançarmos para alcançar a graça.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Estudar para amar (Memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja)

A Igreja celebra hoje a memória de um de seus grandes Doutores, Santo Ambrósio de Milão. A vida deste Bispo, cujas mãos foram preparadas por Deus para batizar ninguém menos que Santo Agostinho, é uma prova de que o estudo, quando feito de coração sincero e ordenado à busca da verdade, é um caminho seguro para chegar a Cristo e conhecê-lo mais a fundo, não de forma “livresca” e “erudita”, mas num contato íntimo e pessoal com Aquele que é a própria Verdade.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Nossa Senhora, Sede da Sabedoria, que nos conceda a graça de conhecermos a fundo a nossa fé a Aquele que no-la revelou.


https://youtu.be/ypvkpkSYeYw
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 07/12/2022

Ouça no Youtube

Santo Ambrósio de Milão (Memória)
Local: Milão, Itália
Data: 07 de Dezembro† 397


Santo Ambrósio é uma das figuras mais empolgantes da Igreja ao findar do Império Romano. Nascido de uma nobre família romana, em Tréveris, Alemanha, cerca do ano 340, quando o pai era governador das Gálias. Ambrósio foi educado em Roma junto com o irmão Sátiro e a irmã Marcelina, virgem consagrada.

Formou-se Ambrósio na mais rígida tradição romana que cultuava as virtudes cívicas e morais: a retidão, o amor à justiça e probidade, o sentido prático, a doação à causa pública. Recebeu também aprimorada formação retórica que o tornou um escritor latino correto e elegante.

Na idade de 35 anos, Ambrósio foi nomeado governador da província romana da Itália do norte com sede em Milão, cargo de grande importância na administração do Império. Pouco depois veio a falecer o bispo de Milão, Aussêncio, adepto do arianismo. A fim de se evitarem conflitos na eleição do novo bispo, devido às duas facções, católica e ariana, Ambrósio se dirigiu à igreja onde se efetuava a escolha, com o objetivo exclusivo de manter a ordem pública. Sendo ele muito conhecido e apreciado por suas qualidades de homem público, Ambrósio teve a surpresa de ouvir sua aclamação como Bispo em plena assembleia de clero e fiéis: "Queremos Ambrósio bispo".

De nada adiantaram os protestos de Ambrósio, que ainda não era nem batizado e era funcionário do Império. O povo insistiu. No fim, surpreso e atemorizado, Ambrósio acabou se submetendo. Preparou-se para o batismo, foi ordenado sacerdote e ordenado Bispo alguns meses depois, a 7 de dezembro de 374, quando contava com cerca de 36 anos de idade.

A escolha do bispo Ambrósio mostrou-se providencial. Sua atuação no campo pastoral, político, doutrinal e litúrgico foi tão marcante que a Igreja, mais tarde, o canonizaria dando-lhe o título de Grande Santo Padre da Igreja. De 1298 em diante ele é celebrado como um dos quatro doutores da Igreja do Ocidente, sendo os outros três Agostinho, Jerônimo e Gregório Magno.

Ambrósio desempenhou papel político relevante, visto que Milão era uma das sedes dos imperadores do Ocidente e ele tinha relações continuas com os soberanos. Por seus dotes pessoais, foi conselheiro dos imperadores Graciano em Tréveris, Valentiniano II em Sirmio e de Teodósio II, sabendo, porém, opor-se com firmeza também à imperatriz Justina, simpatizante do arianismo. Ficou marcada na história, sobretudo, sua atitude firme de bispo frente ao imperador Teodósio. Santo Ambrósio tratou o imperador como qualquer outro fiel, impondo-lhe, segundo o costume, penitência pública por ter tolerado que seus legionários devastassem a cidade de Tessalônica. Foi muito grande também a influência dele na extirpação dos últimos resquícios do velho paganismo do Império Romano. Conseguiu, outrossim, acabar com o arianismo no norte da Itália. A forma literária dos seus sermões atraiu a curiosidade do jovem professor de Retórica, Agostinho que, do estilo, passou a gostar do conteúdo, chegando à conversão.

Guia reconhecido na Igreja ocidental, à qual transmite também a riqueza da tradição oriental, estendeu sua influência a todo o mundo latino. Em época de grandes transformações culturais e sociais, sua personalidade se impõe como símbolo de liberdade e de pacificação.

Ambrósio foi um escritor fecundo: deixou escritos ascéticos, tratados sobre as obrigações do clero e deveres dos fiéis; foi também pocta, compondo hinos para servir à Liturgia, alguns dos quais ainda se conservam na Liturgia das Horas.

Merecem menção os dois livros sobre a iniciação cristã, "Os Sacramentos" e "Os Mistérios". Escreveu quatro obras sobre a virgindade, virtude totalmente ignorada pela moral romana e que revelam nele uma delicada espiritualidade, pois enaltece nestes escritos a mística de uma doação total a Deus em corpo e alma. Faleceu no dia 4 de abril, na Páscoa de 394, com 23 anos de episcopado e 60 anos de idade.

O hino de Laudes apresenta Ambrósio como forte e santo prelado. A Oração coleta exalta Santo Ambrósio como doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor. Pede que Deus desperte, na sua Igreja, homens que a governem com força e sabedoria. A Oração sobre as oferendas pede que Deus faça com que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava Santo Ambrósio. A Oração depois da Comunhão pede que, reconfortados pelo sacramento da Eucaristia, possamos, pelos ensinamentos de Santo Ambrósio, progredir e, percorrendo corajosamente os caminhos do Senhor, preparar-nos para o eterno convívio.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Ambrósio de Milão, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil