Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! (1Pd 2, 2)

Ou:


Exultai com a glória da vossa vocação dando graças a Deus, que vos chamou ao seu reino, aleluia! (4Esd 2, 36-37)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida, e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 4, 32-35)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos.

34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 117)


R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; “eterna é a sua misericórdia!”


— A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!” R.

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte. R.

— A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! R.


https://youtu.be/bVr2-T712p0
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Segunda Leitura (1Jo 5, 1-6)


Leitura da Primeira Carta de São João


Caríssimos: 1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20, 29) R.

Evangelho (Jo 20, 19-31)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas do vosso povo (e dos que renasceram nesta Páscoa), para que, renovados pela profissão de fé e pelo batismo, consigamos a eterna felicidade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Estende a tua mão, toca o lugar dos cravos e não sejas incrédulo, mas fiel, aleluia! (Cf. Jo 20, 27)

Depois da Comunhão

Concedei, ó Deus onipotente, que conservemos em nossa vida o sacramento pascal que recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 11/04/2021
Quem tem o Espírito Santo leva o perdão aos corações

“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (João 20,22-23).

Celebramos o segundo domingo da Páscoa, e, neste domingo, celebramos a Misericórdia de Deus por excelência. Jesus, o Ressuscitado, dá-nos a paz, e o grande dom e fruto da paz no nosso coração é o perdão dos nossos pecados.

Precisamos entender a dimensão profunda do que significa ser perdoado, porque se entendêssemos melhor o que significa perdão, procuraríamos vivê-lo, buscá-lo, e assim perdoaríamos uns aos outros.

Não entendemos aquilo que o pecado causa em nós, ou seja, um profundo estrago, pois ele quebra, dentro de nós, aquilo que é a nossa dimensão humana mais linda, profunda e bela: ele vai nos tornando cada vez mais distantes daquela imagem original a qual Deus nos criou.

O pecado dilacerou a nossa imagem humana, e o único jeito de recuperar aquilo que ele estragou é por meio do perdão. Este traz-nos, novamente, a graça de restaurar o que está quebrado, perdido e dilacerado. O perdão liga aquilo que o pecado desligou, por isso necessitamos de mais dele.


O grande dom e fruto da paz no nosso coração é o perdão dos nossos pecados

Deus desceu à Terra e veio até nós para nos conceder Seu perdão. Estamos acostumados a dizer: “Eu errei. Perdoa-me!”, “Eu lhe perdoo”. O perdão resgata, restaura e levanta. Só um Deus profundamente misericordioso, um Deus cujo o nome é misericórdia, é capaz de perdoar-nos; e Ele não só nos perdoa como também nos resgata novamente daquilo que o pecado causou em nós.

Muitas vezes, buscamos o perdão de maneira superficial, e somos também superficiais em perdoar uns aos outros, porque não mergulhamos na dimensão profunda do perdão.

Quando conhecermos as nossas misérias, quando, de fato, mergulharmos naquilo que é a nossa verdadeira fragilidade humana, vamos entender o que é a misericórdia, vamos banhar-nos e lavar-nos na misericórdia de Deus.

É por isso que Jesus está, hoje, soprando Seu Espírito Santo sobre nós, porque só o Ele pode trazer o perdão para os nossos pecados.  Quem tem o Espírito leva o perdão aos corações, quem não O tem retém o perdão, porque está retido. Então, se somos cheios do Paráclito, e Ele está em nós. Que sejamos tomados pela misericórdia de Deus, pelo Seu perdão, e então levemos ao mundo a misericórdia e o perdão que vem do coração do Pai.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
A malícia demoníaca dos que se recusam a crer

Dos alimentos que ingerimos e remédios que tomamos até os veículos que dirigimos e edifícios que frequentamos, a vida é impossível sem fé. Por que, então, tudo muda quando o assunto é Deus e as verdades eternas desde sempre ensinadas pela Igreja? O que explica a incredulidade seletiva do homem moderno?

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 11/04/2021

Santo Estanislau

Celebramos a vida de Santo Estanislau, que nasceu no ano 1030, pouco tempo depois do Cristianismo ter entrado na Polônia. Santo Estanislau foi sacerdote na Igreja de Cracóvia. O lugar geográfico da Polônia era causa de muitos transtornos internos e externos, porém, nada se comparava ao rei da Polônia - Boleslau II - que era guerreiro, cruel, devasso e opressor. Por escolha do Espírito Santo, Estanislau tornou-se bispo daquela região; e, como tal, teve de se tornar um “João Batista”, já que o rei dava um grande vexame no campo moral. Estanislau é amado por toda a Polônia como um santo que profundamente amou os pobres, evangelizou e morreu mártir. Em 1079, o rei Boleslau, num ato de loucura, atingiu com um punhal Estanislau, durante a Santa Missa, lugar onde o santo uniu seu sacrifício ao Sacrifício de Cristo.
Santo Estanislau, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil