01 Qui
May
02 Sex
May
03 Sáb
May
04 Dom
May
05 Seg
May
06 Ter
May
07 Qua
May
08 Qui
May
09 Sex
May
10 Sáb
May
11 Dom
May
12 Seg
May
13 Ter
May
14 Qua
May
15 Qui
May
16 Sex
May
17 Sáb
May
18 Dom
May
19 Seg
May
20 Ter
May
21 Qua
May
22 Qui
May
23 Sex
May
24 Sáb
May
25 Dom
May

6ª feira da 4ª Semana da Páscoa

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdotes para nosso Deus, aleluia. (Cf. Ap 5, 9-10)
Redemísti nos, Dómine, in sánguine tuo, ex omni tribu, et lingua, et pópulo, et natióne: et fecísti nos Deo nostro regnum. Allelúia, allelúia. Ps. Misericordias Domini in aeternum cantabo: in generationem et generationem annuntiabo veritatem tuam in ore meo. (Apc. 5, 9-10; Ps. 88)
Vernáculo:
Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdotes para nosso Deus, aleluia. (Cf. MR: Ap 5, 9-10) Sl. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! (Cf. LH: Sl 88, 2)

Coleta

Ó Deus, autor da nossa liberdade e da nossa salvação, ouvi os que vos suplicam e concedei aos redimidos pela efusão do sangue do vosso Filho viver por vós e alegrar-se com a vossa constante proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — At 13, 26-33


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.

32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: ʽTu és o meu filho, eu hoje te gereiʼ”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)


℟. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!


— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!” ℟.

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila! ℟.

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito! ℟.


https://youtu.be/fR4hbAEM5Uw
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14, 6) ℟.

Evangelho — Jo 14, 1-6


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Deus, Deus meus, ad te de luce vigilo: et in nomine tuo levabo manus meas, alleluia. (Ps. 62, 2. 5)


Vernáculo:
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! (Cf. LH: Sl 62, 2. 5)

Sobre as Oferendas

Senhor, aceitai compassivo as oferendas da vossa família e concedei que, sob o auxílio de vossa proteção, não percamos os dons que nos destes e alcancemos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O Cristo Senhor foi entregue por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para nossa justificação, aleluia. (Rm 4, 25)
Cantate Domino, alleluia: cantate Domino, benedicite nomen eius: bene nuntiate de die in diem salutare eius, alleluia, alleluia. (Ps. 95, 2; ℣. Ps. 95, 1. 3. 4. 7-8a. 8b-9a. 11-12a)
Vernáculo:
Cantai ao Senhor Deus, aleluia. Cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação, aleluia, aleluia. (Cf. LH: Sl 95, 2)

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, Senhor: guardai em vosso constante amor os que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, se alegrem com a sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 16/05/2025


Em que sentido Jesus é o Caminho?


O Pai quer que o seu Filho muito amado, gerado em nós pela graça, cresça em nosso coração cada dia mais, até a idade perfeita e plena maturidade; pois só Ele é o Caminho que conduz à vida eterna.

Continuamos a leitura dos capítulos do Evangelho de São João que dizem respeito à Última Ceia. Nela, Jesus está fazendo uma espécie de despedida, pois logo irá para o Pai e preparará um lugar para nós no Céu. “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?” (Jo 14, 5). A pergunta de Tomé dá ocasião para Jesus explicitar que Ele não somente nos precede e vai nos preparar um lugar no Céu para gozarmos da felicidade eterna do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas também que Ele será sempre o Caminho que nos leva a essa bem-aventurança. A história da humanidade terá um fim e Cristo irá entregar ao Pai toda a Criação. Então, chegará o momento em que nós, se levarmos uma vida correta e santa, iremos nos unir definitivamente a Deus. É isso que o Apocalipse chama de “núpcias do Cordeiro”, ou seja, o casamento entre Deus e a humanidade redimida, união esta que ocorre por meio da humanidade de Cristo.Jesus é o vínculo que nos une ao Pai; o meio pelo qual nós nos encaixamos no projeto extraordinário de vivermos a felicidade de Deus. Além disso, enquanto o mundo existir, Ele será sempre o nosso Caminho. Santo Agostinho disse: “Aquele que te criou sem ti, não quer te salvar sem ti”, ou seja, precisamos fazer nossa parte e “colaborar” com a ação de Deus. Mas o que significa dizer que Jesus é o Caminho? Primeiro, quer dizer que Jesus é Aquele ao qual devemos estar unidos, e essa união ocorre através do Batismo, da fé e da frequência nos sacramentos, sobretudo a Eucaristia e a Confissão. Além disso, também significa dizer que Ele é o modelo que nós precisamos imitar e ao qual devemos nos configurar para que, dentro de nós, vá sendo gerado o Cristo. Sim, porque é sendo membros do Corpo místico de Cristo e nos comportando como Ele que temos a chance de entrarmos na glória e na felicidade do Céu. Portanto, devemos procurar ser como Cristo, imitando-o em suas atitudes. Assim, Ele tocará nosso coração e nos transformará cada vez mais em um membro do seu Corpo místico, sendo nosso Caminho para a vida eterna.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 16/05/2025

São Simão Stock, Presbítero (Memória Facultativa)
Local: Bordéus, França
Data: 16 de Maio † 1265


Simão nasceu em 1165, no condado de Kent, de uma família muito nobre e cristianíssima.

Conta-se dele que, dos doze anos em diante, tendo deixado os seus, viveu como ermitão por vinte anos, dentro do oco de um vasto carvalho, daí lhe advindo o cognome de Stock.

Em 1213, Simão entrava na ordem do Carmelo, que acabava de se estabelecer na Inglaterra, e, em 1215 era feito vigário geral das províncias ocidentais.

No ano de 1251, numa visão, Nossa Senhora apareceu-lhe, e, depositando-lhe entre as mãos o escapulário, revelou-lhe que os que morressem trazendo-o consigo certamente escapariam das penas do inferno.

Um dia, visitando as casas da ordem, adoeceu gravemente, falecendo em Bordéus no ano de 1265. São Simão Stock escreveu um opúsculo sobre a penitência cristã, cartas a carmelos, algumas homilias, preceitos litúrgicos e duas antífonas à Santa Virgem.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume VIII. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 08 mai. 2022.

São Simão Stock, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil