Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65, 1-2)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 3, 13-15. 17-19)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.

17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.

Salmo Responsorial (Sl 4)


R. Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! R.

— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! R.

— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! R.

— Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! R.


https://youtu.be/MV5V7uQ8xZM

Segunda Leitura (1Jo 2, 1-5a)


Leitura da Primeira Carta de São João


1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes. (Cf. Lc 24, 32) R.

Evangelho (Lc 24, 35-48)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.

41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.

44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Ano A
Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão, aleluia! (Lc 24, 35)
Ano B
Era preciso que o Cristo padecesse e ao terceiro dia ressurgisse dos mortos; e que em seu nome fosse pregado a todas as nações o arrependimento para o perdão dos pecados, aleluia! (Lc 24, 46-47)
Ano C
Disse Jesus aos seus discípulos: Vinde, comei! E tomou o pão e lhes deu, aleluia! (Cf. Jo 21, 12-13)

Depois da Comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 18/04/2021
Voltemos o nosso coração para o Senhor

“Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’” (Lucas 24,46-47).

O Cristo Ressuscitado se manifesta aos Seus para trazer paz e serenidade ao coração deles e ao coração de cada um de nós. “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?”. Por que estamos preocupados? Por que as preocupações tomam conta de nós? Porque não colocamos em Deus o nosso coração.

O coração dos discípulos não estava em Deus, mas estava no medo, nas preocupações, no que podia acontecer diante de toda aquela realidade que assustava o coração deles. Eles já tinham se encontrado com o Ressuscitado, mas ainda não tinham aberto o coração para se entregarem totalmente a Ele e, por isso, estavam carregados de medos e dúvidas. Por que tendes dúvidas no vosso coração? Porque o coração não está voltado para a Palavra e para as Escrituras.


Volte o seu coração totalmente para o Senhor, dê atenção à Sua Palavra

Na Palavra do Senhor está toda a direção para a vida dos discípulos. O Senhor mesmo anunciou que iria sofrer, padecer, mas que, no terceiro dia, iria ressuscitar. O que faltou aos discípulos foi a atenção à Palavra do Mestre.

O que está faltando ao nosso coração é a atenção à Palavra de Jesus. Quando damos atenção à Sua Palavra, ela direciona o nosso coração, ela traz luz à nossa vida, ilumina as trevas do nosso interior, quebra tudo aquilo que as dúvidas e as tensões causam dentro de nós. Por isso, o Senhor está dizendo: “Está escrito nas Sagradas Escrituras: o Cristo sofrerá e Ele há de ressuscitar, mas é preciso que seja anunciado no Seu nome a conversão e o perdão dos pecados”.

É isso que precisamos fazer em todos os lugares que estamos: anunciar que o Cristo está vivo, anunciar no Seu nome o perdão dos pecados, anunciar no Seu nome a conversão de vida. É preciso levar a vida em Jesus, é se encontrar com esse Cristo Vivo e Ressuscitado e deixar que Ele ilumine a nossa vida.

O Senhor está no meio de nós, Ele está vivo e está aqui! Deixamo-nos guiar pelo medo, pelas incertezas e não voltamos o nosso coração para Ele. Volte o seu coração totalmente para o Senhor, dê atenção à Sua Palavra e deixe que ela impulsione, direcione e nos guie por onde devemos caminhar. E o que precisamos anunciar ao mundo? A vitória do Ressuscitado, a vitória sobre a morte, vitória sobre a cruz, porque essa é a nossa vitória.

Precisamos proclamar a vida nova, convertida, transformada e ressuscitada que o Senhor Jesus nos trouxe. Sejamos testemunhas em casa, na família, no trabalho e onde quer que estejamos que Jesus está vivo e no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Toda a Bíblia fala de Jesus Cristo

No mesmo dia em que ressuscitou, “Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras”, e eles então passaram a compreender: tudo o que está escrito “na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” fala de Cristo e nele encontra pleno cumprimento.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 18/04/2021

Santo Apolônio

Santo do século II, era uma figura pública, um senador. Pôde assistir e deixar-se tocar pelo testemunho de inúmeros mártires no tempo de Nero. Ele percebia naqueles cristãos, que viviam dentro de um contexto pagão, o único e verdadeiro Deus presente naqueles martírios por amor a Cristo. Já adulto, com a ajuda do Papa Eleutério, ele quis ser cristão e foi muito bem formado até chegar à graça do Batismo. Apolônio, como muitos, ao se deparar com a lei de Nero, teve de se dizer, pois também foi denunciado. Ele não renunciou a Jesus, mesmo ocupando uma alta posição na sociedade. Seu amor a Deus foi concreto. Santo Apolônio é exemplo para que sejamos testemunhas do amor de Deus, onde quer que estejamos, na profissão que exerçamos, com a idade que tenhamos.
Santo Apolônio, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil