Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus.
Clamavérunt iusti, et Dóminus exaudívit eos: et ex ómnibus tribulatiónibus eórum liberávit eos. Ps. Benedícam Dóminum in omni témpore: semper laus eius in ore meo. (Ps. 33, 18 et 2)
Vernáculo:
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Sl. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. (Cf. LH: Sl 33, 18 e 2)

Coleta

Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, por vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coreia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Pr 21, 1-6. 10-13)


Leitura do Livro dos Provérbios


1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 118)


℟. Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!


— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! ℟.

— Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios! ℟.

— Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos. ℟.

— Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei. ℟.

— Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. ℟.

— Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei! ℟.


https://youtu.be/AT6EiRZA4SA
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11, 28) ℟.

Evangelho (Lc 8, 19-21)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gloriabúntur in te omnes qui díligunt nomen tuum, quóniam tu, Dómine, benedíces iusto: Dómine, ut scuto bonae voluntátis tuae coronásti nos. (Ps. 5, 12. 13)


Vernáculo:
Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome! Porque ao justo abençoais com vosso amor, e o protegeis como um escudo! (Cf. LH: Sl 5, 12. 13)

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas do vosso povo, e concedei, pela intercessão dos santos mártires coreanos, nos tornemos um sacrifício agradável para a salvação do mundo inteiro. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai, que está nos céus. (Mt 10, 32)
Et si coram homínibus torménta passi sunt, Deus tentávit eos: tamquam aurum in fornáce probávit eos, et quasi holocáusta accépit eos. (Sap. 3, 4. 6; ℣. Cant. Sap. 3, 1. 2. 3. 5. 9ab. 9c)
Vernáculo:
Se aos olhos dos homens sofreram tormentos, sua esperança era plena de vida imortal. Como ouro os provou no calor da fornalha, como grande holocausto junto a si os acolheu: no dia da Vinda terão vida nova. (Cf. Saltério: Sb 3, 4. 6)

Depois da Comunhão

Nutridos pelo alimento dos fortes, na celebração dos santos mártires, nós vos pedimos, Senhor, que, seguindo fielmente a Cristo, trabalhemos na Igreja pela salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 20/09/2022
Amigos e familiares de Deus

“Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.


Se a terra boa de que Jesus nos vem falando ao longo dos últimos dias é aquela que acolhe a semente da Palavra e, pela perseverança, dá fruto em abundância, esse fruto não pode ser de índole diversa da própria Palavra de Deus, ou seja: deve ser um fruto de alguma maneira divino, pois o que germina não pode ser especificamente distinto da semente que lhe dá origem. Por isso, o fruto da Palavra que cai em terra boa não é senão a graça santificante, que, fazendo-nos participar da própria natureza de Deus, nos introduz realmente na família divina. A isso aludem aquelas palavras do Senhor que encerram o Evangelho de hoje: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. É óbvio que, segundo a natureza humana, somos filhos daqueles nos engendraram; mas, pela participação que a graça nos proporciona na natureza de Deus uno e trino, somos num sentido muito verdadeiro filhos do Pai, portadores de uma nova vida, herdeiros com Cristo da glória eterna. A filiação divina de Jesus, como sabemos, é própria e natural, no sentido de que Ele é realmente Deus e compartilha com o Pai e o Espírito Santo a única, mesma e indivisa natureza divina; nós, ao contrário, somos filhos de Deus por adoção, mas sem que isso signifique uma simples “ficção jurídica”: ao sermos adotados pelo Pai, recebemos também uma participação análoga em sua própria natureza, já que a infusão da graça na essência de nossas almas implica, entre outras coisas, a presença amorosa e amigável de toda a SS. Trindade no “castelo interior” que cada um de nós traz dentro si. Que saibamos preservar esse dom tão grande que é a graça santificante, pela qual vale a pena perder tudo, inclusive esta vida natural. Que Deus nos conceda ainda a força de evitarmos todo pecado grave e todo pecado venial deliberado.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A maior de todas as vitórias (Memória de Santo André Kim e companheiros mártires)

A Igreja celebra hoje a memória Santo André Kim Taegon, o primeiro sacerdote coreano, e seus cento e cinquenta companheiros mártires. Sempre disposto a tudo entregar por fidelidade a Jesus, Santo André Kim deixou-nos a preciosa lição de que, se é na cruz do Senhor que nasce a Igreja, é também no padecimento dos membros de Cristo que ela deve crescer e receber o seu vigor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 20 de setembro, e recorramos juntos à intercessão destas santas testemunhas da fé católica e apostólica!


https://youtu.be/K38Na0RGWd8

Santo do dia 20/09/2022


Santo André Kim Taegón e Paulo Chóng Hasang e seus companheiros (Memória)
Local: Coreia
Data: 20 de Setembro † 1839-1866


A memória de Santo André Kim Taegón e de Paulo Chóng Hasang com outros cento e onze mártires, chamados "mártires coreanos", foi introduzida no Calendário Romano Universal em 1985. Eles tinham sido canonizados em 1984 pelo papa João Paulo II durante sua viagem apostólica à Coreia. São celebrados em nível de memória obrigatória em toda a Igreja, segundo o critério da universalidade, usado na reforma do Calendário romano. Os santos são os que deram testemunho de Cristo em todas as partes do mundo.

A história destes mártires é muitíssimo interessante. No início do século XVII, pelo esforço de alguns leigos, penetrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Uma comunidade bem firmada e fervorosa, mesmo sem pastores, foi conduzida e animada praticamente por leigos até o ano de 1836, quando entraram clandestinamente na região os primeiros missionários, provenientes da França. Nas perseguições de 1839, 1846 e 1866, saíram dessa comunidade 103 santos mártires. Entre eles sobressaem o primeiro presbítero e ardoroso pastor de almas André Kim Taegón e o grande apóstolo leigo Paulo Chóng Hasang. Os demais são, na maioria, leigos, homens e mulheres, casados ou não, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os ricos primórdios da Igreja coreana.

A Igreja pode colher vários ensinamentos das orações da Missa. Antes de tudo, que Deus é criador e salvador de todas as raças. Depois, que chamou à fé a muitos irmãos e irmãs na região da Coreia, fazendo-os crescer na fé e na vida cristã pelo testemunho dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Aprendemos também que toda a Igreja é missionária, não só os presbíteros, os religiosos e as religiosas, mas também os leigos. A história dos mártires coreanos alerta toda a Igreja quanto à sua vocação missionária. A Oração sobre as oferendas realça a salvação destinada por Deus para o mundo inteiro. A Oração depois da Comunhão convida a todos que são alimentados pelo alimento dos fortes a trabalharem na Igreja pela salvação de todos. Portanto, a Igreja tem a missão não só de levar a boa-nova do Evangelho "ad gentes", mas para além de todas as fronteiras, a começar pelo próximo mais próximo que necessite da mensagem do Evangelho.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santos André Kim Taegón e Paulo Chóng Hasang e seus companheiros, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil