Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

São Fidélis Sigmaringa, Presbítero Mártir


Antífona de entrada

Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2, 12)

Coleta

Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 9, 31-42)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.

36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”

39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 115)


R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?


— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. R.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. R.

— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão! Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. R.


https://youtu.be/2tri57q_31Y
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6, 63c. 68c) R.

Evangelho (Jo 6, 60-69)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Pai, eu te rogo por eles, para sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste, diz o Senhor, aleluia! (Jo 17, 20-21)

Depois da Comunhão

Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 24/04/2021
Deixemo-nos transformar pela Eucaristia

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,58-59).

Preciso dizer que o discurso eucarístico de Jesus, a verdade eucarística trazida por Ele, a verdade de que é necessário alimentar-se do Seu Corpo e do Seu Sangue para ter a vida, é uma linguagem dura, difícil de ser compreendida e mais difícil de ser aceita e vivida.

Sei que falando superficialmente é bonito, mas ter compromisso com a vida eucarística é somente para quem morre para que Cristo viva. Muitos daqueles discípulos de Jesus acharam muito dura essa vida, acharam muito duro aquilo que escutaram e começaram a murmurar: “Isso é muito difícil”. E Jesus foi firme: “As palavras que vos falo são espírito e vida”, a carne para nada serve, é só para enganar, porque quem dá vida é o Espírito, por isso quem nos dá vida é o Espírito Santo; quem dá vida à Eucaristia, quem dá forma à Eucaristia é o Espírito.

A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós

É no Espírito que a Eucaristia age em nós e transforma o nosso interior, não é simplesmente de uma forma humana, mas para ter vida no Espírito é preciso ter empenho, é preciso dedicar-se, debruçar-se, dobrar-se, quebrar-se. E como é duro nós nos quebrarmos, redobrarmo-nos, humilharmo-nos e descermos para que a vida de Deus esteja em nós! Por isso, muitos não estiveram dispostos a seguir esse ensinamento de Jesus, e na sinceridade de coração deixaram, abandonaram, esmoreceram e seguiram por outros caminhos.

Mesmo nós que estamos na vida em Deus sabemos que não é fácil, mas não é que é difícil o Reino de Deus, o que é difícil é cedermos, quebrarmos o orgulho e a soberba, é descermos de nossas vaidades, porque vida eucarística exige desdobrar-se, exige empenho por uma vida mística, por contemplação, por adoração, exige empenho para que morra o homem velho e o homem novo esteja em nós.

A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós. Vida eucarística é vida de cruz, é vida de comunhão com Jesus.

É preciso romper a comunhão com o mundo para viver a comunhão com a eternidade de Deus em nós. Talvez não seja difícil entrar na fila da comunhão, talvez não seja difícil estender a mão para que o padre coloque o pão em nossas mãos. O que é difícil é levar a vida eucarística, é deixar-se transformar pela Eucaristia que recebemos. A quem nós iremos? Quem dará significado a nossa vida? Só Ele tem palavras de vida eterna, só Ele traz significado e valor à nossa vida.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Muitos já não creem na Eucaristia

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 24/04/2021

São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa

O santo de hoje nasceu em Sigmaringa (Alemanha) no ano de 1577. Seu nome de batismo era Marcos Rei. Era dotado de grande habilidade com os estudos. Marcos era um cristão católico, tornando-se mais tarde um conhecido filósofo e advogado. Porém, havia um chamado que o inquietava: a consagração total a Deus, a vida no ministério sacerdotal.Renunciando a tudo, entrou para a família franciscana, para os Capuchinhos. Enquanto noviço, viveu um grande questionamento: se fora do convento ele não faria mais para Deus, do que dentro da vida religiosa. Então, buscou seu mestre de noviciado que, no discernimento, percebeu que era uma tentação.Passado isso, ele se empenhou na busca pela santidade. Seu nome agora se tornou “Fidélis” ou “Fiel”. E buscou ser fiel à vontade de Deus. Estudou Teologia, foi ordenado e enviado à Suíça para uma missão especial com outros irmãos: propagar a Sã Doutrina Católica.São Fidélis dedicou-se totalmente em iluminar as consciências e rechaçar as doutrinas que combatiam a Igreja de Cristo.Depois de uma Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse à fé.Fidélis deixou claro que não o faria e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja.
São Fidélis, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil