30 Sáb
Nov
01 Dom
Dec
02 Seg
Dec
03 Ter
Dec
04 Qua
Dec
05 Qui
Dec
06 Sex
Dec
07 Sáb
Dec
08 Dom
Dec
09 Seg
Dec
10 Ter
Dec
11 Qua
Dec
12 Qui
Dec
13 Sex
Dec
14 Sáb
Dec
15 Dom
Dec
16 Seg
Dec
17 Ter
Dec
18 Qua
Dec
19 Qui
Dec
20 Sex
Dec
21 Sáb
Dec

Santo André, Apóstolo, Festa

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Às margens do mar da Galileia, o Senhor viu dois irmãos: Pedro e André, e os chamou, dizendo: Vinde e segui-me, farei de vós pescadores de homens. (Cf. Mt 4, 18-19)
Dominus secus mare Galilaeae vidit duos fratres, Petrum et Andréam, et vocávit eos: Veníte post me: fáciam vos fíeri piscatóres hóminum. Ps. Caeli enárrant glóriam Dei: et ópera mánuum eius annúntiat firmaméntum. (Mt. 4, 18. 19; Ps. 18)
Vernáculo:
Às margens do mar da Galileia, o Senhor viu dois irmãos: Pedro e André, e os chamou, dizendo: Vinde e segui-me, farei de vós pescadores de homens. (Cf. MR: Mt 4, 18-19) Sl. Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos. (Cf. LH: Sl 18)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Senhor, Deus de poder, nós vos suplicamos humildemente que, assim como o apóstolo Santo André foi exímio pregador e guia da vossa Igreja, seja também, junto de vós, nosso constante intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Rm 10, 9-18


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos


Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?

Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 18(19A), 2-3. 4-5 (R. 5a)


℟. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. ℟.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. ℟.


https://youtu.be/nf47aMzzGPw
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente. (Mt 4, 19) ℟.

Evangelho — Mt 4, 18-22


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Mihi autem nimis honoráti sunt amíci tui, Deus: nimis confortátus est principátus eórum. (Ps. 138, 17)


Vernáculo:
Quão insondáveis são os vossos pensamentos! Incontável, ó Senhor, é o seu número! (Cf. LH: Sl 138, 17)

Sobre as Oferendas

Possam agradar-vos, ó Deus todo poderoso, estas oferendas que vos apresentamos na festa de Santo André, a fim de que, sendo aceitas por vós, se tornem para nós fonte de vida. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Disse André a Simão Pedro, seu irmão: Encontramos o Messias, isto é o Cristo. E o conduziu a Jesus. (Cf. Jo 1, 41-42)
Veníte post me: fáciam cos piscatóres hóminum: at illi, relíctis rétibus et navi, secúti sunt Dóminum. (Mt. 4, 19. 20; ℣. Ps. 118, 1. 20. 40. 48. 65. 103. 167. 174)

Vel:


Dicit Andréas Simóni fratri suo: Invénimus Messíam, qui dícitur Christus: et addúxit eum ad Iesum. (Io. 1, 41. 42; ℣. Ps. 33)
Vernáculo:
“Vinde após mim, e eu farei de vós pescadores de homens”. Então, imediatamente, eles deixaram as redes e o seguiram. (Cf. Bíblia CNBB: Mt 4, 19. 20)

Ou:


Disse André a Simão Pedro, seu irmão: Encontramos o Messias, isto é o Cristo. E o conduziu a Jesus. (Cf. MR: Jo 1, 41-42)

Depois da Comunhão

Fortifique-nos, Senhor, a comunhão do vosso sacramento, para que, a exemplo do apóstolo Santo André, carregando a cruz de Cristo, mereçamos viver com ele na glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 30/11/2024


O Apóstolo crucificado com Cristo


Cristo recapitulou em si todas as coisas, associando toda a humanidade ao mistério de sua Páscoa e Ressurreição.

Celebramos hoje a Festa de Santo André, Apóstolo, irmão de São Pedro.Jesus Cristo, que escolheu doze discípulos dentre os seus vários seguidores, para que estivessem com Ele de mais perto (cf. Mc 3,14), ao longo de sua vida aqui na terra deu mostras de uma especial predileção por quatro Apóstolos: São João e São Tiago, filhos de Zebedeu, por um lado; Santo André e São Pedro, por outro. Esses dois pares de irmãos presenciaram os momentos mais importantes da vida do Senhor: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração e a agonia mortal no Horto das Oliveiras.Ora, dado que Deus tem os seus prediletos, escolhidos a dedo para o bem dos outros, e nunca age sem uma razão conveniente, pode-se dizer que Jesus escolheu estes irmãos, propondo-os como modelo a ser imitado pelos outros fiéis, porque em cada um deles resplandecem as virtudes em que mais nos devemos exercitar.São João, com efeito, é o Apóstolo da contemplação, da devoção filial à Virgem Maria, da perseverança aos pés da Cruz, da intimidade com o Coração Sagrado de Nosso Senhor. São Pedro, ao contrário, é o Apóstolo da ação, da fé operante, da evangelização sem fronteiras. Santo André, por sua vez, é o Apóstolo da cruz, da perfeita configuração com o Cristo que sofre: ele, unindo-se à Paixão do Mestre, foi crucificado em uma crux decussata, ou seja, em forma de xis.Santo André participou, assim, na própria carne do mistério da Paixão redentora de Nosso Senhor e, desse modo, seguiu o único caminho, aberto por Ele, que todos nós devemos percorrer antes de entrarmos na glória da Ressurreição.Que este santo Apóstolo interceda hoje por nós e nos alcance as graças necessárias para abraçarmos a cruz quando, como e onde o Senhor quiser.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Saudemos a cruz do dia a dia (Festa de Santo André, Apóstolo)

O Apóstolo Santo André, embora não seja príncipe e cabeça do colégio apostólico, teve contudo a honra de ser o primeiro a escutar e responder ao chamado de Cristo: “Vinde comigo, e eu vos farei pescadores de homens”. Deixando as redes, Santo André seguiu Jesus sem demora e, amado por Ele com uma intimidade privilegiada, foi o primeiro a comunicar aos outros a grande notícia: “Achamos o Messias”.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 30 de novembro, e conheça um pouco mais da vida de Santo André, Apóstolo, amante da glória da santa Cruz!


https://youtu.be/_h0f5oC7-l8

Santo do dia 30/11/2024

Santo André Apóstolo (Festa)
Data: 30 de † s. I


O Novo Testamento oferece poucas notícias sobre Santo André. Os Evangelhos informam que ele era filho de Jonas, irmão de Simão Pedro e pescador como ele, natural de Betsaida, a nordeste do lago de Tiberíades. No entanto, ele está presente em todo o decurso da pregação de Cristo e vem mencionado ainda na relação dos Apóstolos nos Atos dos Apóstolos (cf. At 1, 13).

A Liturgia grega o chama "Protocleto", isto é, "Primeiro chamado"; é o primeiro nome de apóstolo citado no Evangelho de São João. Era discípulo de João Batista, junto com João Evangelista, ao ser convidado por Jesus para segui-lo. Conta João em seu Evangelho que, quando Jesus se apresentou pela segunda vez na região do Jordão onde João Batista batizava, este exclamou: Eis o cordeiro de Deus (Jo 1, 36). Ouvindo estas palavras, André e João deixaram de seguir a João Batista para acompanhar o próprio Cristo. Jesus, voltando-se para trás e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Disse-lhes Jesus: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde habitava e ficaram com Ele aquele dia (cf. Jo 1, 38-40).

André se torna, dentre os Apóstolos, o primeiro mensageiro, o primeiro evangelizador. André foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: Encontramos o Messias, que quer dizer o Cristo. Ele o levou até Jesus (cf. Jo 1, 41 42). Contudo, na ocasião, André e Pedro não ficaram definitivamente com o Divino Mestre. Certamente, voltaram às suas ocupações de pescadores. Algum tempo depois, Jesus, passando pelas margens do lago de Tiberíades, pelas bandas de Cafarnaum, tendo-os encontrado quando lavavam as redes, disse-lhes: Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram (cf. Mt 4, 18-22).

Também durante os anos da vida pública de Jesus temos algumas alusões a André, que aparece como mediador ou como aquele que, com senso prático, busca saídas em situações embaraçosas. Quando Jesus interpelou Filipe sobre a possibilidade de dar de comer a toda aquela multidão, André interveio, dizendo: Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixes; mas que é isto para tanta gente? (Jo 6. 9). Uma segunda intervenção de André deu-se nos últimos dias da vida do Mestre. Havia alguns gentios que desejavam ver Jesus de perto e se aproximaram de Filipe, dizendo: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe falou isto para André. Então, André e Filipe foram dizer isso a Jesus (Jo 12, 21-22). Por fim, André era um dos interessados, com outros três Apóstolos, pelos sinais precursores do fim do mundo (cf. Mc 13, 1-4).

Assim, além da mensagem, comum de todos os Apóstolos, André apresenta uma mensagem própria. É o apóstolo mediador, o apóstolo da ação prática e ágil na solução de dificuldades no relacionamento e em comunicar suas descobertas aos outros. É o primeiro chamado, o primeiro mensageiro de Cristo, o que toma a iniciativa de providenciar ao menos alguns pães e peixes, isto é, a colaborar com Cristo a matar a fome da multidão.

Nada mais se sabe, de certo, sobre a vida deste grande Apóstolo depois do dia de Pentecostes. Uma veneranda tradição diz que, por ocasião da dispersão dos Apóstolos, André teria viajado pela região dos mares Cáspio e Negro. Por último, teria fundado a Igreja em Patras, na Acaia, que foi uma das mais florescentes dos tempos apostólicos.

Esta mesma tradição diz que Santo André morreu crucificado em Patras, na Acaia, no dia 30 de novembro. A ele está relacionada a Cruz de Santo André em forma de X. Ao vê-la, antes do suplício, teria dito o Apóstolo: "Salve, santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou".

Depois das perseguições romanas, as relíquias do santo foram transportadas para Constantinopla e, pelo ano 1460, transferidas para Amalfi na Itália e, em parte, para Roma.

O papa Paulo VI, querendo simbolizar a união de fraternidade com a Igreja Ortodoxa, devolveu as relíquias de Santo André à Igreja de Constantinopla.

Os textos litúrgicos da Missa e da Liturgia das Horas procuram usar as notícias de fonte bíblica que caracterizam esse apóstolo. Assim, ele aparece sobretudo como protagonista das narrativas de vocação. Vemo-lo na Antífona da entrada e na Antífona da Comunhão.

A Oração coleta realça Santo André como pregador do Evangelho e pastor da Igreja de Deus. A Oração depois da Comunhão lembra a cruz de Cristo abraçada por André no seu martírio.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo André Apóstolo, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil