Nome: São Gaciano (Memória Facultativa)
Local: Tours, França
Data: 18 de Dezembro † s. III

São Gaciano saiu de Roma com S. Dionísio de Paris, em meados do século III, e pregou a fé principalmente em Tours, na Gália (França), onde fixou sua sé episcopal. Os gauleses daquela região estavam maximamente entregues ao culto de seus ídolos. Mas nenhuma contradição ou sofrimento viria a desencorajar ou intimidar esse verdadeiro apóstolo, que com perseverança conquistou muitos para Cristo.

Reunia seu pequeno rebanho em grutas e cavernas e lá celebrava os divinos mistérios. Era muitas vezes obrigado a se esconder em buracos, à espreita por um longo tempo, procurando escapar da morte terrível com que os pagãos frequentemente o ameaçavam - e que, no entanto, estava sempre pronto para receber com alegria, se viesse a cair nas mãos deles. Continuando seus trabalhos com incansável zelo, em meio aos seguidos sofrimentos e perigos, pelo período de quase 50 anos, enfim faleceu em paz e foi honrado com milagres.

REFLEXÃO
Deus não pede grandes sacrifícios a todos; mas em Sua bondade nos dá algumas coisas para renunciar ou sofrer por Sua causa, e é por nossa amorosa submissão à Sua vontade que nos mostraremos cristãos.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.