Nome: São Pedro de Verona (Memória Facultativa)
Local: Milão, Itália
Data: 06 de Abril † 1252

Em 1205, o glorioso mártir Pedro nasceu em Verona, filho de pais hereges. Ingressou em uma escola católica, e seu tio maniqueu perguntou-lhe o que havia aprendido. "O Credo", respondeu Pedro; "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Persuasão alguma abalava sua fé, e aos quinze anos recebeu o hábito do próprio São Domingos em pessoa, em Bolonha. Após a ordenação, pregou aos hereges da Lombardia e converteu multidões. São Pedro via-se constantemente obrigado a disputar com os hereges, e embora fosse capaz de confundi-los, ainda assim o demônio não perdeu a oportunidade de, certa vez, tentá-lo contra a fé. Instantaneamente recorreu à oração diante de uma imagem de Nossa Senhora, e ouviu uma voz que lhe repetia as palavras de Jesus Cristo no Evangelho: "eu roguei por ti, Pedro, para que a tua fé não falte; e tu, enfim, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32).

Certa vez, quando exortava uma enorme multidão sob o sol escaldante, os hereges o desafiaram a buscar uma sombra. Ele orou, e uma nuvem cobriu o público. Apesar de sua santidade, foi abjetamente caluniado de imoralidade, e chegou mesmo a ser punido. Submeteu-se humildemente, mas queixou-se em oração ao Jesus crucificado. O crucifixo disse: "E eu, Pedro, de que era culpado?”. Todo dia, quando elevava na Missa o preciosíssimo sangue, orava: "Concede, Senhor, que eu morra por Ti. Tu, que morreste por mim". Sua prece foi atendida. Os hereges, derrotados por ele, procuravam matá-lo. Dois o atacaram enquanto ele retornava a Milão e atingiram-lhe a cabeça com um machado. São Pedro caiu, entregou-se a Deus, molhou o dedo no próprio sangue e escreveu no chão: "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Então esfaquearam-lhe o lado, e ele recebeu sua coroa.

REFLEXÃO

Desde menino, S. Pedro de Verona destemidamente professava sua fé entre os hereges. Passou a vida pregando-a junto a eles, e recebeu de suas mãos a coroa gloriosa e tão longamente desejada do martírio. Quanto a nós, por acaso somos corajosos, firmes, zelosos, cheios de oração pela conversão dos hereges, e inabaláveis na profissão de nossa fé?

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Pedro de Verona, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.