01 Ter
Apr
02 Qua
Apr
03 Qui
Apr
04 Sex
Apr
05 Sáb
Apr
06 Dom
Apr
07 Seg
Apr
08 Ter
Apr
09 Qua
Apr
10 Qui
Apr
11 Sex
Apr
12 Sáb
Apr
13 Dom
Apr
14 Seg
Apr
15 Ter
Apr
16 Qua
Apr
17 Qui
Apr
18 Sex
Apr
19 Sáb
Apr
20 Dom
Apr
21 Seg
Apr
22 Ter
Apr
23 Qua
Apr
24 Qui
Apr
25 Sex
Apr
26 Sáb
Apr
27 Dom
Apr
28 Seg
Apr
29 Ter
Apr
30 Qua
Apr
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Paterno de Vannes Dia 15 de Abril (Memória Facultativa)
Local: Scissy, França
Data: 15 de Abril † c. 565

São Paterno nasceu em Poitiers, por volta do ano 482. Seu pai, Patrano, com o consenso da esposa, dirigiu-se à Irlanda, onde terminou seus dias em santa solidão. Paterno, abrasado por seu exemplo, acolheu a vida monástica na Abadia de Marnes. Após um tempo, inflamado pelo desejo de adquirir a perfeição da virtude cristã, dirigiu-se ao País de Gales, e em Cardigan fundou um mosteiro chamado Lhan-Paderne-Vaur, ou "Igreja do Grande Paterno". Fez uma visita ao pai na Irlanda, mas ao ser chamado de volta para seu mosteiro em Marnes, logo se retirou na companhia de S. Escubilião, monge daquela casa. Juntos, abraçaram uma austera vida de anacoretas nas florestas de Scicy, na diocese de Coutances (França), próximo ao mar, após obter permissão do bispo e do senhor local. Esta região desabitada - na época, de grande extensão, mas desde então progressivamente invadida pelo mar - era em tempos antigos muito requisitada entre os druidas. S. Paterno converteu à fé os idólatras daquela e de outras regiões vizinhas, até os limites de Bayeux, e convenceu-os a demolir um templo pagão no local, tido em grande veneração pelos antigos gauleses. Em idade avançada, foi consagrado bispo de Avranches por Germano, bispo de Rouen.

Alguns falsos irmãos criaram uma discórdia entre os bispos da província com relação a S. Paterno, e ele preferiu se afastar ao invés de deixar surgir qualquer tipo de dissensão, então, depois de governar sua diocese por treze anos, retirou-se para um ermo na França, onde terminou seus dias, por volta do ano 550.

REFLEXÃO

Os maiores sacrifícios impostos por amor à paz parecerão insignificantes se tivermos em mente o exemplo de Nosso Salvador e lembrarmo-nos de Suas palavras: "Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5, 9).

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Paterno de Vannes, rogai por nós!






Compartilhar: