Nome: Santa Júlia Billiart (Memória Facultativa)
Local: Namur, Bélgica
Data: 08 de Abril † 1816

Marie-Rose-Julie Billiart nasceu em 12 de julho de 1751 em uma família rica em Cuvilly (França). Dezesseis anos depois, a miséria atingiu a família e, portanto, Giulia (ou Júlia) foi obrigada a trabalhar mesmo com trabalho manual pesado.

Aos vinte e dois anos foi atingida por uma paralisia nas pernas e, mesmo nessas condições, sob a orientação de seu pároco, dedicou-se às práticas de piedade e ao ensino do catecismo às crianças. Forçada a fugir, durante a Revolução Francesa, acusada de esconder padres relutantes às novas normas civis, dirigiu-se a Amiens, onde conheceu o padre Varin, superior dos Padres da Fé, que a convenceu a fundar uma organização dedicada à educação.

A vida em comum com alguns companheiros começou em 1803, fazendo os votos em 1804, ano em que ocorreu a cura milagrosa de suas pernas. Superiora em 1805, ela expandiu seu trabalho fundando escolas por toda a França e Bélgica. Em 1809 o bispo de Amiens, dando crédito a rumores caluniosos sobre ela, ordenou que ela deixasse sua casa, mas toda a comunidade a seguiu e se estabeleceram em Namur na Bélgica, sob a proteção do bispo local; entretanto mudaram o nome para “Irmãs de Nossa Senhora de Namur”.

Apesar de ter uma educação limitada, ela conseguiu espalhar suas fundações na Bélgica, formando também fileiras de professores. Fervorosa devota do Sagrado Coração teve também o dom do êxtase e dos milagres. Morreu em Namur em 8 de abril de 1816. Beatificada por S. Pio X em 13 de maio de 1906 e após o reconhecimento de dois milagres, um na Bélgica e outro no Brasil, foi canonizada em 22 de junho de 1969 pelo Papa Paulo VI.

Fonte: causesanti.va

Santa Júlia Billiart, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.