Nome: São Marcelino Embrun, Bispo (Memória Facultativa)
Local: Embrun, França
Data: 20 de Abril † c. 374

São Marcelino nasceu na África, de família nobre. Acompanhado por Vicente e Domnino, dirigiu-se à Gália e lá, no entorno dos Alpes, pregou o Evangelho com grande êxito. Depois se fixou em Embrun, onde construiu uma capela na qual passava as noites em oração, após trabalhar o dia inteiro no exercício de seu chamado divino. Por seu piedoso exemplo, bem como por suas palavras sinceras, converteu muitos dos pagãos com que convivia. Depois, foi eleito bispo do povo que conquistara para Cristo, mas não se conhece com precisão a data de sua consagração. Ardendo de zelo pela glória de Deus, enviou Vicente e Domnino para pregarem a fé nas regiões que não podia visitar em pessoa.

Faleceu em Embrun por volta do ano 374, e ali foi sepultado. São Gregório de Tours, referindo-se a Marcelino nos termos mais laudatórios, menciona muitos milagres que teriam ocorrido em seu túmulo."

REFLEXÃO

Mesmo que você não seja chamado para a obra de pregação, empenhe-se pelo menos em ser um bom exemplo, lembrando-se de que, em geral, atos falam muito mais que palavras.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.