Nome: São João (Festa)
Data: 27 de Dezembro

O Missal apresenta formulário completo, sendo que o Prefácio é o do Natal do Senhor. Também a Liturgia das Horas tem textos próprios, sendo que as Vésperas são da Oitava de Natal, ou seja, do dia 27 de dezembro. Temos duas Antífonas da entrada. A primeira realça João, o Apóstolo a quem Jesus amava com amor de predileção: Foi João que na ceia repousou sobre o peito do Senhor: feliz o Apóstolo a quem foram revelados os segredos do Reino, e que espalhou por toda a terra as palavras da vida. A segunda antífona, à escolha, realça São João como evangelista. Na Liturgia os santos evangelistas são contados entre os homens sábios, os santos e insignes doutores ou mestres da história: No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios, deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória.

João Evangelista era filho de Zebedeu e, como o pai, pescador do lago da Galileia. Foi o primeiro discípulo, com Santo André, que se encontrou com Jesus à beira do Jordão e que os convidou a segui-lo. João, juntamente com Pedro e Tiago, forma a tríade privilegiada que Jesus leva consigo nos momentos mais solenes, como na ressurreição da filha de Jairo (cf. Lc 8, 40-56), na transfiguração do Tabor (cf. Mt 17, 1) e na agonia do Getsêmani (cf. Mc 14, 33). João está presente aos pés da cruz, onde Jesus lhe confia sua mãe (cf. Jo 19, 26-27) e, junto com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor (cf. Jo 20, 1-9).

Chamado a seguir a Jesus, recebeu com o irmão Tiago o apelido de "Boanerges", filho do trovão, talvez devido ao temperamento esquentado. Os dois irmãos chegaram a provocar a rivalidade dos demais Apóstolos por suas pretensões a cargos de destaque no que eles erradamente imaginavam como reino de Deus (cf. Mc 10, 35-40). Outra cena evidencia o temperamento impulsivo de João. Foi quando, atravessando Jesus com os Apóstolos a região dos samaritanos, estes não os quiseram receber. Então João e Tiago fizeram esta proposta: Mestre, quereis que invoquemos do céu o fogo e os devore? Ao que Jesus deu a resposta: "O filho do homem veio para salvar os homens e não para perdê-los!" (cf. Mc 9, 38-41; Lc 9, 49-50; 9, 54-55).

Depois de Pentecostes, a presença e a ação de João foram de grande importância para a consolidação da comunidade primitiva na Judeia, como testemunham as numerosas citações do seu nome nos Atos dos Apóstolos. Depois da dispersão dos Apóstolos, São João dedicou-se a fundar e firmar as Igrejas na Ásia Menor.

São atribuídos a João vários escritos do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e três cartas. É o evangelista da vida e do amor. Considerado o evangelista teólogo, tem, entre os demais evangelistas, a água como símbolo. Penetrou profundamente no mistério do Verbo feito homem, cheio de graça e de verdade (cf. Jo 1, 1-14). Na primeira carta, cume de toda a teologia sapiencial, dá-nos a mais alta definição da divindade: Deus é amor (cf. 1Jo 4, 8). Exilado na ilha de Patmos, foi arrebatado em êxtase no dia do Senhor (cf. Ap 1, 9-10) e teve as visões que descreveu no Apocalipse, último livro do Novo Testamento.

Tradição muito antiga afirma que São João faleceu em Éfeso por volta do ano 100.

A Oração coleta recorda os mistérios do Filho de Deus revelados ao apóstolo João e pede que Deus nos torne capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável.

A Oração sobre as oferendas pede que Deus santifique as nossas oferendas e que possamos haurir nesta ceia os mistérios do Verbo eterno, revelados por esta mesma fonte ao apóstolo João.

A Oração depois da Comunhão pede que o Verbo feito carne habite sempre entre nós pelo mistério que celebramos. Temos, pois, como mensagem própria de São João a revelação dos mistérios de Deus e a vivência do Amor.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São João, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.