01 Ter
Jul
02 Qua
Jul
03 Qui
Jul
04 Sex
Jul
05 Sáb
Jul
06 Dom
Jul
07 Seg
Jul
08 Ter
Jul
09 Qua
Jul
10 Qui
Jul
11 Sex
Jul
12 Sáb
Jul
13 Dom
Jul
14 Seg
Jul
15 Ter
Jul
16 Qua
Jul
17 Qui
Jul
18 Sex
Jul
19 Sáb
Jul
20 Dom
Jul
21 Seg
Jul
22 Ter
Jul
23 Qua
Jul
24 Qui
Jul
25 Sex
Jul
26 Sáb
Jul
27 Dom
Jul
28 Seg
Jul
29 Ter
Jul
30 Qua
Jul
31 Qui
Jul
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Joaquim e Sant'Ana Dia 26 de Julho (Memória)
Data: 26 de Julho

Nos Escritos Sagrados do Novo Testamento não há absolutamente nada a respeito dos pais de Maria e avós maternos de Jesus. O que a tradição considera sobre eles apareceu num livro denominado Protoevangelho de Tiago, um livro apócrifo do fim do século II ou inícios do século III. Os seus nomes tradicionais, Joaquim e Ana, remontam a esses escritos apócrifos. Sobre São Joaquim, da mesma forma que sobre Sant Ana, absolutamente nada sabemos com certeza. A Igreja nunca admitiu tal livro como parte da Bíblia, o que não a impediu de dedicar uma festa especial aos felizes progenitores de Maria, mãe do Salvador, fossem quais fossem seus nomes.

No Oriente o culto a Sant Ana junto com São Joaquim remonta ao século VI. Sua festa era celebrada no dia 9 de setembro. Em Roma, o culto a Sant Ana já consta no século VIII. Em 1382, o papa Urbano VI prescreveu uma festa anual de Sant Ana. O culto a Sant Ana no Ocidente é mais antigo e mais intenso do que o dedicado a São Joaquim.

Da festa de São Joaquim só se ouve falar a partir do século XV, e sua data foi fixada somente em 1913 para o dia 16 de agosto. Os beneditinos, bem como alguns católicos orientais, celebram São Joaquim e Sant Ana juntos, no dia 26 de julho, o que vem confirmado para o Calendário romano na recente reforma.

No Brasil Sant Ana é muito popular. Ela é vista e venerada, sobretudo, como Sant Ana Mestra, explicando as Escrituras à sua filha Maria. Chega a ser tratada com o título de senhora: Nossa Senhora Sant Ana. O culto a São Joaquim é menos presente na tradição católica. Sua expressão iconográfica é quase desconhecida. Admirável é a imagem (estátua) de São Joaquim no Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro. Joaquim com sua filha nos braços e de botas. Linda imagem! À primeira vista, pode ser confundido com São José com o Menino Jesus.

A mensagem da festa de São Joaquim e Sant Ana deve ser procurada nos textos da festa. Ela comemora os nossos pais e mães na fé. Diz a Antífona da entrada: Festejamos Sant Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos. A Oração coleta comemora o Deus de nossos pais, que concedeu a São Joaquim e Sant Ana a graça de darem a vida à Mãe do seu Filho Jesus; que também nós alcancemos a salvação prometida. A Oração sobre as oferendas lembra a bênção prometida por Deus a Abraão e sua descendência. A Antífona da Comunhão lembra também a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador. A Oração depois da Comunhão comemora o desígnio de Deus de fazer com que seu Filho nascesse numa família humana. As leituras fazem memória dos antepassados.

Podemos considerar ainda a reverência que todos devem nutrir nas famílias pelas pessoas idosas, os avós. Podemos dizer que a festa de São Joaquim e Sant Ana pode ser considerada o dia dos avós.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Joaquim e Sant Ana, rogai por nós!






Compartilhar: