Todos as meditações
Vida, doçura e esperança nossa, salve

Para a exata compreensão da razão por que a Santa Igreja nos ordena que chamemos a Maria nossa vida, é necessário saber que, assim como a alma dá vida ao corpo, assim também a graça divina dá vida à alma. Uma alma sem a graça divina só tem nome de vida, mas na realidade está morta, como foi dito àquele bispo no Apocalipse: “tens reputação de que vives, mas estás morto” (Ap 3,1). Obtendo Maria, por meio de sua intercessão, a graça aos pecadores, deste modo lhes dá vida. Deus não destruiu o homem logo após o pecado, devido ao singular amor para com essa sua futura filha. Não lhe resta a menor dúvida de que todas as misericórdias e mercês, em favor dos pecadores na Antiga Lei, só lhes tinham sido feitas por Deus em consideração dessa abençoada Virgem.. Para nossa consolação, declarou-o São Gabriel Arcanjo, quando disse à Virgem: “não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1,30). A Virgem, entretanto, sempre esteve com Deus e não só em graça, mas cheia de graça, como o mesmo arcanjo manifestou, quando, ao saudá-la, disse-lhe: “Ave, Maria, cheia de graça; o Senhor é contigo.”

Leia, reze e medite

“Muitos seguiam Jesus e ele curou todos os doentes, proibindo-lhes severamente que o tornassem conhecido, a fim de se cumprir o que fora predito pelo profeta Isaías: ‘Eis o meu Servo, que escolhi, meu Amado, no qual minha alma se compraz. Porei nele o meu Espírito e ele anunciará a verdade às nações. Não discutirá, nem gritará, nem se ouvirá sua voz nas praças públicas. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a verdade. E em seu nome as nações colocarão sua esperança’” (Mt 12,15-21).

Por Maria obtemos a graça da perseverança

Com as palavras dos Provérbios a nós se dirige Maria: Feliz aquele que me ouve e que vela todos os dias à entrada de minha casa (8,34). Feliz quem escuta minha voz e, por isso, está de alerta para vir sempre à porta de minha misericórdia, em busca de socorro e de luzes. Sem dúvida não deixará Maria de obter-lhe luzes e força para sair do vício e trilhar pela vereda da virtude. Pelo que graciosamente Inocêncio III lhe chama “lua de noite, aurora de manhã, sol de dia”. É lua para quem está cego na noite do pecado, a fim de esclarecê-lo e mostrar-lhe o miserável estado de condenação em que se acha. É aurora, isto é, precursora do sol para quem já está em graça, é finalmente sol, cuja luz o livra de cair em algum precipício. Oh! Se todos os homens amassem essa tão benigna e amorosa Senhora, e se nas tentações sempre e sem demora recorressem a seu patrocínio, quem cairia jamais? Quem se perderia jamais? Cai e perece só quem não recorre a Maria.

ORAÇÃO

Ó Mãe de piedade, Virgem sacrossanta, eis a vossos pés o traidor, que, em pagando com ingratidão as mercês, por vossa intercessão recebidas de Deus, tem sido infiel a vós e a ele. Mas, Senhora, vós bem sabeis que minha infidelidade não tira, antes aumenta, minha confiança em vós, pois vejo que minha miséria faz crescer vossa compaixão para comigo.

Mostrai, pois, ó Maria, que sois cheia de liberdade e de misericórdia para com este pecador, assim como o sois para com todos aqueles que vos invocam. Basta que me olheis e tenhais compaixão de mim. Se vosso coração se compadecer, que posso eu temer? Não; não temo nada. Não temo meus pecados, porque podeis remediar o mal que fiz. Não temo os demônios, porque vós sois mais poderosa que o inferno todo. Não; não temo vosso Filho, justamente irritado contra mim, porque uma só palavra vossa o aplacará. Só temo por minha negligência que me leve a deixar de recomendar-me a vós em minhas tentações e, por isso, perca-me. Mas isto é o que hoje vos prometo: quero recorrer sempre a vós. Ajudai-me a executá-lo. Vede que bela ocasião tendes de satisfazer vosso desejo de socorrer um miserável, qual eu sou!

Ó Mãe de Deus, eu tenho uma grande confiança em vós. De vós espero a graça de chorar como devo meus pecados! E de vós espero a fortaleza para não tornar a cair neles. Se eu estou enfermo, vós, ó auxílio celeste, podeis valer-me. Se minhas culpas me fizeram ser fraco, vosso socorro me fará valente. Ó Maria, tudo espero de vós, porque podeis tudo junto de Deus. Amém.

℣. Rogai por nós, ó Vida, doçura e esperança nossa.
℟. Guardai-nos, protegei-nos e levai-nos a Jesus, nosso Redentor. Amém.

Salve, Rainha, mãe de misericórdia...

℣. Rogai por nós, ó Virgem, Mãe e Senhora,
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.