Jesus Cristo
Adorar Jesus no Santíssimo não é opção, é amor vivido na prática
por Thiago Zanetti em 26/01/2026 • Você e mais 273 pessoas leram este artigo Comentar
São João Bosco dizia: “Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-O muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-O raramente”.
Reconheço que há algum tempo eu visitava mais a Jesus no Santíssimo. Utilizava o pequeno livro de Santo Afonso Maria de Ligório, ‘Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora’, uma obra primorosa que traz uma meditação para cada dia do mês.
Podemos e devemos adorar a Jesus com nossas palavras. Se colocar na frente do Senhor dos senhores, Rei dos reis, com o nosso ser e falar o que viver no nosso coração. Mas, confesso, este livrinho é poderoso.
Eu já fui tocado por Jesus no Santíssimo Sacramento inúmeras vezes. Lembro de um momento que muito me marcou. Foi quando um sacerdote estava dando volta na igreja com Jesus no ostensório. Eu estava do lado de fora, pois tinha chegado atrasado para a missa de cura e libertação. Naquele instante eu senti uma força, que não dá para explicar, vindo do ostensório. Sim, foi Jesus, foi o seu amor, foi o seu poder.
Talvez Jesus quis me mostrar alguma coisa. Só Ele sabe. Eu não vivo esperando ter experiências sobrenaturais com Jesus, com Deus, com os Céus. Não. Como pecador e miserável, me coloco na presença de Deus.
Quando Deus quer, na hora que Ele quer, Ele pode fazer com que você sinta algo, veja algo, enfim. É o poder de Deus que se manifesta quando, como e com quem Ele quer.
Independentemente de sentirmos algo ou não ao visitar Jesus no Santíssimo – como disse, não vivemos de sentir, mas de buscar e amar Jesus – posso te afirmar com toda certeza. Você não sairá o mesmo de quando entrou no Santíssimo.
Lá você deixa suas misérias, suas dores, seus problemas, o seu impossível e sai de lá tocado por Jesus, talvez não de forma sensível, de forma física, mas no plano espiritual Jesus agiu. Mas lembre-se, Jesus só pode agir se você de fato entregar tudo a Ele e não reter nada para você e se não fizer as coisas do seu jeito, da sua maneira. Entregou tudo para Jesus, dores, sofrimentos, impossíveis etc.? Agora deixe Ele cuidar, e Ele quer e irá cuidar. Acredite.
Eu preciso visitar mais o Santíssimo. Faço visitas antes das missas, por alguns minutos. Ali entrego tudo. Mas é pouco. Para um bom católico é muito pouco. Não que esses minutinhos ali Jesus não irá aceitar ou se alegrar, sim, Ele irá se alegrar. Mas podemos fazer muito mais. Devemos, porque somos falhos, pecadores, miseráveis, necessitados da graça de Jesus.
O Catecismo da Igreja Católica ensina:
“A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor” (CIC, 1418).
O Catecismo diz que adorar Jesus é um sinal de amor e um dever. Sim, é um dever! Isso quer dizer que se eu não adorar a Jesus eu vou estar cometendo um pecado? Não. Não se trata disso. Mas me diga uma coisa, só vamos fazer as coisas para Deus se for mandamento e se for obrigação de um católico? Claro que não! Devemos agir para Deus, para Jesus, por amor.
São João Paulo II reforça essa orientação ao falar da adoração e da presença real de Cristo:
“É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jo 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração” (Ecclesia de Eucharistia, 25).
Sigamos o exemplo de grandes santos adoradores, tais como São Francisco de Assis, Santo Antônio de Pádua, Santo Afonso de Ligório e muitos outros, para que nos tornemos verdadeiros discípulos adoradores de Jesus.

Por Thiago Zanetti
Jornalista, copywriter e escritor católico. Graduado em Jornalismo e Mestre em História Social das Relações Políticas, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É autor dos livros Beleza (UICLAP, 2025), Mensagens de Fé e Esperança (UICLAP, 2025), Deus é a resposta de nossas vidas (Palavra & Prece, 2012) e O Sagrado: prosas e versos (Flor & Cultura, 2012).
Acesse o Blog: www.thiagozanetti.com.br
Siga-o no Instagram: @thiagoz.escritor
Inscreva-se em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@thiagoz.escritor
Compartilhar:
Voltar para artigos