O ROSÁRIO COMO ARMA DE FORTALECIMENTO ESPIRITUAL

por Marcos A. Fiorito • Comentar


Quantas vezes nos sentimos fracos e debilitados diante dos desafios e das adversidades da vida! Temos a sensação de que não somos nada, pelo contrário, somos impotentes… E isso não é prerrogativa de alguns. Na verdade, faz parte da natureza humana sentir-se muitas vezes débil e sem ânimo. Porém, viver é lutar! O famoso escritor Gonçalves Dias, joia da Literatura brasileira, assim descreveu a vida: “Não chores, meu filho; não chores, que a vida é luta renhida: viver é lutar”.

Se tomarmos as Sagradas Escrituras e abrirmos no Livro de Jó, na história daquele valente justo que teve todos os seus bens roubados, devastados, sua família destruída e sua saúde deteriorada, encontraremos às tantas uma frase em tudo consonante com a de nosso grande literato: Militia est vita homnis super terram (“A vida do homem na terra é uma luta”) (Jo 7, 1).

Portanto, dada a nossa condição humana debilitada pelo pecado original, todos somos fracos. Não é à toa que Nosso Senhor afirmou: “Sem Mim, nada podeis fazer!” (Jo. 15, 5). Nossa força sobrenatural, portanto, vem d’Ele. Por isso São Paulo declara, em sua carta aos Filipenses: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl. 4,13).

Nosso Senhor Jesus Cristo nos adverte no Evangelho que devemos vigiar e orar, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mc 14, 38). E que devemos pedir para receber, que devemos bater para que as portas se abram (Mt 7,7).

São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu livro “O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário” revela o quanto esta devoção faz maravilhas. Ela é um grande instrumento para nos fortalecermos e alcançarmos a salvação.

Ainda que já tenhais um pé no inferno…

“Ainda quando vos encontreis à beira do abismo ou já tenhais um pé no inferno; ainda que fôsseis um herege endurecido e obstinado como um demônio, cedo ou tarde, vos convertereis e salvareis, contanto que (repito-o, e notai as palavras e os termos de meu conselho) rezeis devotamente todos os dias o Santo Rosário até a morte, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de vossos pecados.”

Adotai a resolução de rezar o Rosário todos os dias

“Não desprezeis, pois, minha planta excelente e divina, plantai-a em vossa alma, adotando a resolução de rezar o Rosário. Cultivai-a e regai-a, rezando-o fielmente todos os dias e fazendo boas obras, e vereis como este grão que parecia tão pequeno chegará a ser com o tempo uma árvore frondosa, onde as almas predestinadas e elevadas à contemplação farão seus ninhos e morada para resguardar-se, à sombra de suas folhas, dos ardores do sol; para, nas alturas, se protegerem dos animais ferozes da terra; e para serem, enfim, delicadamente alimentadas com seu fruto, que não é senão o adorável Jesus, a quem seja dada honra e glória pelos séculos e séculos. Amém.”

Benefícios do Rosário

“Para animar-vos mais ainda a esta devoção das grandes almas, acrescento que o Rosário rezado com a meditação dos mistérios:

1º) nos eleva insensivelmente ao perfeito conhecimento de Jesus Cristo;

2º) purifica nossas almas do pecado;

3º) permite-nos vencer a nossos inimigos;

4º) facilita-nos a prática das virtudes;

5º) abrasa-nos no amor de Jesus Cristo;

6º) proporciona-nos o com que pagar nossas dívidas com Deus e com os homens, e, por fim, nos obtém de Deus toda a espécie de graças.”

Além do fato de em Fátima Nossa Senhora recomendar vivamente que rezemos o terço, na Carta Apostólica o “Rosário da Virgem Maria”, São João Paulo II fez belíssimos comentários a respeito desta importante devoção:

  • “O Rosário é uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.”
  • “Mediante o Rosário , o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor.”
  • “Através do Rosário, o crente alcança abundantes graças, como se as recebesse das próprias mãos da Mãe do Redentor.”

Como se pôde ver pelos ensinamentos dos santos, o Rosário é um grande aliado para o nosso crescimento espiritual, além de uma suave escada que nos conduz aos Céus. Por isso devemos tomar o hábito de rezar o Rosário todos os dias ou ao menos o terço, seguindo o mistério daquele dia da semana. Desse modo, estaremos agradando, louvando e glorificando vivamente a Deus, por meio de Sua Mãe Santíssima.

Veja também: Forma correta de se rezar o terço.

Marcos A. Fiorito

Teólogo e historiador

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação da fonte e autor.)

Está acompanhando os nossos artigos? Escreva-nos e sugira algum tema católico de seu interesse. Deixe o seu comentário logo abaixo!

Voltar para artigos

Artigos relacionados: