Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois o meu Salvador. (Sl 117, 28)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Ef 2, 19-22)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios


Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Salmo Responsorial (Sl 116)


R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o! R.

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! R.


https://youtu.be/r083kV3K9Zw
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto. (Jo 20, 29) R.

Evangelho (Jo 20, 24-29)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

Sobre as Oferendas

Ó Deus, nós vos oferecemos este sacrifício de louvor, celebrando a profissão de fé feita por São Tomé, vosso apóstolo, e, rendendo-vos o nosso culto de servos, pedimos que conserveis em nós os vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Estende tua mão, toca o lugar dos cravos, não sejas incrédulo, mas fiel. (Cf. Jo 20, 27)

Depois da Comunhão

Ó Pai, recebemos neste sacramento o Corpo do vosso Filho único; concedei que proclamemos o Cristo em nossa vida e nossas ações, reconhecendo nele nosso Deus e Senhor, como fez o apóstolo São Tomé. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 03/07/2021
Fé é crer naquilo que não vemos

“Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'” (João 20,25).

Tomé é um homem de fé, mas é também um homem da incredulidade e da fé material. A fé material é aquela que exige ver para crer, que não crê naquilo que não vê, naquilo que realmente não toca. Mas não é para condenarmos Tomé, pelo contrário, é para aprendermos com ele como precisamos purificar a nossa fé, como precisamos avançar na nossa fé. Muitas vezes, ficamos nesse estágio da fé mesmo: só cremos no que vemos, só acreditamos naquilo que nós tocamos, quando as realidades divinas, as realidades de Deus, são sobrenaturais.

Não tocamos de forma sensível e material, nós tocamos na fé, tocamos com o olhar da fé. E não é que Tomé não acreditasse em Jesus e na ressurreição d’Ele, mas ele precisava, na sua pobre maneira humana de pensar, tocar.

A fé não exclui a razão, pois a razão é muito necessária para iluminar, para trazer elementos reflexivos; aliás, a razão é muito importante para não vivermos uma fé ingênua, para não acreditarmos em qualquer coisa, para não vivermos uma fé de mitos, de muitas coisas que não são reais.


A fé mística é sublime, penetra as realidades mais profundas

Então, a razão, com certeza, é importantíssima para que tenhamos uma fé centrada, concreta e real. Porque Deus é real, Jesus é real e Ele se encarnou, assumiu uma realidade material, porém, a fé é muito mais do que isso. A fé é justamente crer naquilo que não vemos, porque o que não vemos os olhos da carne não veem. São nas realidades espirituais e sublimes que nós precisamos cada vez mais crescer, tocar e ser tocados.

Sem mística não há uma fé profunda e verdadeira. A fé humana é justamente essa fé que crê no que vê, mas a fé mística é sublime, penetra as realidades mais profundas; a fé mística é aquela que nos leva para a contemplação, é aquela que nos leva a tocar nas realidades sublimes, não é fantasia, invenção, crendice, porque pode correr esse risco.

Muitos transformam as suas fantasias, as suas neuroses e até psicoses em elementos de fé. Não se trata disso não! Trata-se de uma relação simples, amorosa, profunda e autêntica com Deus.

Tomé tocou e acreditou, mas Jesus diz que mais felizes são aqueles que creem sem ver, porque eles creem e veem o que é mais sublime. As realidades mais sublimes e profundas de Deus são mistérios para nossa fé; e mistério não é aquilo que é misterioso, que nós simplesmente não conhecemos, mas mistério é aquilo que é profundo, íntimo, que nos leva à identidade mais sublime de Deus.

Caminhamos no meio da fé e precisamos, cada vez mais, da mística profunda, sensata e serena para tocarmos nas realidades celestiais enquanto caminhamos nesta Terra.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Festa de São Tomé, Apóstolo

A Igreja celebra hoje a festa do Apóstolo São Tomé, cuja famosa incredulidade tornou-se, vistas as chagas do Ressuscitado, uma das mais belas profissões de fé na divindade de Cristo: “Meu Senhor e meu Deus! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 3 de julho, e peçamos a Deus que nos conceda a graça de sermos amparados sempre pelo patrocínio dos Apóstolos e de podermos perseverar até o fim na profissão da única fé verdadeira, católica e apostólica.




Santo do dia 03/07/2021

 

 


São Tomé (Festa)
Local: Índia
Data: 03 de Julho † s. I


Assim anuncia a Igreja Romana a festa de São Tomé, apóstolo:

"Em Calamina, a festa de São Tomé, apóstolo, que pregou o Evangelho aos partos, medos, persas e hircanianos. Tendo penetrado nas Índias e instruído aqueles povos nas máximas da religião cristã, foi, por ordem do rei, perfurado por golpes de lança, pelo que morreu. As relíquias, levadas para Edessa, na Mesopotâmia, foram, mais tarde, transferidas para Ortona (I século).

Tomé, que significa gêmeo, é o sétimo na lista dos apóstolos de Mateus (10,3); o oitavo nas de Marcos (3,18) e de Lucas (6,15): na dos Atos dos Apóstolos (1,13) é o sexto.

Segundo São João, Tomé, quando da morte de Lázaro, aparece-nos generosamente devotado ao Mestre. Quando, no inverno, se celebrava a festa da Dedicação e Jesus andava passeando no templo, no pórtico de Salomão, rodearam-no os judeus e lhe perguntaram: - Até quando nos terás tu perplexos? Se és o Cristo, dize-no-lo claramente.

Nosso Senhor respondeu-lhes: - Eu vô-lo digo, e vós não me credes; as obras que faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim; porém vós não credes, porque não sois do número das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem. E eu lhes dou a vida eterna; e elas jamais hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.

Diante destas palavras, os judeus, enraivecidos, pegaram em pedras para lhe atirarem, mas não o fizeram. Destarte, quando Jesus, dois dias depois da morte de Lázaro, disse aos discípulos que ia voltar à Judéia, disseram-lhe: - Mestre, ainda agora te queriam apedrejar os judeus, e tu vais novamente para lá?

Como insistissem, Tomé disse aos condiscípulos: - Vamos nós também para morrer com ele. (Jo 10, 22-31; 11, 6-16)

Quando Nosso Senhor, diz-nos São João, apareceu aos discípulos, São Tomé não estava com eles. Disseram-lhe, pois, quando o tiveram na companhia: - Nós vimos o Senhor.

Tomé, porém, replicou: - Se não vir nas suas mãos a abertura dos cravos, e não meter a mão no seu lado, não creio.

Passados oito dias, estavam todos os discípulos reunidos, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio, e disse: - A paz seja convosco.

Em seguida, disse a Tomé: - Mete aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima também a tua mão, e mete-a no meu lado, e não sejas incrédulo, mas fiel.

Respondeu Tomé, e disse-lhe: - Senhor meu e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: - Tu creste, Tomé, porque me viste: bem-aventurados os que não viram, e creram", (Jo 20, 24-29)

ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume XXI. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 02 jul. 2021.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil