Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. (1Sm 2, 35)
In médio Ecclésiae apéruit os eius: et implévit eum Dóminus spíritu sapiéntiae, et intelléctus: stolam glóriae índuit eum. Ps. Bonum est confitéri Dómino: et psállere nómini tuo, Altíssime. (Sir. 15, 5; Ps. 91)
Vernáculo:
Ela o exalta entre seus companheiros e faz com que tome a palavra no meio da assembleia. Ela o encherá do espírito de sabedoria e inteligência, e o cobrirá com um manto glorioso. (Cf. Bíblia CNBB: Eclo 15, 5) Sl. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! (Cf. LH: Sl 91)

Coleta

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 40, 1-11)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.

3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “O que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 95)


℟. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação. ℟.

— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça. ℟.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. ℟.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. ℟.


https://youtu.be/akH_lTCAPi0
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá salvar-nos! ℟.

Evangelho (Mt 18, 12-14)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu eius. (Ps. 88, 25)


Vernáculo:
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. (Cf. LH: Sl 88, 25)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, ao celebramos esta Eucaristia, fazei que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava Santo Ambrósio ao proclamar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida, e a tenham cada vez mais, diz o Senhor. (Jo 10, 10)
Semel iurávi in sancto meo: semen eius in aetérnum manébit: et sedes eius sicut sol in conspéctu meo, et sicut luna perfécta in aetérnum: et testis in caelo fidélis. (Ps. 88, 36. 37. 38; ℣. Ps. 88, 2. 6. 7. 21. 25. 29. 34)
Vernáculo:
Eu jurei uma só vez por minha própria santidade, e portanto, com certeza, a Davi não mentirei! Eis que a sua descendência durará eternamente e seu trono ficará à minha frente como o sol; como a lua que perdura sempre firme pelos séculos, e no alto firmamento é testemunha verdadeira. (Cf. LH: Sl 88, 36. 37. 38)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos reconfortastes com este sacramento, fazei-nos progredir pelos ensinamentos de Santo Ambrósio, para que, percorrendo corajosamente vossos caminhos, nos preparemos para o eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 07/12/2021
Busquemos as ovelhas que estão distantes de Deus

“Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mateus 18,14).

É muito importante termos a ciência e a consciência de que cada ovelha é importante para Jesus. Eu sou importante, você é importante, nós somos importantes, o seu irmão que está na sua casa, o seu filho, o seu marido, a sua esposa, o seu colega de trabalho, o seu funcionário, o seu patrão, aquele irmão que está perdido, aquele que está jogado nas ruas por onde nós passamos. Mas, muitas vezes, nós criamos a marginalidade religiosa, onde algumas pessoas são as "escolhidas por Deus" para serem salvas, e as outras são as "condenadas", as coitadas. E nós lamentamos por elas, mas não fazemos nada por elas.

Deus não, Deus não está contente com as 99 ovelhas que têm, e uma está perdida e largada. Deus é um pai que tem juízo. E uma mãe que tem juízo nunca diz: “Tenho três filhos comigo. Aquele que saiu não tem importância, o importante é que tenho três”. Não! Para uma mãe, um filho é tão importante quanto os outros três, quanto os outros quatro, porque são únicos.

É hora de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha

É único o filho que vive aquela dor, aquele sofrimento, aquela separação. Como para Deus, cada vida é única, por isso o Pai não deseja que se perca nenhum dos Seus filhos, porque todos eles têm importância para Ele.

Precisamos vencer esses tempos em que vivemos, tempos de paralisia em que nos conformamos com o que temos, [com a quantidade] de pessoas que estão na igreja. Há o padre que diz: “A minha igreja está cheia!”. É verdade, tem 500 pessoas na sua igreja! Mas há 20 mil fora dela. “Nossa, mas a Missa lá é boa, porque, numa missa só, tem duas mil pessoas!”. É verdade, duas mil pessoas! Mas as outras 100 mil nem passam na porta da igreja, e todas elas têm a sua importância.

Não desprezemos ninguém, não negligenciemos ninguém. É hora, meus irmãos, de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha [perdida], talvez nós tenhamos, hoje, as 99 bem distantes de Deus, do colo de Deus, do carinho e da proteção d'Ele.

Quando o Papa Francisco nos convoca a ser uma "Igreja em saída", é porque precisamos sair mesmo da acomodação, da estagnação, da conformação, e irmos atrás de toda humana criatura, porque toda pessoa é importante para Deus.

No mundo em que vivemos, não! Nós criamos rótulos, pessoas mais importantes, mais influentes... Isso é do mundo, e a mentalidade mundana estraga a Igreja, estraga a nossa missão neste mundo. Para Deus, toda pessoa humana é importante!

Papa Francisco nos recordava a Igreja lá nos seus primórdios, quando ela parava porque um mendigo, um irmão de rua morreu. Hoje, nós olhamos pessoas que morrem e, muitas vezes, não têm importância nenhuma, significado nenhum. Pessoas estão sofrendo, estão passando por isso e por aquilo, estão sendo ignoradas. Não podemos negligenciar a nossa missão, não podemos negligenciar aquilo que é a nossa tarefa, o nosso apostolado neste mundo, precisamos buscar cada uma das ovelhas do Senhor, porque toda pessoa é importante!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | O político que virou santo (Memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor)

Hoje, véspera da Imaculada Conceição, celebramos a memória do grande pregador a quem deve Santo Agostinho sua conversão à fé: Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja. Elevado quase repentinamente ao episcopado, Ambrósio cresceu na santidade meditando a Palavra de Deus e comunicando aos demais tudo o que ali contemplava. Foi o seu amor à verdade, até mais do que seu talento com as palavras, o fator decisivo para que os olhos de Agostinho se abrissem para a luz de Jesus Cristo.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Deus que nos tire das trevas da ignorância e nos ilumine sempre com a luz da fé.


https://youtu.be/94_ncMyIy1U

Santo do dia 07/12/2021


Santo Ambrósio de Milão (Memória)
Local: Milão, Itália
Data: 07 de Dezembro † 397


Santo Ambrósio é uma das figuras mais empolgantes da Igreja ao findar do Império Romano. Nascido de uma nobre família romana, em Tréveris, Alemanha, cerca do ano 340, quando o pai era governador das Gálias. Ambrósio foi educado em Roma junto com o irmão Sátiro e a irmã Marcelina, virgem consagrada.

Formou-se Ambrósio na mais rígida tradição romana que cultuava as virtudes cívicas e morais: a retidão, o amor à justiça e probidade, o sentido prático, a doação à causa pública. Recebeu também aprimorada formação retórica que o tornou um escritor latino correto e elegante.

Na idade de 35 anos, Ambrósio foi nomeado governador da província romana da Itália do norte com sede em Milão, cargo de grande importância na administração do Império. Pouco depois veio a falecer o bispo de Milão, Aussêncio, adepto do arianismo. A fim de se conflitos na eleição do novo bispo, devido às duas facções, católica e ariana, Ambrósio se dirigiu à igreja onde se efetuava a escolha, com o objetivo exclusivo de manter a ordem pública. Sendo ele muito conhecido e apreciado por suas qualidades de homem público, Ambrósio teve a surpresa de ouvir sua aclamação como Bispo em plena assembleia de clero e fiéis: "Queremos Ambrósio bispo".

De nada adiantaram os protestos de Ambrósio, que ainda não era nem batizado e era funcionário do Império. O povo insistiu. No fim, surpreso e atemorizado, Ambrósio acabou se submetendo. Preparou-se para o batismo, foi ordenado sacerdote e ordenado Bispo alguns meses depois, a 7 de dezembro de 374, quando contava com cerca de 36 anos de idade.

A escolha do bispo Ambrósio mostrou-se providencial. Sua atuação no campo pastoral, político, doutrinal e litúrgico foi tão marcante que a Igreja, mais tarde, o canonizaria dando-lhe o título de Grande Santo Padre da Igreja. De 1298 em diante ele é celebrado como um dos quatro doutores da Igreja do Ocidente, sendo os outros três Agostinho, Jerônimo e Gregório Magno.

Ambrósio desempenhou papel político relevante, visto que Milão era uma das sedes dos imperadores do Ocidente e ele tinha relações continuas com os soberanos. Por seus dotes pessoais, foi conselheiro dos imperadores Graciano em Tréveris, Valentiniano II em Sirmio e de Teodósio II, sabendo, porém, opor-se com firmeza também à imperatriz Justina, simpatizante do arianismo. Ficou marcada na história, sobretudo, sua atitude firme de bispo frente ao imperador Teodósio. Santo Ambrósio tratou o imperador como qualquer outro fiel, impondo-lhe, segundo o costume, penitência pública por ter tolerado que seus legionários devastassem a cidade de Tessalônica. Foi muito grande também a influência dele na extirpação dos últimos resquícios do velho paganismo do Império Romano. Conseguiu, outrossim, acabar com o arianismo no norte da Itália. A forma literária dos seus sermões atraiu a curiosidade do jovem professor de Retórica, Agostinho que, do estilo, passou a gostar do conteúdo, chegando à conversão.

Guia reconhecido na Igreja ocidental, à qual transmite também a riqueza da tradição oriental, estendeu sua influência a todo o mundo latino. Em época de grandes transformações culturais e sociais, sua personalidade se impõe como símbolo de liberdade e de pacificação.

Ambrósio foi um escritor fecundo: deixou escritos ascéticos, tratados sobre as obrigações do clero e deveres dos fiéis; foi também pocta, compondo hinos para servir à Liturgia, alguns dos quais ainda se conservam na Liturgia das Horas.

Merecem menção os dois livros sobre a iniciação cristã, "Os Sacramentos" e "Os Mistérios". Escreveu quatro obras sobre a virgindade, virtude totalmente ignorada pela moral romana e que revelam nele uma delicada espiritualidade, pois enaltece nestes escritos a mística de uma doação total a Deus em corpo e alma. Faleceu no dia 4 de abril, na Páscoa de 394, com 23 anos de episcopado e 60 anos de idade.

O hino de Laudes apresenta Ambrósio como forte e santo prelado. A Oração coleta exalta Santo Ambrósio como doutor da fé católica e exemplo de in trépido pastor. Pede que Deus desperte, na sua Igreja, homens que a governem com força e sabedoria. A Oração sobre as oferendas pede que Deus faça com que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava Santo Ambrósio. A Oração depois da Comunhão pede que, reconfortados pelo sacramento da Eucaristia, possamos, pelos ensinamentos de Santo Ambrósio, progredir e, percorrendo corajosamente os caminhos do Senhor, preparar-nos para o eterno convívio.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil