Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. (Sl 30, 3-4)

Coleta

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gn 4, 1-15. 25)


Leitura do Livro do Gênesis


1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou.

Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”.

8Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”. 13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! Mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!”

O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.

Salmo Responsorial (Sl 49)


R. Imola a Deus um sacrifício de louvor!


— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos. R.

— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.


https://youtu.be/tPwR2o0eQj0
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14, 6) R.

Evangelho (Mc 8, 11-13)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício nos purifique e renove, e seja fonte de eterna recompensa para os que fazem a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eles comeram e beberam à vontade; o Senhor satisfizera os seus desejos. (Sl 77, 29-30)

Ou:


Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o seu Filho único; quem nele crê não perece, mas possui a vida eterna. (Jo 3, 16)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos fizestes provar as alegrias do céu, dai-nos desejar sempre o alimento que nos traz a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 15/02/2021
Abramos o nosso coração para a graça de Deus

“Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal” (Marcos 8,12).

A hipocrisia ou a ilusão da vida é pedir um sinal da graça quando nós temos a graça. Qual é o sinal que vamos pedir a Deus se Ele está no meio de nós? Qual é o sinal que vamos pedir para nos encontrarmos com Ele, se Ele já está aqui no meio de nós? Desculpa, estamos vivendo uma religião às cegas, não vemos o que é óbvio, não enxergamos a graça. Mas o problema não é a graça, é o nosso coração que não se converte para ela.

A Palavra de Deus está aí sendo anunciada e proclamada; a Palavra de Deus está agindo, está libertando, está curando, mas não estamos vendo, porque os nossos olhos estão vedados; então, não fiquemos esperando Deus nos dar algum sinal, não fiquemos esperando cair um trovão do céu, não fiquemos esperando nuvens correrem para lá e para cá, porque há muita gente dizendo: “Olha, Deus vai mandar um sinal!”. Não precisamos de sinal, já estamos com a presença amorosa de Deus em todo canto e lugar em que vamos.

Jesus é a Palavra viva, Ele está ao nosso alcance todos os dias, para que dela nós nos alimentemos. Ele está em todos os Sacrários do mundo inteiro, vivo e ressuscitado. Algumas pessoas precisam ir em Jerusalém para encontrar Jesus. Não tem problema! Eu também já fui lá. Mas Ele está na capelinha lá da zona da mata, Ele está nas nossas cidades e metrópoles; está presente, vivo e real na hóstia consagrada, na Eucaristia.

O problema não é a graça, é o nosso coração não se converter para ela

Há pessoas que precisam ver Deus, mas Ele mesmo já disse: “Eu tive fome... Eu estou ali no faminto, no sedento” (cf. Mateus 25,35). Passamos todos os dias por Jesus jogado ao nosso lado, mas não ligamos, porque queremos sinais para beneficiar a nossa materialidade, nossas graças pessoais que, muitas vezes, são materiais, por isso não percebemos toda a manifestação poderosa e amorosa de Deus em nosso meio.

Eu nunca pedi, não vou pedir nem quero que Nossa Senhora e Nosso Senhor me apareçam, porque eu já estou aqui, estou vendo e contemplando. Se não encontro Jesus na Eucaristia, na Palavra e no irmão, onde vou encontrá-Lo? Se não encontro Jesus nas manifestações do Seu amor misericordioso na minha vida, onde vou encontrá-Lo?

Não coloquemos Deus à prova, coloquemos o nosso coração de joelhos, coloquemos nosso coração penitente para se abrir à graça, porque ela está aí, mas estamos deixando-a passar, porque não nos convertemos para ela.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

A humildade precede a fé

As verdades da fé são, de certo modo, como a nuvem que protegia os israelitas pelo deserto, após o êxodo do Egito: para os humildes e simples, são uma coluna luminosa que defende dos inimigos e indica o caminho; para os de fora, orgulhosos e hostis, são uma muralha tenebrosa e espessa, que tanto mais afasta quanto menos se compreende. Porque, para os que buscam a verdade, há luzes suficientes; mas, para os que não querem mudar de pensamento, tudo serve como motivo para não crer.Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!




Santo do dia 15/02/2021

São Cláudio de La Colombiere

Nasceu na França, em 1641. Sua mãe, muito cedo, havia profetizado que seu filho seria um santo religioso. Não que isso o forçou, mas ajudou no seu discernimento. Passado um tempo, ele, pertencente e uma família religiosa, pôde fazer este caminho de seguimento a Cristo e entrou para a Companhia de Jesus. Dado aos estudos, aprofundou-se, lecionou e chegou a superior de um colégio jesuíta.

Mas Deus tinha muitos planos para ele. Ele dizia: “Os planos de Deus nunca se realizam senão à custa de grandes sacrifícios” e pôde experimentar essa realidade. Ao ser o confessor do convento de Nossa Senhora da Visitação, conheceu a humilde serva do Senhor, Margarida Maria Alacoque, que ia recebendo as promessas do Sagrado Coração de Jesus. Ele a orientou muito e pôde se aprofundar também nesta devoção; amor ao coração de Jesus. Amando o Senhor, pôde estar em comunhão também com o sacrifício e com a dor. Ele mergulhou o seu coração nessa devoção e pôde ajudar a santa, mas, por obediência, teve de ir para Londres onde sofreu incompreensões por parte de cristãos não católicos, ao ponto de calúnias o levarem ao julgamento e à prisão. Só não foi morto por causa da intervenção do rei da França, Luís XIV.

São Cláudio de La Colombiere voltou para o berço da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Com 41 anos, partiu para a glória, como havia profetizado Margarida Maria Alacoque. O seu testemunho nos mostra que é do coração de Jesus que vem a santidade para o nosso coração.

São Cláudio de La Colombiere, rogai por nós!

 

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil