Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Antífona de entrada
Ou:
Realmente, o Senhor ressuscitou, aleluia. A ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos, aleluia, aleluia. (Lc 24, 34; cf. Ap 1, 6)
Vernáculo:
Ressuscitei, e sempre estou contigo, aleluia; pousaste tua mão sobre mim, aleluia; admirável é tua sabedoria, aleluia, aleluia! (Cf. MR: Sl 138, 18. 5-6) Sl. Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos. (Cf. LH: Sl 138, 1-2)
Glória
Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.
Coleta
Ó Deus, no dia de hoje, por vosso Filho, vencedor da morte, nos abristes as portas da vida eterna. Concedei que, celebrando a solenidade da sua ressurreição, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos para a luz da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — At 10, 34a. 37-43
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 117(118), 1-2. 16ab-17. 22-23 (R. 24)
℟. Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” ℟.
— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou. Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! ℟.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! ℟.
Segunda Leitura — Cl 3, 1-4
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Ou:
Segunda Leitura — 1Cor 5, 6b-8
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 6bAcaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Sequência de Páscoa
1. Cantai, cristãos, afinal: / “Salve, ó vítima pascal!”
Cordeiro inocente, o Cristo / abriu-nos do Pai o aprisco.
2. Por toda ovelha imolado, / do mundo lava o pecado.
Duelam forte e mais forte: / é a vida que enfrenta a morte.
3. O rei da vida, cativo, / é morto, mas reina vivo!
Responde, pois, ó Maria: / no teu caminho o que havia?
4. “Vi Cristo ressuscitado, / o túmulo abandonado.
Os anjos da cor do sol, / dobrado ao chão o lençol...
5. O Cristo, que leva aos céus, / caminha à frente dos seus!”
Ressuscitou de verdade. / Ó Rei, ó Cristo, piedade!
℣. O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa, na sinceridade e verdade. (1Cor 5, 7b-8a) ℟.
Evangelho — Jo 20, 1-9
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
℟. Glória a vós, Senhor.
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Creio
Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.
Antífona do Ofertório
Terra trémuit, et quiévit, dum resúrgeret in iudício Deus, allelúia. (Ps. 75, 9. 10)
Vernáculo:
Aterra apavorou-se e emudeceu, quando Deus se levantou para julgar. (Cf. LH: Sl 75, 9b. 10a)
Sobre as Oferendas
Exultando de alegria pascal, nós vos oferecemos, Senhor, o sacrifício pelo qual a vossa Igreja de modo maravilhoso renasce e se alimenta. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
Nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Celebremos a festa, não com velho fermento, mas com pães ázimos de pureza e de verdade, aleluia. (Cf. MR: 1Cor 5, 7-8)
Depois da Comunhão
Deus de bondade, que renovastes vossa Igreja pelos mistérios pascais, concedei-nos vossa constante proteção e conduzi-nos à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 20/04/2025
Cristo ressuscitou
Santo do dia 20/04/2025
São Marcelino Embrun, Bispo (Memória Facultativa)
Local: Embrun, França
Data: 20 de Abril † c. 374
São Marcelino nasceu na África, de família nobre. Acompanhado por Vicente e Domnino, dirigiu-se à Gália e lá, no entorno dos Alpes, pregou o Evangelho com grande êxito. Depois se fixou em Embrun, onde construiu uma capela na qual passava as noites em oração, após trabalhar o dia inteiro no exercício de seu chamado divino. Por seu piedoso exemplo, bem como por suas palavras sinceras, converteu muitos dos pagãos com que convivia. Depois, foi eleito bispo do povo que conquistara para Cristo, mas não se conhece com precisão a data de sua consagração. Ardendo de zelo pela glória de Deus, enviou Vicente e Domnino para pregarem a fé nas regiões que não podia visitar em pessoa.
Faleceu em Embrun por volta do ano 374, e ali foi sepultado. São Gregório de Tours, referindo-se a Marcelino nos termos mais laudatórios, menciona muitos milagres que teriam ocorrido em seu túmulo.
REFLEXÃO
Mesmo que você não seja chamado para a obra de pregação, empenhe-se pelo menos em ser um bom exemplo, lembrando-se de que, em geral, atos falam muito mais que palavras.
BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.
São Marcelino Embrun, rogai por nós!