24 Sáb
May
25 Dom
May
26 Seg
May
27 Ter
May
28 Qua
May
29 Qui
May
30 Sex
May
31 Sáb
May
01 Dom
Jun
02 Seg
Jun
03 Ter
Jun
04 Qua
Jun
05 Qui
Jun
06 Sex
Jun
07 Sáb
Jun
08 Dom
Jun

Domingo de Pentecostes, Solenidade

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

O Espírito do Senhor encheu a terra inteira; ele, que abrange todo o universo, conhece também cada palavra, aleluia. (Cf. Sb 1, 7)

Ou:


O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia. (Rm 5, 5; Cf. 8, 11)
Spiritus Domini replevit orbem terrarum, alleluia: et hoc quod continet omnia, scientiam habet vocis, alleluia, alleluia, alleluia. Ps. Exsurgat Deus, et dissipentur inimici eius: et fugiant, qui oderunt eum a facie eius. (Sap. 1, 7; Ps. 67)
Vernáculo:
O Espírito do Senhor encheu a terra inteira; ele, que abrange todo o universo, conhece também cada palavra, aleluia. (Cf. MR: Sb 1, 7) Sl. Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! (Cf. LH: Sl 67, 2)

Coleta

Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje santificais vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do vosso Espírito Santo, e realizai agora, no coração dos que creem em vós, as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — At 2, 1-11


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.

5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.

7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 103(104),1ab.24ac.29bc-30.31.34 (R. cf. 30)


℟. Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.


— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! ℟.

— Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais. ℟.

— Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria! ℟.


https://youtu.be/9KEM3CNmAao

Segunda Leitura — 1Cor 12, 3b-7. 12-13


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.

7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.

13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.



Sequência de Pentecostes


Espírito de Deus,
enviai dos céus
um raio de luz!

Vinde, Pai dos pobres,
dai aos corações
vossos sete dons.


Consolo que acalma,
hóspede da alma,
doce alívio, vinde!

No labor descanso,
na aflição remanso,
no calor aragem.


Enchei, luz bendita,
chama que crepita,
o íntimo de nós!

Sem a luz que acode,
nada o homem pode,
nenhum bem há nele.


Ao sujo lavai,
ao seco regai,
curai o doente.

Dobrai o que é duro,
guiai no escuro,
o frio aquecei.


Dai à vossa Igreja,
que espera e deseja,
vossos sete dons.

Dai em prêmio ao forte
uma santa morte,
alegria eterna.


Amém.


℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor, como um fogo abrasador! ℟.

Evangelho — Jo 20, 19-23


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Confirma hoc, Deus, quod operatus es in nobis: a templo tuo, quod est in Ierusalem, tibi offerent reges munera, alleluia. (Ps. 67, 29-30)


Vernáculo:
Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! (Cf. LH: Sl 67, 29-30)

Sobre as Oferendas

Concedei, nós vos pedimos, Senhor, que, conforme a promessa do vosso Filho, o Espírito Santo nos revele mais abundantemente o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda a verdade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Todos ficaram repletos do Espírito Santo anunciando as maravilhas de Deus, aleluia. (At 2, 4. 11)
Factus est repente de caelo sonus advenientis spiritus vehementis. Ubi erant sedentes, alleluia; et repleti sunt omnes Spiritu Sancto, loquentes magnalia Dei, alleluia, alleluia. (Act. 2, 2. 4; ℣. Ps. 67, 2. 4. 5abc. 5d-6. 8. 9. 20. 21. 29. 36)
Vernáculo:
De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. (Cf. Bíblia CNBB: At 2, 2) Todos ficaram repletos do Espírito Santo anunciando as maravilhas de Deus, aleluia. (Cf. MR: At 2, 4)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que enriqueceis a Igreja com os bens do céu, conservai-a em vossa graça, para que o dom do alto, o Espírito Santo, nela continue sendo sua força, e o alimento espiritual que recebemos aperfeiçoe em nós a obra da redenção. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/06/2025


Promessa cumprida


Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse, Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados. A quem os retiverdes, lhes serão retidos. João 20,19-23
Oficial e pública
Irmãos e irmãs, estamos vivendo neste domingo a Solenidade de Pentecostes. No domingo passado, vivíamos a experiência da ascensão e ali tinha uma promessa, uma promessa, que aguardávamos ansiosamente na liturgia ao longo dessa semana.
E hoje nós chegamos no dia do cumprimento desta promessa!
O Espírito Santo é enviado sobre nós. Jesus sopra sobre os discípulos, Ele sopra sobre nós o Espírito e ali inicia de maneira oficial e pública a Igreja e com a Igreja a sua missão.
Todos nós estamos inseridos nesta missão de sermos Cristo neste mundo, de sermos luz neste mundo, de sermos evangelho neste mundo, com a nossa vida, pela força e pela ação do Espírito Santo.
O Espírito Santo é derramado sobre os discípulos, transformando-os em testemunhas do ressuscitado.
Nós devemos, neste mundo, testemunhar cotidianamente Cristo ressuscitado. Pentecostes, o que é Pentecostes?
É o momento, em que nós somos profundamente capacitados, pela presença do Espírito Santo, porque nós não ficamos órfãos neste mundo, para a missão. Recebendo o poder do alto para viver e anunciar o Evangelho.
No domingo passado, falávamos que a ascensão não é…abandono é uma nova forma de presença.
Recordávamos também, da presença sacramental de Jesus que já havia sinalizado na última ceia.
Mas, agora nós, vemos que temos a presença de Deus em nossa vida constantemente nos impulsionando.
A terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, que vem sobre nós,
que vem sobre você neste domingo para te impulsionar, para transformar a sua vida, para transformar a sua mentalidade, para transformar os seus pensamentos, para transformar os seus sentimentos, para transformar sobretudo o seu comportamento, para que em tudo você faça a vontade de Deus.
Venha Espírito Santo, sobre nós não podemos mais ser os mesmos com a força da sua presença.
O Espírito Santo, nos permite ser uma presença ativa de Cristo no mundo. Somos uma presença de Cristo no mundo pela ação do Espírito Santo.
Não apenas com palavras, mas com a transformação de todo o nosso ser.
Que neste dia você seja inteiramente transformado pela força do Espírito Santo, receba a força do alto.
Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocektterco.com.br/ajude/saibamais

Santo do dia 08/06/2025

Imaculado Coração de Maria (Memória)
Data: 08 de Junho Sábado após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


Clique aqui e acesse nosso e-book sobre a Devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria!

Para situar a comemoração do Imaculado Coração de Maria convém consultar novamente a Marialis cultus de Paulo VI sobre as festas de Nossa Senhora, além daquelas que comemoram eventos "salvíficos". Diz Paulo VI: "Se é verdade que o Calendário romano põe em realce, sobretudo, as celebrações acima recordadas, ele enumera, todavia, outros tipos de memórias, ou festas: umas ligadas a motivos de culto local, mas que alcançaram um âmbito mais vasto e um interesse mais vivo (11 de fevereiro - Nossa Senhora de Lourdes, 5 de agosto - Dedicação da basílica de Santa Maria Maior em Roma); outras originariamente celebradas por Famílias religiosas particulares, mas que hoje em dia, dada a difusão que obtiveram, podem dizer-se verdadeiramente eclesiais (16 de julho - Nossa Senhora do Monte Carmelo, 7 de outubro - Nossa Senhora do Rosário); e outras, enfim, que, por detrás do que têm de apócrifo, propõem conteúdos de elevado valor exemplar e continuam veneráveis tradições, radicadas sobretudo no Oriente (21 de novembro - Apresentação de Nossa Senhora), ou então, exprimem orientações que surgiram na piedade contemporânea (sábado após o segundo Domingo depois de Pentecostes - Imaculado Coração da Bem-aventurada Virgem Maria)" (MC, n. 9).

Sim, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, na piedade contemporânea, foi incentivada por vários papas, sobretudo por Pio XII, que, a 31 de outubro de 1942, "consagrou" o mundo inteiro ao seu Imaculado Coração.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria é análoga à do Sagrado Coração de Jesus. Consiste na veneração ao seu coração carnal unido à pessoa dela, como símbolo do amor, especialmente o seu amor para com o divino Filho, suas virtudes e sua vida interior. Nos inícios, a devoção foi incentivada de modo considerável por São João Eudes, no século XVII, promotor também da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O papa Pio VII deu a permissão para a festa do Puríssimo Coração de Maria, em 1805. Pio XII, em 1944, determinou que fosse celebrada a festa do Imaculado Coração de Maria em toda a Igreja do Ocidente, no dia 22 de agosto, oitavo dia da Assunção.

No Calendário renovado, o oitavo dia da Assunção é ocupado pela comemoração de Nossa Senhora Rainha, ao passo que a comemoração do Imaculado Coração de Maria foi colocada no sábado que se segue à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

A atual celebração convida-nos a meditar sobre o mistério de Cristo e da Virgem em sua interioridade e profundidade. Maria, que guarda os fatos e as palavras do Senhor meditando-os em seu coração (cf. Lc 2,19), é morada do Espírito Santo, sede da sabedoria (cf. Le 1,35), imagem e modelo da Igreja, que escuta e testemunha a mensagem do Senhor (cf. Lc 11,28).

A Oração coleta resume o mistério celebrado: Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória.

No fundo, esta comemoração constitui um desdobramento da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, sob o símbolo do coração, sede da interioridade e da profundidade do amor.

Por ser uma comemoração, pode ser que ela coincida com alguma memória obrigatória. Neste caso, celebra-se a memória do Imaculado Coração de Maria conforme o Calendário próprio do Brasil.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação.



São Gildardo e São Medardo, Bispos (Memória Facultativa)
Local: Ruão, França; Soissons, França
Data: 08 de Junho


Em Soissons, na Gália natalício de São Medardo, nascido em uma família agrícola, muito simples, porém possuía uma fé inabalável no amor de Deus.

Medardo, que significa "audaz", era um homem simples, agrícola, de uma família de camponeses, porém possuía a maior riqueza de todas: uma fé inabalável no amor de Deus. Por conta desta característica cresceu com grande generosidade e piedade.

Uma passagem muito conhecida de São Medardo, foi quando ao encontrar um viajante que teve o cavalo roubado, aos prantos cedeu o próprio cavalo ao homem para que seguisse sua viagem.

São Medardo viveu uma vida em total consagração, inclusive tendo o apoio de seu pai para ser ordenado no sacerdócio, e com 33 anos de idade, se tornou padre, preferindo sempre dedicado ao lado dos pobres.

Medardo foi protegido da chuva por uma enorme águia que ficava parada sobre ele.

Este fato é mostrado na arte religiosa e é responsável por ele ser padroeiro contra mau tempo, furacões e protetor das pessoas que trabalham nos campos e na agricultura. Invocado também protetor contra a alívios de dores de dentes.

Bispo de Vermand em 530 e em 531 moveu sua Sé para Noyon, que estava mais distante das brigas de fronteiras.

Entregou sua alma a Deus neste dia 8 de junho de 545 em Noyon e suas relíquias foram trasladadas para uma propriedade real perto de Crouy, na entrada de Soissons e uma Abadia Beneditina foi construída sobre seu túmulo.

Em Ruão, São Gildardo, bispo e irmão de São Medardo. Ambos os irmãos nasceram no mesmo dia, foram Sagrado Bispos no mesmo dia, entregaram sua alma a Deus no mesmo dia.

Fonte: escravasdemaria.blogspot.com

São Gildardo e São Medardo, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil