18 Qui
Dec
19 Sex
Dec
20 Sáb
Dec
21 Dom
Dec
22 Seg
Dec
23 Ter
Dec
24 Qua
Dec

2ª feira da 4ª Semana do Advento

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar. (Cf. Sl 23, 7)
Gradual Romano:
Prope es tu Dómine, et omnes viae tuae véritas: inítio cognóvi de testimóniis tuis, quia in aetérnum tu es. Ps. Beáti immaculáti in via: qui ámbulant in lege Dómini. (Cf. Ps. 118, 151-152 et 1)

Vernáculo:
Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade! Desde criança aprendi vossa Aliança que firmastes para sempre, eternamente. Sl. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! (Cf. LH: Sl 118, 151-152 e 1)

Coleta

Ó Deus, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho Unigênito; fazei que, ao proclamarmos humildemente o mistério da encarnação, mereçamos entrar em comunhão com o Redentor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — 1Sm 1, 24-28


Leitura do Primeiro Livro de Samuel


Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (R. 1a)


℟. Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.


— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação! ℟.

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. ℟.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. ℟.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção. ℟.


https://youtu.be/uExOgXONpvk
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Ó Rei e Senhor das nações, e Pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro. ℟.

Evangelho — Lc 1, 46-56


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gradual Romano:
Confortámini, et iam nolíte timére: ecce enim Deus noster retríbuet iudícium: ipse véniet, et salvos nos fáciet. (Is. 35, 4)

Vernáculo:
Coragem, não temais; eis que chega o nosso Deus, ele mesmo nos salvará. (Cf. MR: Is 35, 4)

Sobre as Oferendas

Senhor, confiantes em vossa bondade, acorremos com nossos dons ao santo altar, para que, ao celebrarmos os vossos mistérios, sejamos purificados por vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

A minha alma engrandece o Senhor, porque o Poderoso fez em mim maravilhas. (Cf. Lc 1, 46. 49)
Gradual Romano:
Ecce Dóminus véniet, et omnes sancti eius cum eo: et erit in die illa lux magna. (Cf. Zach. 14, 5. 7; ℣. Ps. 49, 1. 2-3a. 3bc. 4. 5. 6)

Vernáculo:
Então virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos com ele. Será um dia único. Não haverá dia nem noite. E acontecerá que no tempo da tarde haverá luz. (Cf. Bíblia CNBB: Zc 14, 5b. 7)

Depois da Comunhão

Senhor, que a comunhão no vosso sacramento nos dê forças para caminharmos com boas obras ao encontro do Salvador que se aproxima, e para merecermos o prêmio da felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 22/12/2025


O Coração sempre desperto do Menino Jesus


A alma santíssima do Menino Jesus, unida à pessoa do Verbo de Deus, via e abraçava continuamente a cada um de nós, com um amor constante e indefectível.

S. Afonso Maria de Ligório, ao compor a sexta estrofe de seu hino Tu scendi dalle stelle, reconhece no Menino Jesus o Cordeiro de Deus que será imolado no altar da cruz, em um holocausto de amor ao Pai para a redenção dos homens. Embora o Senhor, recostado ao seio maternal da Virgem, dormisse docemente, o seu Coração amantíssimo permanecia em vigília, pois sua alma, unida pessoalmente ao Verbo divino, via sem cessar os sofrimentos por que iria passar e, não só isso, os anelava com o mais heróico e ardente dos amores. “Vai, meu querido e puro Cordeiro, em que pensas?”, pergunta S. Afonso ao Menino adormecido no colo de Maria. “Dize-me Tu.” E o Senhor responde-lhe: “Ó amor imenso, um dia em morrer por ti é o que eu penso”. No presépio, como uma criança; na cruz, como Cordeiro conduzido ao matadouro; e na glória sempiterna do Pai, como Rei triunfante e glorioso, Cristo vê e abraça a todos os membros de seu Corpo Místico, que é a Igreja Católica. Como não deveria abrasar-se-nos o coração diante de tão grande mistério! O Menino-Deus, desde o primeiro momento de sua concepção no ventre imaculado de sua Mãe SS., estava desperto em sua alma, vendo-nos a cada de um nós e a todos amando com um amor único e pessoal, como se fôramos os únicos por ele amados! Que neste Natal aspiremos a participar, quanto nos for possível, desta vigília perpétua de amor que anima o Coração de Cristo. Que Ele nos conceda, pois, a graça de chegarmos um dia àquele feliz estado em que, de tão unidos a Deus, não consigamos pensar em outra coisa senão em seu inebriante e dulcíssimo amor.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Segunda-feira da 4.ª Semana do Advento (22/12/2025)

O cântico do Magnificat é como um “raio-x” do Coração Imaculado de Maria. Nele, vemos a alma de Nossa Senhora engrandecer o Senhor por tê-la agraciado tanto. Maria louva a Deus reconhecendo o valor de sua própria humildade, e nisso não há nada de arrogante, porque Deus mesmo não resiste a quem se humilha diante da sua grandeza.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, e prepare seu coração para o nascimento próximo de Nosso Senhor Jesus Cristo.


https://youtu.be/dd0fyrQxgaA

Santo do dia 22/12/2025

Santa Francisca Xavier Cabrini (Memória Facultativa)
Local: Chicago, Estados Unidos da América do Norte
Data: 22 de Dezembro † 1917


Entre 1901 e 1913 emigraram só para a América 4.711.000 italianos, dos quais 3.374.000 provinham do sul; uma verdadeira doença social, uma distorção segundo políticos e sociólogos (não faltou quem dissesse que a emigração era um negócio para o Estado, resolvia a superpovoação). Mas ao lado dos dramas que a emigração suscitou, é necessário lembrar ainda hoje uma mestra de santo Ângelo Lodigiano, Francisca Cabrini, nascida em 1850, última de uma família de 13 filhos. Ela olhou para o fenômeno da emigração não com os olhos do político ou do sociólogo, mas com os olhos humaníssimos de mulher, de cristã, merecendo o título de mãe dos emigrantes.

Órfã de pai e mãe, Francisca teria desejado fechar-se logo no convento, mas não foi aceita por causa da precariedade de sua saúde. Aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno. A jovem, há pouco diplomada mestra, fez muito mais: concitou algumas companheiras a unirem-se a ela, constituindo um primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, postas sob a proteção de um intrépido missionário, são Francisco Xavier, de quem ela mesma, pronunciando os votos, assumiu o nome.

Como o santo jesuíta, gostaria de ter zarpado para a China, mas quando teve conhecimento do descuido culpável e do drama desesperador de milhares e milhares de italianos emigrantes, descarregados do porão dos navios no porto de Nova Iorque, privados da mínima assistência material e espiritual, Francisca Cabrini não mais hesitou.

Também ela na primeira das suas vinte e quatro travessias do oceano condividiu os dissabores e as incertezas de seus patrícios; mas é extraordinária a coragem com que enfrentou a imensa metrópole norte-americana e soube onde estabelecer o ponto de encontro e de socorro para os emigrantes. Antes de tudo olhou para os órfãos e os doentes, construindo casas, escolas e um grande hospital em Nova lorque, depois em Chicago, em seguida na Califórnia e irradiar enfim a sua obra em toda a América, até a Argentina.

A quem se mostrava admirado com ela por tantas obras, a madre Cabrini respondia com sincera humildade: "Por acaso não foi o Senhor quem fez todas essas obras?". Traduzidas em números estas obras são nada menos que trinta fundações em oito nações diferentes. A morte a colheu de improviso, após uma das inúmeras viagens, em Chicago, em 1917. Seu corpo foi levado triunfalmente para Nova Iorque na igreja anexa ao Colégio Madre Cabrini para que ficasse perto dos emigrantes.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Francisca Xavier Cabríni, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil