20 Qua
Nov
21 Qui
Nov
22 Sex
Nov
23 Sáb
Nov
24 Dom
Nov
25 Seg
Nov
26 Ter
Nov
27 Qua
Nov
28 Qui
Nov
29 Sex
Nov
30 Sáb
Nov
01 Dom
Dec
02 Seg
Dec
03 Ter
Dec
04 Qua
Dec
05 Qui
Dec
06 Sex
Dec
07 Sáb
Dec

Santa Rosa de Lima, Virgem, Padroeira da América Latina, Festa

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da virgem Santa Rosa de Lima; os Anjos se alegram conosco e dão glória ao Filho de Deus.
Dilexísti iustítiam, et odísti iniquitátem: proptérea unxit te Deus, Deus tuus, óleo laetítiae prae consórtibus tuis. Ps. Eructávit cor meum verbum bonum: dico ego ópera mea regi. (Ps. 44, 8 et 2)
Vernáculo:
Vós amais a justiça e odiais a maldade. É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. Sl. Transborda um poema do meu coração; vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção. (Cf. LH: Sl 44, 8 e 2ab)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada por vosso amor, a deixar as coisas do mundo e dedicar-se inteiramente a vós, em austera penitência; concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e saborear no céu as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (2Cor 10, 17–11, 2)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11, 1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 148)


℟. Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!


— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais! ℟.

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos. ℟.

— A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus Santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence. ℟.


https://youtu.be/fQtV39clzHs
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15, 9b. 5b) ℟.

Evangelho (Mt 13, 44-46)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Filiae regum in honóre tuo, ástitit regína a dextris tuis in vestítu deauráto, circúmdata varietáte. (Ps. 44, 10)


Vernáculo:
As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir. (Cf. LH: Sl 44, 10)

Sobre as Oferendas

Aceitai, Senhor, a nossa humilde homenagem que vos apresentamos na festa da virgem Santa Rosa de Lima e concedei-nos, por esta oblação puríssima, manter viva, em vossa presença, a chama do amor. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele. (Fl 3, 8-9)
Quinque prudéntes vírgines accepérunt óleum in vasis suis cum lampádibus: média autem nocte clamor factus est: ecce sponsus venit: exíte óbviam Christo Dómino. (Mt. 25, 4. 6; ℣. Ps. 44, 2ab. 11. 12. 13. 14. 15. 16)
Vernáculo:
As cinco virgens prudentes, ao tomarem suas lâmpadas, levaram óleo consigo. No meio da noite ouviu-se um grito: Eis, o Noivo está chegando: ide ao encontro do Cristo Senhor. (Cf. MR: Mt 25, 6)

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, a participação no Corpo e no Sangue do vosso Filho nos afaste da sedução das coisas passageiras para que, a exemplo de Santa Rosa de Lima, cresçamos no amor para convosco e gozemos no céu a visão da vossa face. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 23/08/2024


Uma “rosa” consagrada ao Divino Esposo


“Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência.”

Celebramos hoje a festa de Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru e da América Latina. Isabel Flores y Oliva — assim era o seu nome de Batismo —, que se distinguiu por seu entranhável amor a Deus e por sua vida profundamente mística, foi a primeira americana a ser elevada às honras dos altares.Morta em odor de santidade em 1617, Rosa de Lima foi canonizada no ano de 1671, um pouco a “contragosto” do então Pontífice, Clemente X, que só consentiu em inscrevê-la no catálogo dos santos após presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosa.Isabel foi agraciada por Deus com uma beleza tão fora do comum que uma das servas de sua criadagem passou a chamar-lhe Rosa, nome ao qual ela mesma acrescentou, por sua grande devoção à Virgem Santíssima, o de Santa Maria.Embora fosse cortejada por muitos jovens, Rosa sentiu-se chamada desde cedo à vida religiosa, pois só tinha olhos para o único e verdadeiro Esposo de nossas almas, Jesus Cristo, que costumava aparecer-lhe em forma de Menino. Desse modo, deixou de lado os galanteadores de Lima e consagrou-se ao Senhor como terciária da Ordem dos Pregadores, guardando para Jesus, com amor puro e casto, a beleza que dele mesmo tinha recebido.Depois de uma curta, mas intensa vida de penitência, oração e caridade para com os necessitados, Santa Rosa partiu deste mundo com apenas 31 anos, no dia 24 de agosto, festa do Apóstolo São Bartolomeu. Recorramos hoje à sua doce intercessão e, imitando o seu exemplo, guardemos com grande empenho e pureza de vida o tesouro precioso da graça divina, prenda amorosíssima que nos foi conquistada pelo Sangue derramado do nosso querido Redentor. — Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A Rosa de santidade que brotou na América Latina (Festa de Santa Rosa de Lima)

Deus é como um tesouro escondido no campo. Ele nos atrai pela riqueza insondável de suas perfeições, mas não se deixa possuir por quem não o busca na fé e, com alegria e decisão, dispõe-se a entregar tudo o que tem para comprar aquele campo, imagem do Reino que está aberto aos que o arrebatam com violência.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 23 de agosto, e peçamos juntos a Deus a graça de nos desapegarmos das “riquezas” deste mundo que passa.


https://youtu.be/82rrb8bVQ4I

Santo do dia 23/08/2024

Santa Rosa de Lima, Virgem e Padroeira da América Latina (Festa)
Local: Lima, Peru
Data: 23 de Agosto† 1617


Devido a suas faces rosadas ou por beleza, desde menina, Isabel de Oliva foi chamada Rosa, passando à posteridade com este nome. Descendente de conquistadores espanhóis, Rosa nasceu em Lima, no Peru, em 1586. Recebeu o sacramento da Crisma das mãos de São Turíbio de Mogrovejo, arcebispo de Lima.

Menina ainda, escolheu Santa Catarina de Sena por modelo e protetora. Infelizes nos negócios, os pais perderam a fortuna e, para a sobrevivência, Rosa teve que assumir um serviço doméstico como empregada numa família. Quando a quiseram obrigar a se casar, não havendo ainda convento de Ordem II na América Latina, além de renovar o voto de castidade, anteriormente feito, tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, à imitação de Santa Catarina de Sena. Construiu uma cela estreita e pobre, no fundo do quintal da casa dos pais, e começou a levar vida religiosa. O tempo, livre de ocupação, era dedicado ao recolhimento, à oração, à meditação do Evangelho e às práticas de rigorosa penitência.

Foi extremamente caridosa para com todos, especialmente para com os índios e os negros, aos quais prestava os serviços mais humildes.

Passou por sofrimentos provindos de duras incompreensões e perseguições. Nos últimos anos de vida, passou por sofrimentos físicos, agudas dores, devidas à prolongada doença que a levou à morte. Preparada assim para as bodas eternas, Rosa, esposa de Jesus, ergueu o voo para o céu em 24 de agosto de 1617. Tinha 31 anos de idade. Seu enterro foi uma verdadeira apoteose. O próprio arcebispo de Lima presidiu às exéquias e as pessoas mais importantes da sociedade disputavam a honra de carregar o caixão mortuário.

Rosa foi beatificada em 1668 por Clemente IX. Foi proclamada patrona principal da América, das Filipinas e das Índias Ocidentais, em 1670, por Clemente X, que a canonizou em 1671. Convém lembrar que, na época, o continente americano era chamado "Índias".

Na Oração coleta, a Igreja proclama que Santa Rosa foi inflamada de amor e, impulsionada pelo amor, deixou o mundo, serviu aos pobres e viveu em austera penitência. E pede que, por sua intercessão, possamos seguir na terra os caminhos de Deus e gozar no céu as suas delícias. A Oração depois da Comunhão nos coloca na atitude de pobreza a exemplo de Santa Rosa, para que cresçamos na caridade e alcancemos os bens eternos.

A Antífona da Comunhão, tirada de Fl 3, 8-9, traduz bem toda a mensagem deixada por Santa Rosa: Considero perda todas as coisas, comparadas com o valor insuperável do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e considero lixo a fim de ganhar a Cristo e estar com ele.

Em sua festa vale a pena ler e meditar a leitura do Ofício das Leituras tirada dos Escritos da santa, que mostra bem o entusiasmo com que Santa Rosa buscava viver e testemunhar os dons de Deus. Eis um pequeno trecho: O Senhor Salvador levantou a voz e com incomparável majestade disse: "Saibam todos que depois da tribulação se seguirá a graça; reconheçam que sem o peso das aflições não se pode chegar ao cimo da graça; entendam que a medida dos carismas aumenta em proporção da intensificação dos trabalhos. Acautelem-se os homens contra o erro e o engano; é esta a única verdadeira escada do paraíso e sem a cruz não há caminho que leve ao céu. Ouvindo estas palavras, penetrou-me um forte ímpeto como de me colocar no meio da praça e bradar a todos, de qualquer idade, sexo e condição: "Ouvi, povos; ouvi, gentes. A mandado de Cristo, repetindo as palavras saídas de seus lábios, quero vos exortar: Não podemos obter a graça, se não sofrermos aflições; cumpre acumular trabalhos sobre trabalhos, para alcançar a íntima participação da natureza divina, a glória dos filhos de Deus e a perfeita felicidade da alma".

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil