13 Dom
Jul
14 Seg
Jul
15 Ter
Jul
16 Qua
Jul

Santos Timóteo e Tito, Bispos, Memória

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios! Pois Deus é grande e muito digno de louvor. (Cf. Sl 95, 3-4)
Sacerdótes eius índuant salutáre, et sancti eius exsultatióne exsultábunt. Ps. Meménto Dómine David: et omnis mansuetúdinis eius. (Ps. 131, 16 et 1)
Vernáculo:
Vestirei de salvação seus sacerdotes, de alegria exultarão os seus fiéis! Sl. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado. (Cf. LH: Sl 131, 16 e 1)

Coleta

Ó Deus, que ornastes os Santos Timóteo e Tito com as virtudes dos Apóstolos, concedei-nos, por sua intercessão, viver neste mundo com justiça e piedade, para merecermos chegar à pátria celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (2Tm 1, 1-8)


Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo


1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Ou:


Primeira Leitura (Tt 1, 1-5)


Início da Carta de São Paulo a Tito


1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 95)


℟. Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! ℟.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! ℟.

— Ó família das nações, dai ao Senhor, nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! ℟.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. ℟.


https://youtu.be/H7QeBHxTtC8
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4, 18) ℟.

Evangelho (Lc 10, 1-9)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gloriabúntur in te omnes qui díligunt nomen tuum, quóniam tu, Dómine, benedíces iusto: Dómine, ut scuto bonae voluntátis tuae coronásti nos. (Ps. 5, 12. 13)


Vernáculo:
Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome! Porque ao justo abençoais com vosso amor, e o protegeis como um escudo! (Cf. LH: Sl 5, 12. 13)

Sobre as Oferendas

Senhor, nós vos pedimos, acolhei os dons do vosso povo que trazemos na comemoração de São Timóteo e São Tito; e fazei que vos agrademos na sinceridade de nosso coração. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho! Eis que estarei convosco todos os dias, diz o Senhor. (Mc 16, 15; Mt 28, 20)
Amen dico vobis: quod vos, qui reliquístis ómnia, et secúti estis me, céntuplum accipiétis, et vitam aetérnam possidébitis. (Mt. 19, 28. 29; ℣. Ps. 20, 2. 3. 4. 5. 6. 7. 14)
Vernáculo:
Em verdade vos digo: vós que deixastes tudo e me seguistes recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna. (Cf. MR: Mt. 19, 28. 29)

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, os sacramentos que recebemos alimentem em nós a mesma fé transmitida pela pregação apostólica e que os Santos Timóteo e Tito guardaram com solicitude. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 26/01/2024


Um dom do Coração de Cristo


“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Lc 10, 2).

Celebramos hoje a memória de dois grandes companheiros e colaboradores de São Paulo, São Timóteo e São Tito. O Evangelho que a Igreja medita nesta memória é o da messe que necessita de operários. Nosso Senhor Jesus Cristo vê claramente que estes Apóstolos e colaboradores têm origem numa graça de Deus. Recordemos, em primeiro lugar, quem são os Apóstolos. Trata-se daqueles discípulos separados por Cristo para receber um poder especial, a saber: de perdoar os pecados, de celebrar a santa Missa e, tendo vida de oração e intimidade com Jesus, pregar aquilo que encontraram em sua relação de amizade com Ele. Contemplata tradere, transmitir as coisas contempladas, comunicar a outros a amizade do Senhor! Pois bem, estes homens investidos de tal missão são necessários à vida da Igreja. Sem santos pastores, a Igreja é como um rebanho de ovelhas sem pastor, isto é, sem defesa, sem alguém que as leve para as pastagens verdejantes dos sacramentos e da Palavra de Deus, sem alguém que as defenda de si mesmas. Por quê? Porque a ovelha é uma animal desastrado: se, no meio de um rebanho, uma delas se desprende e vai em direção ao abismo, a tendência das outras é segui-la pelo mesmo caminho! Precisamos, sim, ser defendidos de nós mesmos por santos pastores. Mais ainda: precisamos ser defendidos dos lobos vorazes. Como diz o salmo, “ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, nenhum mal temerei, porque estão comigo o teu bastão e o teu cajado” (Sl 23, 4). Podemos imaginar o rebanho da Igreja a passar por um vale tenebroso de morte, onde lobos o querem devorar: quem, então, nos defenderá? Se olharmos para a história da Igreja, veremos muitos santos pastores dispostos a derramar o próprio sangue para defender as ovelhas das heresias e dos erros, para acordá-las de seus pecados, mesmo que isso cause revolta. Ao longo da história, quantos pastores não tiveram de acordar seus ouvintes e fiéis, à custa de atrair para si o ódio deles! Mas tudo para o bem, para a salvação daquelas almas. Tudo isso nos mostra o quão necessários são estes pastores. Nosso Senhor porém nos diz: essa maravilha que é ter homens consagrados a Deus, que alimentem as ovelhas, as defendem de si mesmas e dos lobos, é um dom que devemos pedir do Céu. “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (v. 2). Mais do que nunca, precisamos hoje de sacerdotes santos, isto é, padres e bispos conformes ao Coração de Jesus. Assim como São Paulo não mediu esforços para conseguir bons colaboradores, enviá-los em viagem, tendo-os ordenado sucessores dos Apóstolos, e os deixar à frente de dioceses necessitadas de pastores, assim também nós devemos pedir a Deus que a Igreja não cesse de envidar todos os esforços necessários para, com uma boa formação que leva à santidade, dar às ovelhas bons sacerdotes. Se não rezarmos, a graça não acontecerá. Somente uma intervenção do Céu nos dará pastores conformes ao Sagrado Coração de Jesus.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Qual é a missão de um bispo? (Memória de São Tito e São Timóteo, Bispos)

Com a morte dos Apóstolos, surge um drama no seio da Igreja: como manter-se fiel a Cristo e ao seu Evangelho se já não há mais quem tenha visto e testemunhado diretamente as obras do Senhor? Para remediar esse problema, Jesus mesmo deu a seus Apóstolos o direito e o poder de ordenar sucessores, os bispos, encarregados de continuar a missão apostólica e cumprir, como servos obedientes, a vontade divina de que a Igreja perdure neste mundo até a vinda gloriosa do nosso Redentor.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, e peçamos a Deus que santifique os nossos bispos, tornando-os cada dia mais fiéis ao ministério que lhes foi confiado.


https://youtu.be/7Z-881tSz8k

Santo do dia 26/01/2024

São Timóteo e São Tito, Bispos (Memória)
Data: 26 de Janeiro


Timóteo, de pai pagão e de mãe judeu-cristã chamada Eunice, foi discípulo e colaborador de São Paulo e por ele colocado à frente da comunidade eclesial de Éfeso. Tito, por sua vez, também companheiro de Paulo na atividade missionária, foi colocado na direção da Igreja de Creta. Quando ainda não havia muita distinção entre presbíteros e anciãos da Igreja, ou, então, entre epíscopoi (bispos) e presbiteroi (presbíteros) as três "Cartas pastorais", duas a Timóteo e uma a Tito, atribuídas a Paulo, deixam entrever os primeiros elementos dos ministérios na Igreja. A Primeira Carta a Timóteo fala de epíscopos e diáconos (1Tm 3, 1-13) bem como do bom ministro de Cristo (cf. 1Tm 4, 12-16). Na Segunda Carta, Timóteo é exortado a reavivar o dom de Deus recebido pela imposição das mãos (cf. 2Tm 1, 6). Na Carta a Tito, Paulo escreve: "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar o que falta e estabelecer presbíteros em cada cidade, de acordo com as normas dadas por mim" (cf. Tt 1, 5). Aqui parece não haver distinção entre os termos presbíteros e epíscopos (cf. Tt 1, 6-9). Em todo caso, Timóteo e Tito aparecem como ministros que têm uma supervisão (epíscopos significa "supervisor" de várias Igrejas).

A comemoração de Timóteo e Tito leva a Igreja a professar sua fé numa Igreja onde existem ministérios diferentes numa hierarquia com funções diversas: bispos, presbíteros, diáconos e leigos.

O mistério da Igreja celebrado nesta comemoração vem expresso nas Antífonas dos Cânticos Evangélicos das Laudes e Vésperas, presente também na Oração coleta.

Antífona das Laudes: Proclama em todo o tempo a palavra do Senhor; persuade, repreende e exorta com coragem, com saber e paciência!

Antífona das Vésperas: Na justiça e piedade vivamos, aguardando a bendita esperança e a vinda do Cristo Senhor!

Eis a Oração coleta: Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos Apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria.

Todos os cristãos batizados são exortados a viverem uma vida cristã autêntica na justiça e na piedade e a exercerem o apostolado, proclamando a Palavra do Senhor, cada qual conforme o dom recebido de Deus.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Timóteo e São Tito, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil