Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo o bem que ele me fez! (Cf. SI 65, 16)
GAUDEAMUS omnes in Domino, diem festum celebrantes sub honore Mariae Virginis: de cuius festivitate gaudent angeli, et collaudant Filium Dei. [TP: Aleluia] Ps. Eructavit cor meum verbum bonum: dico ego opera mea regi. (Ps. 44, 2)
Vernáculo:
Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da Virgem Maria. Os Anjos se alegram por sua festa e dão glória ao Filho de Deus. [TP: Aleluia] (Cf. MR) Sl. Transborda um poema do meu coração; vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção. (Cf. LH: Sl 44)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, concedei, nós vos pedimos, que, dóceis ao sopro do Espírito, possamos sempre com ela cantar as vossas maravilhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Sf 3, 14-18)


Leitura da Profecia de Sofonias


14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de Festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Ou:


Primeira Leitura (Rm 12, 9-16b)


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos


Irmãos, 9o amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. 11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 13Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16bMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6)


℟. O Santo de Israel é grande entre vós.


— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação. ℟.

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. ℟.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!” ℟.

℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. És feliz porque creste, Maria, pois em ti a palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse. (Lc 1, 45) ℟.

Evangelho (Lc 1, 39-56)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Beata es, Virgo Maria quae omnium portasti Creatorem: genuisti qui te fecit, et in aeternum permanes Virgo.


Vernáculo:
Bendita sois, Virgem Maria, que em vós trouxestes o criador do mundo. Gerastes aquele que vos fez e permaneceis virgem para sempre. (Cf. MR p.734)

Sobre as Oferendas

Seja-vos agradável, Senhor, este nosso sacrifício de salvação, assim como vos agradou o serviço de caridade da Santa Mãe do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.



Antífona da Comunhão

Desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome. (Cf. Lc 1, 48-49)
Beatam me dicent omnes generationes: quia fecit mihi magna qui potens est. (Luc. 1, 48. 49; ℣. Cant. Magnificat: Luc. 1, 46-47. 50. 51. 52. 53. 54. 55)
Vernáculo:
Desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome (T.P. aleluia).(Cf. MR: Lc 1, 48. 49)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a vossa Igreja vos glorifique pelas maravilhas que fizestes em vossos fiéis e possa reconhecer com alegria neste sacramento o Cristo sempre vivo, oculto no seio materno, que João Batista pressentiu com exultação. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 31/05/2024
O que a visita de Maria a Isabel nos ensina?

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua escrava”.

Hoje celebramos a Visitação da Santíssima Virgem Maria à sua parenta Isabel. Começamos logo com a pergunta: o que levou Maria a visitar Isabel? A mulher recebe a notícia de que é a Mãe de Deus, Criador do céu e da terra, de que ela concebeu ao próprio Deus em seu Coração… e sai correndo para ajudar uma parenta, já de idade, que está grávida!Para responder à pergunta, precisamos retroceder alguns versículos antes do Evangelho de hoje. O anjo anunciou à Maria, e ela, depois do anúncio, disse: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Nossas traduções muitas vezes dizem que Maria é “serva”, mas “serva” diz pouco porque um servo pode ser simplesmente um ministro. Na realidade, a coisa é mais profunda. Maria serve, sim, a Deus, mas ela mais do que serva; é propriedade dele, ela não se pertence.O que faz com que uma pessoa não se pertença, a não ser um grande amor? Maria se entrega totalmente a Deus, seu grande amor. Maria recebeu o Espírito Santo com tal efusão, que o Verbo nela se fez carne. Ela carrega dentro de si o Santo dos Santos, qual nova Arca da Aliança, e vai pelas colinas da Judéia como a antiga Arca da Aliança, carregando o Senhor no seu seio, para encontrar em Isabel a profissão de fé, a mesma que saiu da boca de Davi: “Não sou digno de que a mãe do meu Senhor venha me visitar”, “venha até a minha casa”. Essa é a palavra de Isabel, um eco dessa realidade: ali se realiza a profecia, o que fora pensado por Deus ao permitir aquele episódio com Davi.Pois bem, Maria é escrava, serva, instrumento de Deus, totalmente entregue à sua vontade no amor. E nós? Que podemos tirar desse ensinamento? Também nós podemos carregar Jesus em nós por meio da Comunhão; mas para que verdadeiramente as nossas comunhões sejam frutuosas, precisamos dizer a Deus antes de comungar: “Eis aqui o escravo do Senhor. Eu sou propriedade vossa, eu não me pertenço. De Deus, recebei meu corpo e minh’alma, inteiramente todo o meu ser; e agora o meu ser é instrumento de Cristo para amar e servir o próprio Cristo nos irmãos!”Quantas comunhões nós já fizemos, e não foram eficazes!… Por quê? Porque o Cristo se dá como alimento, mas, se nós comungamos aquele que se dá como alimento, precisamos também nos fazer alimento para os irmãos. Sim, ser “devorados” pelos irmãos por amor a Nosso Senhor, de quem somos escravos. Maria, a escrava do Senhor, a serva do Senhor, foi visitar Isabel e fez no ventre dela o primeiro milagre na ordem da graça: a justificação de João Batista, que salta e exulta de alegria. As duas se encontram, e no ventre delas encontram-se também o Salvador e o Precursor.Que nós, neste dia da Visitação, sejamos também visitados por Nosso Senhor. Para isso, precisamos ser verdadeiros escravos de amor.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 31/05/2024

Ouça no Youtube

Visitação de Nossa Senhora (Festa)
Data: 31 de Maio


Podemos dizer que aqui nós temos uma Festa conjuntamente da Virgem Maria e de Cristo no dizer de Paulo VI na Marialis cultus (cf. n. 6 e n. 7). No fundo, a Igreja comemora o mistério da manifestação do Senhor no evento da visita da Virgem Mãe à sua prima Santa Isabel. Trata-se de uma epifania do Senhor por sua Mãe, a Virgem Maria.

Ainda no seio materno, Jesus é reconhecido como Senhor por Isabel: "Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim?" (Lc 1, 43). O primeiro culto prestado à Mãe de Deus, Maria, sai da boca de Isabel: "Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor" (Lc 1,45). Maria, arca da nova aliança, é a "teófora" (portadora de Deus), saudada por Isabel como Mãe do Senhor. Na visita realiza-se o encontro entre a jovem mãe, Maria, a serva do Senhor e a anciã Isabel, símbolo de Israel que espera o Salvador. Encontram-se também dois meninos: João, o profeta precursor, que mostra o Cordeiro de Deus presente entre os homens, e Jesus Cristo, o Messias Salvador. João exulta de alegria no seio de sua mãe. Ouçamos ainda Paulo VI sobre esta festa: "Além dessas solenidades, devem ser consideradas também, antes de mais, aquelas celebrações que comemoram eventos "salvíficos", em que a Virgem Maria esteve intimamente associada ao Filho, como são as seguintes festas: a da Natividade de Maria, a da Visitação (31 de maio), em que a Liturgia recorda a bem-aventurada Virgem Maria, que leva em seu seio o Filho, a qual vai à casa de Isabel para lhe prestar o auxílio da sua caridade e proclamar a misericórdia de Deus Salvador" (MC, n. 7).

Creio que podemos realçar dois aspectos na festa da Visitação. Maria não reteve seu Filho para si mesma. O Filho tornou-se motivo de louvor e ação de graças a Deus e ao próximo. Ela, feita Mãe da Divina Graça, leva a graça, a bênção à sua prima Isabel que esperava o nascimento de seu filho. Quem é abençoado é chamado e enviado a abençoar. E Maria o fez. Ela parte para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judeia, a fim de prestar um serviço àquela que, grávida em sua velhice, precisava de ajuda.

Depois, em Maria e por Maria Deus visita o seu povo, visita a humanidade, pois o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Visitar vem de ver, do latim. Não constitui um mero olhar para alguém, mas ver iteradamente, contemplar, ver a face, entrar em comunhão solidária. Isso demanda tempo, permanência com o visitado. São Francisco deu como uma das primeiras incumbências aos ministros a de "visitar os irmãos". Santa Clara, em sua Forma de Vida para as Damas Pobres, pede que as abadessas visitem as irmãs, sim, estar com as irmãs e não permanecer isolada no seu posto. Visitar os doentes e encarcerados é uma das obras de misericórdia do Evangelho (cf. Mt 25, 36). Na visita, antes de tudo, as pessoas se saúdam, como Maria fez com Isabel. Saudar vem de salus, saúde e salvação. Ao saudar Isabel, Maria levava consigo a Salvação, o seu Filho, reconhecido por Isabel como seu Senhor. E nós, sabemos visitar? Levar o Senhor para os irmãos e irmãs necessitados? Sabemos ser bênção, solidarizando-nos, estando presentes e servindo aos irmãos? A visita não pode ser apressada. É preciso permanecer, contemplar a face, solidarizar-se, colocar-se a serviço. Então, também nós teremos motivo para fazer nosso o cântico de Maria, o Magnificat.

A Oração do dia traduz bem o mistério desta festa: Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espirito Santo, para cantar com ela o vosso louvor.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Maria, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil