Nome: São John Henry Newman (Memória Facultativa)
Local: Edgbaston, Inglaterra
Data: 09 de Outubro † 1890

São John Henry Newman nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801 em uma família anglicana: a mãe era huguenote e pai de uma orientação religiosa muito tolerante. Ele foi o primeiro de seis filhos de John, um banqueiro, e Jemina Fourdrinier. Em 1808 ele ingressou na Great Ealing School, no então extremo subúrbio de Londres, onde recebeu uma educação superior e era conhecido por seus dons de inteligência.

Em 1816, ano em que terminou os estudos em Ealing e simultaneamente testemunhou a falência do banco do pai, amadureceu a adesão aos princípios mais radicais do calvinismo: passou a acreditar que o Papa era o anticristo. Em 1817 ingressou no Trinity College em Oxford, onde obteve o Bacharelado em Artes.

Em 1822 foi eleito Fellow do Oriel College, onde nasceu sua amizade com Edward Bouverie Pusey. Em 13 de junho de 1824 foi ordenado diácono na Igreja Anglicana, tornando-se coadjutor da paróquia de São Clemente em Oxford. Em 29 de maio de 1825 foi ordenado sacerdote anglicano.

John Henry Newman de 1826 a 1832 é Tutor no Oriel College, onde lida com a educação cultural de muitos estudantes universitários; aqui ele está em contato próximo com Edward Bouverie Pusey, John Keble e Richard Hurrel Froude. Em 14 de março de 1828 foi nomeado pároco da igreja universitária de Santa Maria, desempenhando uma rica atividade pastoral e de pregação que o tornou muito famoso. Em 1832, ele acompanhou o presbítero Froude em sua viagem ao sul da Europa: ele visitou Roma, Malta, Corfu e Sicília.

No Colégio Inglês de Roma, o santo encontra pela primeira vez Don Nicholas Wiseman, o futuro Arcebispo Católico de Westminster. Escreveu o poema (publicado posteriormente em 1834) Lyra Apostólica e o poema Lead, Kindly Light, expressando o seu abandono total à Providência, que o mostraria e o faria cumprir a sua missão específica. Em 14 de julho de 1833, em Oxford, ele ouve o sermão de Keble National Apostasy: nasce o Movimento de Oxford que vê em Newman a figura principal. Entre 1833 e 1841, Newman, Froude, Keble, Pusey e William Palmer publicaram Tracts for the Times de 90 ensaios publicados, Newman é autor de até 26, incluindo o mais recente, Tract 90 (Comentários sobre certas passagens em Trinta e Nove Artigos) em que ele tentou interpretar os 39 artigos da Igreja Anglicana de um ponto de vista católico. Os protestos suscitados levam o bispo de Oxford a suspender a publicação dos tratados. Condenado pelo Conselho Hebdomedal da Universidade de Oxford e rejeitado por 42 bispos, o santo renuncia à paróquia universitária. Em 9 de abril de 1842, ele se retirou com alguns amigos para Littlemore para redigir com eles o famoso Ensaio de desenvolvimento da Doutrina Cristã; aqui a sua "conversão" ao catolicismo atinge a maturidade.

Em 1846 o santo foi para Roma com alguns companheiros anglicanos que haviam passado para o catolicismo, sem planos definitivos. No Memorando de 1848, ele escreve para considerar a possibilidade de ingressar nos Redentoristas, mas depois escolhe fazer parte do Oratório de San Filippo Neri; na verdade, ele frequentará a Igreja Nova em Roma e os padres dessa comunidade. Ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1848, recebeu o caloroso encorajamento do Beato Pio IX (Magna Nobis sempre , de 26 de novembro de 1847).

Decidido a se tornar um oratoriano, o Santo Newman pede ao Papa que possa fundar um Oratório em Birmingham, a fim de adaptar as constituições do Oratório Romano às necessidades do lugar. O novo Oratório teve início em 1847, quando ele, com seis companheiros, iniciou o noviciado numa ala da Abadia de Santa Croce, que lhes foi colocada à disposição. Depois de algumas transferências, o primeiro escritório real está localizado em Edgbaston, nos arredores de Birmingham.

Enquanto isso, em 1848, um grupo de oratorianos, liderado pelo padre Frederick William Faber, mudou-se para Londres, onde nasceu a segunda congregação filipina inglesa. Em 1854, o padre Newman foi nomeado reitor da Universidade Católica de Dublin, permanecendo no cargo por quatro anos. Em 1864 publicou a Apologia pro vita sua e em 1878 o Trinity College de Oxford elegeu-o como primeiro membro honorário.

Papa Leão XIII, por sugestão de Monsenhor William Bernard Ullathorne, Bispo de Birmingham, em 12 de maio de 1879 faz Newman Cardeal com o título de San Giorgio al Velabro; o lema escolhido é: Cor ad cor loquitur (São Francisco de Sales). Desde 1889, tem havido um declínio físico crescente do cardeal de quase noventa anos; no dia de Natal, ele celebrou sua última Santa Missa em público e em 11 de agosto de 1890 morreu em seu quarto em Edgbaston. Em seu túmulo, ele quis escrevesse: Ex umbris et imaginibus in veritatem., que quer dizer "Das sombras e imagens rumo à verdade". Foi beatificado no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI e canonizado pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019.

Fonte: causesanti.va (adaptado)

São John Henry Newman, rogai por nós!

Conduze-me, doce luz (São John Henry Newman)

Conduze-me, doce luz,
Através das trevas que me envolvem.
Conduze-me, tu, sempre mais avante !
A noite é de breu
E estou distante de casa:
Conduze-me, tu, sempre mais avante!
Vigia meus passos: não peço para ver agora
O que devemos ver lá: um passo de cada vez
É quanto basta para mim.

Não fui sempre assim
E não roguei sempre
Para que me conduzisses, tu, sempre mais avante,
Gostava antes de escolher, e ver o meu caminho;
mas agora: conduze-me, tu, sempre mais avante !
Amava os dias de glória, e a despeito dos receios, o orgulho comandava meu querer:

Oh! não penses mais nos anos decorridos.

Por muito tempo teu poder me abençoou: certamente ainda ele
Saberá me conduzir sempre mais avante
Pelo terreno inculto e pelo lamaçal,
Sobre o rochedo abrupto e a força da corrente
Até que a noite se tenha ido,
E que, pela manhã, sorriam esses rostos de anjos

Que eu tinha amado há muito tempo
E que por algum tempo havia perdido!
Conduze-me, doce luz,
Conduze-me, tu, sempre mais avante!

(São John Henry, Cardeal Newman).

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.