Nome: Beata Benigna Cardoso da Silva, Virgem e Mártir (Memória Facultativa)
Local: Ceará, Brasil
Data: 24 de Outubro † 1941

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, perto de Santana do Cariri, Brasil, o mais novo dos quatro filhos de José Cardoso da Silva e Teresa Maria da Silva. Ela foi batizada no dia 21 de outubro seguinte. Benigna não conhecia o pai, que morreu antes de ela nascer, e perdeu a mãe quando tinha apenas um ano de idade. Ela e os irmãos foram adotados pelas irmãs Rosa e Honorina Sisnando Leite, proprietária do Sotio Oitis, que também se interessou pela frequência de Benigna à escola e à igreja. A menina cresceu como uma estudante dedicada e fiel, participando da Santa Missa e das atividades da paróquia de Santana. Além disso, realizava trabalhos domésticos, auxiliando as duas idosas que a adotaram.

Aos doze anos ela foi abordada por um garoto valentão, que começou a molestá-la. Benigna, que não tinha interesse em iniciar um relacionamento tão jovem, o rejeitou. Ela procurou orientação do pároco, que a aconselhou a resistir com firmeza e lhe deu um livro ilustrado com histórias bíblicas. O jovem, porém, continuou a insistir cada vez mais intensamente, a ponto de recorrer a formas de violência.

Depois de várias tentativas frustradas, na tarde de 24 de outubro de 1941, ao saber que Benigna iria buscar água num poço, decidiu esperá-la, escondido na vegetação. Ele então a surpreendeu e tentou agarrá-la à força, mas Benigna demonstrou notável resistência. Tomado pela fúria, o jovem pegou um facão que trazia consigo e bateu nela quatro vezes: no primeiro golpe cortou três dedos da mão direita da menina, que havia feito um gesto automático de defesa; o segundo bateu-lhe na testa; o terceiro, os rins; a quarta e fatal, no pescoço, que praticamente lhe cortou a garganta. Ao perceber sua ação, o assassino fugiu.

Seu corpo foi encontrado por um de seus irmãos, que saiu à sua procura. O corpo foi sepultado na manhã do dia seguinte no cemitério público.

Poucos dias depois, o assassino foi capturado e preso. Cinquenta anos depois regressou ao local do crime, que entretanto se tornara destino de peregrinações, e manifestou o seu arrependimento.

Benigna, conhecida como Menina Benigna, foi beatificada no dia 24 de outubro de 2022 durante uma celebração realizada no município de Crato, no Cariri cearense.

Fonte: causesanti.va

Beata Benigna Cardoso da Silva, rogai por nós!

Oração à Beata Benigna Cardoso

Ó Deus Trindade,
nós Vos adoramos,
louvamos e bendizemos!

Nós Vos agradecemos pela vida
e o testemunho de Benigna,
que preferiu morrer para não cometer pecado,
oferecendo-Vos sua vida em plena adolescência,
defendendo sua pureza e sua virgindade.

Pedimos-Vos, humildemente,
se for do Vosso agrado, alcançarmos a graça de ver
essa Vossa serva beatificada
e elevada à honra dos altares.

Que os nossos adolescentes e jovens
sejam imitadores de suas heroicas virtudes,
fortes na fé e na esperança,
a exemplo de Benigna.

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja,
Rainha dos mártires e das virgens,
intercedei por nós, como nossa advogada
junto a Deus Trindade,
para que vossa filha Benigna
possa merecer o reconhecimento de santidade.

Amém!

1 Pai-Nosso…
1 Ave-Maria…
1 Glória ao Pai.

(Com aprovação Eclesiástica)

Mais santos deste dia:

Santo Antônio Maria Claret

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.