Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja, Memória
Antífona de entrada
Vernáculo:
Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos. (Cf. MR: Eclo 44, 15. 14) Sl. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. (Cf. LH: Sl 32, 1)
Coleta
Ó Deus, que vos dignastes iluminar vossa Igreja com o exemplo e a doutrina dos santos bispos Basílio e Gregório, concedei, nós vos pedimos, que aprendamos humildemente vossa verdade e a pratiquemos com fidelidade e amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — 1Jo 2, 22-28
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.
28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 97(98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. 3a)
℟. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. ℟.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. ℟.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! ℟.
℣. Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. (Hb 1, 1-2) ℟.
Evangelho — Jo 1, 19-28
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
℟. Glória a vós, Senhor.
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ — conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Mirábilis Deus in sanctis suis: Deus Israel, ipse dabit virtútem, et fortitúdinem plebi suae: benedíctus Deus, allelúia. (Ps. 67, 36)
Vernáculo:
Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém! (Cf. LH: Sl 67, 36)
Sobre as Oferendas
Senhor, nós vos pedimos, aceitai esta oblação do vosso povo e fazei frutificar para nossa eterna salvação o sacrifício que, na memória dos Santos Basílio e Gregório, oferecemos para a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
O que vos digo no escuro, dizei-o à luz do dia; o que vos é sussurrado ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados! (Cf. Bíblia CNBB: Mt 10, 27)
Depois da Comunhão
Deus todo-poderoso, a mesa celestial revigore e aumente as forças do alto em todos os que celebram a memória dos Santos Basílio e Gregório para podermos guardar íntegro o dom da fé e progredir no caminho da salvação que estes santos nos mostraram. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 02/01/2025
A devoção ao Menino Jesus
O Menino Jesus, no qual está condensado todo o mistério do Natal, é uma das provas mais radicais do amor misericordioso com que somos amados por Deus. E é Santa Teresinha, cujo nascimento recordamos hoje, quem nos ensina a amá-lo e ser-lhe devoto.
Hoje, dia em que a Igreja faz memória dos santos Padres capadócios, São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, celebramos também o nascimento de outro grande Doutor da Igreja, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.Devido ao clima de Natal em que ainda nos encontramos, vale a pena dedicar a reflexão deste dia precisamente à devoção ao Menino Jesus, por quem tanto carinho teve a santa de Lisieux.Antes de tudo, cumpre lembrar que o Senhor, uma vez ressuscitado, pode mostrar-se a nós como bem lhe aprouver, quer sob a figura de um homem adulto, quer sob a delicadeza de um Menino. Assim o vemos agir várias vezes nas Escrituras — basta recordar o episódio dos discípulos de Emaús — e com inúmeros santos na história da Igreja. Ora, a razão principal por que Jesus se apresenta como Menino é para nos inspirar ainda mais confiança no seu amor misericordioso, que não recusa a maior prova de humildade a fim de nos conquistar o coração.Ele se faz Menino, delicado e pequeno, porque quer que o amemos e nos demos conta de que o seu o maior desejo é salvar-nos e associar-nos à sua alegria no Céu. Ele se faz Menino, frágil e vulnerável, porque está disposto a sofrer conosco e por nós, a fim de nos provar o quanto nos ama.Que essas verdades, aqui apenas esboçadas, nos levem a refletir com mais profundidade ao longo do mês de janeiro, que queremos dedicar, em prova de gratidão ao amor de Cristo, à devoção à sua santíssima e inocente infância.
Deus abençoe você!
Santo do dia 02/01/2025
São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno (Memória)
Local: Cesareia Capad; Nazianzo,Turquia
Data: 02 de † c. 379 e 389
São Basílio e São Gregório são contados entre os Santos Pastores e Doutores da Igreja. Viveram no século IV no Oriente. Ambos viveram algum tempo na solidão como eremitas, donde foram eleitos bispos. Basílio tornou-se bispo de Cesareia da Capadócia e Gregório, de Constantinopla. Eram grandes amigos, eremitas, teólogos e pastores.
Além de dotado de altos conhecimentos teológicos, Basílio deu atenção aos monges, escrevendo Regras monásticas para eles e distinguiu-se pela solicitude para com os pobres. Gregório foi cognominado "o teólogo". Lutou pela ortodoxia em ambiente de várias heresias, procurando sempre a unidade da Igreja na verdadeira fé.
O que sobressai nestes dois santos são a sabedoria e o zelo apostólico. Eles viveram o ensinamento de Jesus expresso na Antífona das Vésperas: Quem viver e ensinar o Evangelho será grande no meu Reino, diz Jesus. A Oração do dia (coleta) expressa bem a mensagem destes dois santos pastores e doutores da Igreja: Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de São Basílio e São Gregório de Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida.
Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, rogai por nós!