21 Sáb
Dec
22 Dom
Dec
23 Seg
Dec
24 Ter
Dec
25 Qua
Dec
26 Qui
Dec
27 Sex
Dec
28 Sáb
Dec
29 Dom
Dec
30 Seg
Dec
31 Ter
Dec
01 Qua
Jan
02 Qui
Jan
03 Sex
Jan
04 Sáb
Jan
05 Dom
Jan
06 Seg
Jan
07 Ter
Jan
08 Qua
Jan
09 Qui
Jan
10 Sex
Jan
11 Sáb
Jan
12 Dom
Jan

Sábado da 3ª Semana do Advento

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

São Pedro Canísio, Presbítero e Doutor da Igreja

Antífona de entrada

Eis que chega o Senhor dos senhores; e ele será chamado Emanuel, Deus conosco. (Cf. Is 7, 14; 8, 10)
Meménto nostri, Dómine, in beneplácito pópuli tui: vísita nos in salutári tuo, ad vidéndum in bonitáte electórum tuórum in laetítia gentis tuae, ut laudéris cum hereditáte tua. Ps. Confitémini Dómino quóniam bonus: quóniam in saéculum misericórdia eius. (Ps. 105, 4. 5. 1)
Vernáculo:
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo! Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança. Sl. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! (Cf. LH: Sl 105, 4. 5. 1)

Coleta

Ouvi com bondade, ó Senhor, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho Unigênito em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier em sua glória. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Ct 2, 8-14


Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos


8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Ou:


Primeira Leitura — Sf 3, 14-18a


Leitura da Profecia de Sofonias


14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores 18acomo nos dias de festa”. 

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 32(33), 2-3. 11-12. 20-21 (R. 1a e 3a)


℟. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!


— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação! ℟.

— Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! ℟.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança. ℟.


https://youtu.be/gHvFdgCuUTs
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó Emanuel, sois nosso Rei e Orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus! ℟.

Evangelho — Lc 1, 39-45


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Audi, Israel: Ecce vénio, ego Dóminus, et absólvo peccáta plebis tuae.


Vernáculo:
Ouve, Israel: Eis que eu, o Senhor, venho e absolvo os pecados do teu povo. (Tradução Direta)

Sobre as Oferendas

Acolhei com bondade, Senhor misericordioso, estes dons que destes à vossa Igreja para que vos fossem oferecidos; o vosso poder os transforme em sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Feliz és tu que acreditaste, porque se cumprirá o que te foi dito da parte do Senhor. (Cf. Lc 1, 45)
Veni, Dómine, et noli tardáre: reláxa facínora plebis tuae. (Cf. Hab. 3, 3; ℣. Ps. 84, 2. 3. 4. 5. 7. 8. 10. 11. 12. 14)
Vernáculo:
Vinde, Senhor, e não tardeis: perdoai os pecados do Vosso povo. (Tradução Direta)

Depois da Comunhão

Ó Senhor, que a participação nestes divinos mistérios fortaleça sempre o vosso povo para que, dedicando-se ao vosso serviço, receba a plenitude da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 21/12/2024


A Virgem sempre responde às nossas saudações


“Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre!”

No Evangelho da última terça-feira, ouvimos o anúncio do anjo a S. Zacarias; no de ontem, assistimos à anunciação de S. Gabriel Arcanjo à Virgem SS; no de hoje, vemos esses dois mundos se cruzarem na visitação de Nossa Senhora à sua prima S. Isabel. Maria, diz-nos o evangelista, após saber da gravidez de sua parenta, saiu às pressas para as colinas da Judeia a fim de prestar-lhe todos os auxílios necessários. Apenas ouviu a saudação da Virgem, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e a criança que estava no seu ventre exultou de alegria. Até agora, com efeito, ouvimos duas saudações, ambas por boca do mesmo anjo, ambas a dois justos diante de Deus; só a saudação de Maria, contudo, pôde transmitir o primeiro milagre da graça, o primeiro fruto da redenção: a purificação de S. João Batista do pecado original ainda no ventre materno. Pois a voz da Virgem SS., diz Teofilacto, era a voz do Deus que nela se encarnara, de forma que, como adverte Orígenes, foi Cristo mesmo quem, escondido em seu seio, lhe sugeriu aquela saudação (cf. Cornélio a Lápide, Comm. in Luc., c. 1, n. 41). Hoje, Cristo fala pela boca de sua Mãe, e João o escuta pelos ouvidos da sua: reconhecendo misteriosamente a presença daquele cujos caminhos aplainaria, começa o Precursor a proclamar o nome de Jesus antes mesmo de aprender a falar. Ora, se ainda nesta vida, enquanto caminhava na fé, a Virgem SS. pôde ser nas mãos de seu Filho o veículo pelo qual foi dada a João e a Isabel a graça do Espírito Santo, qual não há de ser a eficácia de suas doces palavras ao responder, glorificada em corpo e alma no céu, às nossas tantas Ave-Marias? Se ela, fecundada pela sombra do Espírito divino, teve a delicadeza de ir às montanhas da Judeia para ajudar uma parenta necessitada e envelhecida, como duvidar de que ela, sempre tão bondosa e solícita, irá socorrer-nos em nossas necessidades? Se já aqui na terra Deus quis mostrar o papel singular que confiou à Virgem SS. na distribuição de suas graças, por que não recorremos com mais confiança àquela que é Mãe da graça, de cujas mãos recebemos a Cristo, em quem está a abundância de toda graça e o derramamento do Espírito Santo?

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Reconheçamos a visita de Deus (Sábado da 3.ª Semana do Advento)

No dia em que a Igreja, em preparação para o dia de Natal, entoa o antífona Ó Sol nascente, é proclamado o belíssimo Evangelho da Visitação de Nossa Senhora à sua prima santa Isabel. Não há melhor casamento do que entre aquele cântico e esta passagem, casamento que nos mostra que Jesus, o Sol de justiça que há de nascer para a humanidade, quis ser anunciado e apresentado aos homens pelas mãos de sua Mãe, em quem a piedade cristã sempre viu, simbolicamente, a função de estrela da manhã, a anunciar dia após dia o nascimento iminente do sol.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 21 de dezembro, e deixemos que Cristo, luz das almas, nasça em nossas vidas pelas mãos de Maria Santíssima.


https://youtu.be/hA-1aKCD1KM

Santo do dia 21/12/2024

São Pedro Canísio (Memória)
Local: Friburgo, Alemanha
Data: 21 de † 1597


Pedro Canísio (Kanijs) nasceu em Nimega, na Holanda, em 1521. Teólogo e catequista, membro da Companhia de Jesus, pertence à primeira geração dos reformadores tridentinos. Estudou direito e letras na universidade de Colônia. Tendo conhecido São Pedro Faber, um dos companheiros de Santo Inácio na fundação da Companhia de Jesus, e admirando-lhe a ciência e a santidade, pediu admissão à Ordem. Completou seus estudos de teologia em Colônia, onde foi ordenado sacerdote.

Desde cedo o padre Canísio interessou-se pela sorte da Igreja Católica na Alemanha. O cardeal de Ausburgo levou Canísio como teólogo ao Concílio de Trento e foi nesta ocasião que teve a oportunidade de se encontrar com o santo fundador dos jesuítas, Inácio de Loiola, que lhe confiou a missão de recuperar a Alemanha para a Igreja Católica, missão que ele durante 45 anos abraçou até a morte.

A obra de Pedro Canísio foi gigantesca. Pregador, escritor, organizador. Escreveu três catecismos - o grande, o médio e o pequeno -, que tiveram enorme sucesso como o mostram as mais de cinquenta edições do século XVI. Outra obra tem o nome de Controvérsias, obra histórica das origens do cristianismo destinada sobretudo à gente culta. A obra escrita por Pedro Canísio mereceu lhe o título de Doutor da Igreja, conferido pelo papa Pio XI em 1925.

Como apologista jamais foi um fanático defensor da fé. Guiou-o sempre o amor ao próximo. Talvez aí se funde o sucesso do seu trabalho na Europa Central. Como Superior provincial dos jesuítas na Alemanha, procurou Canísio assentar as bases para o eficiente trabalho da Ordem, sobretudo através da fundação e consolidação da rede de colégios e universidades jesuítas em várias cidades, como Ingolstadt, Praga, Munique, Tréveris, Mogúncia e Espira. Desempenhou também várias e delicadas missões diplomáticas em nome da Santa Sé, junto a bispos e príncipes.

Pedro Canísio foi um santo típico da Contrarreforma. Mas, como homem de Deus, deixou exemplos que sobrepairam o tempo. Foi um sacerdote de profunda espiritualidade, um homem corajoso e suave, humilde e douto, sempre pronto a todos os trabalhos e fadigas em defesa da fé professada na Cátedra de Pedro.

Faleceu a 21 de dezembro de 1597 com 76 anos de idade, em Friburgo, na Suíça, amado e venerado como santo.

O papa Leão XIII deu a São Pedro Canísio o honroso título de Segundo Apóstolo da Alemanha. O primeiro, São Bonifácio, foi sobretudo o organizador da Igreja Católica na Alemanha, o segundo se empenhou com todas as forças em torná-la novamente católica, nas partes que aderiram ao protestantismo, e conservar as zonas ainda fiéis à Igreja Católica. Em São Pedro Canísio temos o exemplo do defensor da fé católica.

Seu testemunho de vida e de testemunho cristão está expresso na Oração coleta: Ó Deus que, para a defesa da fé católica, destes ao presbítero São Pedro Canísio saber e coragem, concedei a todos os que vos procuram a graça de vos encontrar e aos que creem em vós, a perseverança na fé.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Pedro Canísio, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil