23 Ter
Dec
24 Qua
Dec
25 Qui
Dec
26 Sex
Dec
27 Sáb
Dec
28 Dom
Dec
29 Seg
Dec
30 Ter
Dec
31 Qua
Dec
01 Qui
Jan
02 Sex
Jan
03 Sáb
Jan

SS. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, Bispos e Doutores da Igreja, Memória

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos. (Cf. Eclo 44, 15. 14)
Gradual Romano:
Sapiéntiam sanctórum narrent pópuli, et laudes eórum núntiet ecclésia: nómina autem eórum vivent in saéculum saéculi. Ps. Exsultáte iusti in Dómino: rectos decet collaudátio. (Sir. 44, 15. 14; Ps. 32)

Vernáculo:
Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos. (Cf. MR: Eclo 44, 15. 14) Sl. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. (Cf. LH: Sl 32, 1)

Coleta

Ó Deus, que vos dignastes iluminar vossa Igreja com o exemplo e a doutrina dos santos bispos Basílio e Gregório, concedei, nós vos pedimos, que aprendamos humildemente vossa verdade e a pratiquemos com fidelidade e amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — 1Jo 2, 22-28


Leitura da Primeira Carta de São João


Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.

28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 97(98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. 3a)


℟. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. ℟.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. ℟.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! ℟.


https://youtu.be/DxYkEkTnEjg
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. (Hb 1, 1-2) ℟.

Evangelho — Jo 1, 19-28


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ — conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gradual Romano:
Mirábilis Deus in sanctis suis: Deus Israel, ipse dabit virtútem, et fortitúdinem plebi suae: benedíctus Deus, allelúia. (Ps. 67, 36)

Vernáculo:
Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém! (Cf. LH: Sl 67, 36)

Sobre as Oferendas

Senhor, nós vos pedimos, aceitai esta oblação do vosso povo e fazei frutificar para nossa eterna salvação o sacrifício que, na memória dos Santos Basílio e Gregório, oferecemos para a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Nós anunciamos Cristo crucificado, poder e sabedoria de Deus. (Cf. 1Cor 1, 23-24)
Gradual Romano:
Quod dico vobis in ténebris, dícite in lúmine, dicit Dóminus: et quod in aure audítis, praedicáte super tecta. (Mt. 10, 27; ℣. Ps. 125, 1. 2ab. 2cd. 3. 4. 5. 6ab. 6cd)

Vernáculo:
O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados, diz o Senhor. (Cf. MR: Mt 10, 27)

Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, a mesa celestial revigore e aumente as forças do alto em todos os que celebram a memória dos Santos Basílio e Gregório para podermos guardar íntegro o dom da fé e progredir no caminho da salvação que estes santos nos mostraram. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 02/01/2026


A verdadeira fé irá triunfar!


Assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada pessoa divina, tomada separadamente, é Deus e Senhor, assim também nos proíbe a fé católica de afirmar que são três deuses ou três senhores.

Celebramos hoje a memória de São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzo, dois santos que, juntamente com outro, São Gregório de Nisa, são chamados Padres capadócios, defensores de nossa fé em um dos períodos mais tenebrosos da história da Igreja.Vamos contar a história. Havia no início do século IV um padre chamado Ário, que começou a pregar uma coisa que parecia razoável. Ele defendia o monoteísmo, ou seja, o fato de que só existe um Deus eterno, mas acrescentava o seguinte: houve um tempo em que, na eternidade, Ele não era Pai; de repente, Deus decidiu ser Pai e gerou o Filho, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo. Esse Filho, porém, não era eterno como o Pai; era uma criatura, a primeira das criaturas, da qual veio outra criatura, o Espírito Santo. Existe um só Deus, o Pai; o resto é criatura, e a primeira criatura, ou seja, o Verbo, ou Filho, se fez homem, ao qual chamamos Jesus Cristo. Então, segundo Ário, Jesus seria um “ser divino”, mas não Deus de verdade. Isso parecia bastante lógico e começou a fazer sucesso na época.Essa heresia foi condenada em 325, no Concílio de Nicéia, no qual foi dito que Jesus é “Deus de Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”, ὁμοούσιος τῷ Πατρί [homooúsios tō Patrí].Acontece porém que, por uma virada nos eventos políticos, essa posição de defesa da fé católica tornou-se extremamente impopular. Para usar uma frase de São Jerônimo, que escreveu os acontecimentos daquele período, “o sol se pôs no mundo católico. Quando o sol nasceu no dia seguinte, surpreendeu-se ao ver o mundo ariano”. Ou seja: da noite para o dia, somente alguns poucos bispos fiéis estavam defendendo a verdadeira fé católica, entre eles Santo Atanásio.Mas Deus fez surgir providencialmente novos bispos para defender a verdadeira fé, e são esses os Padres capadócios, São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzo, que ensinaram a fé defendendo não somente a divindade de Jesus, mas também a divindade do Espírito Santo.Na época, eles foram perseguidos, e tudo parecia perdido. São Basílio Magno, o líder dos três, morreu sem ver o triunfo da fé. Se hoje nós cremos e temos a fé da Igreja Católica de dois mil anos, é porque esses homens intrépidos e valorosos, heroicos e santos, a professaram, apesar de terem o mundo inteiro contra si.Na época, pareciam ser de uma “seitazinha” de minoria, pois a esmagadora maioria dos bispos do mundo caíra em heresia, ariana ou semi-ariana. Houve uma época em que até mesmo o Papa parecia abalado em sua profissão de fé, chegando a assinar uma fórmula de um sínodo cismático. Foi Libério, o primeiro Papa a não ser canonizado.Isso mostra o tamanho da crise em que a Igreja se encontrava! No entanto, venceu a perseverança desses homens, venceu a fidelidade. Basílio não viu o triunfo da fé, mas entregou a vida para que a fé triunfasse. Ambos são exemplos luminosos para nós. Que eles nos abençoem e nos ajudem a ser fiéis à verdadeira fé da Igreja.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 02/01/2026

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno (Memória)
Local: Cesareia Capad; Nazianzo,Turquia
Data: 02 de Janeiro † c. 379 e 389


São Basílio e São Gregório são contados entre os Santos Pastores e Doutores da Igreja. Viveram no século IV no Oriente. Ambos viveram algum tempo na solidão como eremitas, donde foram eleitos bispos. Basílio tornou-se bispo de Cesareia da Capadócia e Gregório, de Constantinopla. Eram grandes amigos, eremitas, teólogos e pastores.

Além de dotado de altos conhecimentos teológicos, Basílio deu atenção aos monges, escrevendo Regras monásticas para eles e distinguiu-se pela solicitude para com os pobres. Gregório foi cognominado "o teólogo". Lutou pela ortodoxia em ambiente de várias heresias, procurando sempre a unidade da Igreja na verdadeira fé.

O que sobressai nestes dois santos são a sabedoria e o zelo apostólico. Eles viveram o ensinamento de Jesus expresso na Antífona das Vésperas: Quem viver e ensinar o Evangelho será grande no meu Reino, diz Jesus. A Oração do dia (coleta) expressa bem a mensagem destes dois santos pastores e doutores da Igreja: Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de São Basílio e São Gregório de Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil